Topo
pesquisar

Estágio a visão sobre o Professor além de uma profissão!

Educação

A vida é cheia de obstáculos, desafios, superações e para vencer-lás é necessário que você tenha o controle sobre a vida.

A vida é cheia de obstáculos, desafios, superações e para vencer-lás é necessário que você tenha o controle sobre a vida. Temos que ter vontade, buscar o autoconhecimento e superar nossas limitações, determinar metas que nos fortaleçam como pessoas e profissionais não importam o que aconteça, quais e inúmeras forem as barreiras, manter o foco, encontrar o equilíbrio entre o que te faz feliz e o que te traz motivação para continuar a vencer é sempre a melhor alternativa.

Ao entrar em uma sala de aula como observador para analisar, sentir de verdade o que é ser professor pude perceber que não há formula ou um programa sistemático para tocar o aluno todos os dias, notei que enfrentamos um grande desafio, porque não é tão simples levar conhecimentos para a sala de aula, temos que nos dar com as mais diversas personalidades, que possuem características diferentes, fora que os únicos matérias disponíveis ao professor é um lápis, um quadro e um salário mal pago.

Então a partir desse último ponto passei a pensar porque ser professor, bom eu pude ter um pouco do gostinho de poder trocar conhecimentos, experiências, ensinar, aprender, é inexplicável o sentimento de poder entrar em uma sala de aula e ser um ponto de referência, muitos principalmente no ambiente em que estou estagiando no EJA pararam de estudar ou não tiveram a oportunidade de seguir regularmente os seus estudos e no entanto quando estamos todos juntos não importa quem somos ou de onde viemos as únicas diferenças são as experiências vividas fora da sala no meio em que vivem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando isso acontece estamos adquirindo conhecimento através da vivência, da troca, tendo assim uma conquista mútua, todos os dias temos novas metas, lidamos a todo o momento com sonhos, e não podemos deixar que os alunos estejam motivados apenas na escola, o conhecimento não são apenas números e letras são meios de ir a busca a todo o momento de uma vida melhor.

Por isso a importância do planejamento, da análise, tem que mexer com autoestima da sala, principalmente nós da área da Matemática temos que quebrar esse preconceito, é difícil, mas é necessário estar sempre motivado, pois  a mesma é a chave da vitória, levar acima de tudo DEUS no coração, porque podemos até cair, chorar, desabar, mas como professores nós até admitimos o erro, mas sempre estamos em busca do controle, das soluções, aprendemos a todo momento com o mesmo.

“Ser PROFESSOR não é apenas passar o conhecimento é fazer de crianças jovens responsáveis, de jovens, adultos com capacidade cognitiva e de autoestima praticamente inabalável”


Publicado por: Thomás de Araújo Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola