Família presente na escola, saber adquirido
Análise sobre os reflexos das aprendizagens em referências às participações dos pais.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
INTRODUÇÃO
O presente artigo mostra como a participação dos pais na escola, influencia no aprendizado das crianças, tendo e vista que é suma importâncias que haja uma interação entre as partes, pois ambas trabalham pela mesma finalidade, o aprendizado e um bom desenvolvimento infantil.
Com ele gostaria de responder questões: Quais benefícios da participação dos pais nas escolas podem causa em relação ao aprendizado e a formação do indivíduo e como isso pode ajudar no processo pedagógico da escola? Já que é suma importância que os pais estejam envolvidos nas atividades e no plano pedagógico, onde seus filhos estar inserido.
O mesmo apresenta como objetivo geral; apontar quais os reflexos das aprendizagens em referências às participações dos pais, e com os objetivos específicos:1- discutir como os pais devem participar do processo de aprendizagem de seus filhos; 2-refletir maneiras para uma boa participação dos pais na escola;3- Comparar o aprendizado dos filhos em relação aos pais participantes e os não participantes.
Com a justificativa de que os pais e as escolas devem empenhar-se para obter um resultado satisfatório quanto a aprendizagem das crianças, sendo que escola e responsável pelo saber sistematizado, e a família deve permitir que esses saber seja adquirido através de acompanhamentos esses vão de auxiliar no dever casa, a discussões burocrática e plano pedagógico.
2. METODOLOGIA
A elaboração deste trabalho contou para sua construção o uso de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, como mostra Gil (2008).
As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceito de ideias, tendo em vista a formulação de problema mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento. Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudo de caso. (GIL,2008, p.27).
Fundamentando-se nos pensamentos do materialismo histórico dialético, a principal finalidade de mostrar a importância na interação da família no ambiente escolar.
Quando, pois, um pesquisador adota o quadro de referência do materialismo histórico, passa a enfatizar a dimensão histórica dos processos sociais. A partir da identificação do modo de produção em determinada sociedade e de sua relação com as superestruturas (politicas, jurídicas etc.) é procede a interpretação dos fenômenos observados. (GIL,2008, p.22).
Para desenvolver esse trabalho acadêmico foi utilizado como material de apoio referências busca em livros, sites, vivências e entrevistas, o que nos possibilitou um melhor entendimento sobre o assunto, confrontando opiniões e informações distintas, em busca da ampliação de nosso conhecimento.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As escolas tiveram sua linha de ensino a partir do iluminismo, o principal objetivo era universalizar o contato dos indivíduos a conhecimento, tivemos então as primeiras gerações alfabetizadas, fora da nobreza ou de famílias abastadas, iniciando o processo inevitável de democratização do conhecimento. Onde pouco ou nem um conhecimento formal havia sido dado as gerações anteriores, causando lacunas entre o conhecimento de pais e filhos.
Com o passar do tempo, as escolas evoluíram até estarem encarregadas de quase toda a formação intelectual dos alunos, sendo a principal referencia de conhecimento e desenvolvimento pedagógico.
É cada vez mais comum que a educação das crianças seja uma situação que foge ao seu controle e conhecimento, de pais ausentes, que não consegue olha-los de outra forma a não ser como um grande problema para o qual não estão aptas a encontrar uma solução.
Segundo o autor Inger Enkvist (2006) Muitas das atuais famílias demostram não ter controle quando se trata de dar educação aos seus filhos, passando assim a ter para com eles ações brutas o que por sua vez causa de imediato temor.
A junção família e a escola são de total importância no desenvolvimento da estrutura educacional, um investimento significativo para garantir maior relevância na integração do ambiente escolar.
A escola é um espaço de convivência pública. Nossas lembranças do colégio não se restringem aos conteúdos aprendidos. Aliás, é muito comum que boa parte de nossas recordações da infância tenha alguma relação com a escola. Isso porque é nela que travamos o primeiro contato com a vida em sociedade, longe da proteção da família. (ROBLE, 2012, p.11).
De acordo com Nogueira (2002) a conjunção de todos esses fatores será como guia na redefinição do lugar do filho que será por consequência uma forte ferramenta no desenvolvimento e diversificação do papel educativo da família.
segundo ROBLE, “A direção como autoridade maior da escola, tem funções fundamentais em todo o andamento da rotina escolar e, no que tange a relação da escola com a comunidade” ROBLE, 2012, p.60.
Conforme conversas com profissionais que trabalham em sala de aula, identifiquei pelas suas palavras que os alunos dos pais que participam das atividades pedagógica propostas na escola, mostram que tais apresentam uma forma segura de se expressar, são aqueles alunos que quase sempre estão envolvidos na sala de aula, fazem perguntas sugestões e comentários, com isso permitem serem notados. Esses possuem autoestima e não se deixam serem vítimas de bullying e tem autocontrole tornando-os mais tarde pessoas emancipadas.
Apresentam habilidade na pratica cognitiva, sendo que conseguem assimilar conteúdos e conceitos esses que levam ao conhecimento.
Estimula a motivação das crianças para ir à escola, com isso ela sente mais vontade de participar ativamente das atividades propostas, ganhando conhecimento intelectual, motor, físico e mental para uma boa aprendizagem. Desenvolvi a responsabilidade e as crianças conseguem desenvolver suas atividades conforme o tempo, incentivando a serem responsável pelo o que for pedido.
Para que ocorra a participação dos pais nas escolas deve-se tomar uma série de medidas entre elas: a escola deve está aberta a comunicação para os responsáveis; a escola deve promover atividades escolares onde os país estejam presentes como, fazer contações de histórias, gincanas, entre outros; realizar reuniões periódicas com a família, professores e coordenadores, nessas além de informes deve ser relatado problemas enfrentados pela família naquele momento, como por exemplo falta de motivação dos alunos para ir à escola, desobediência e problemas família.
Comparando o aprendizado dos filhos em relação aos pais participantes e os não participantes e notável que os filhos dos pais que participam mostram mais habilidade no que diz respeito a ler, escrever, fazer operações matemáticas, interpretar textos, argumentar e relacionar conteúdo com seu cotidiano.
4.REFERÊNCIAS
INGER Envist. Repensar a educação. 1.ed. São Paulo SP, Bunker Editorial ,2006.
NOGUEIRA, Raimundo Augusto. Mudanças na sociedade contemporânea. In: Mundo Jovem. São Paulo. Fev. 2002.
ROBLE, Odilon. Escola e sociedade. 1.ed., rev. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Natureza da ciência social.6.ed. São Paulo, Editora Altas S.A,2008
Acadêmica: Verônica de Sousa Julião
Professor: Israel torres Rodrigues de oliveira
Publicado por: Verônica de Sousa juliao
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