Topo
pesquisar

Estabelecer Regras

Educação

Clique aqui e entenda o porquê de estabelecer certas regras.

Para se viver em sociedade é necessário estabelecer regras. No decorrer do dia-a-dia, é impossível que a criança tenha liberdade limitada, obedecer a regras, tanto em casa, quanto na escola. Permissão ilimitada ou exagerada são práticas nocivas  do ponto de vista educacional. É fundamental importância que a criança saiba o que e o que não pode ser feito.

Para estabelecer limites, os pais e os educadores deve se valer das regras os acordos estabelecidos para o benefícios de todos. Essas atitudes contribuem para  organização do ambiente em que se vive, promover a justiça, estimular responsabilidades nas atitudes e nas relações mantidas na escola.

Os pais como modelos principais que são devem ser os transmissores de princípios e regras para os filhos, que não vivem isolados, mas em coletividade. As crianças precisam de regras de seus educadores, a fim de saber qual o seu papel nas convivências em família, na escola na sociedade. Do contrário, não vão conseguir se desenvolver para se situar e bem se ajustar no mundo. E muito importante que possam interpretar positivamente esses limites.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses acordos não devem ser rígidos estáticos, ou  pré –estabelecidos, nem privilegiar uns em prejuízo outro ir. Diante desse quadro a saída é pela perspectiva da formação moral, estabelecer limites aos exercícios da liberdade oferecendo aos alunos a proposta central é de contribuir para uma convivência democrática.


Publicado por: Geni Serrano

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola