Engrandecendo sua história
Trabalhando a história de crianças com dificuldades de relacionamentos.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Este o projeto que implantei na quinta série, com 28 alunos não repetentes.
Observei que havia alunos com problemas familiares acentuados, outros mais triviais.
Essas dificuldades de aceitação geravam indisciplina; decidi investir no emocional tendo como recurso o texto escrito, onde a expressão seria manifestada através dos significados das palavras.
Inicialmente comecei a falar sobre minha História de vida.... aos poucos foram introduzindo fatos de suas vivências. Ficavam admirados quando relatava dificuldades, dúvidas, incertezas no decorrer de minha vida. Assim, fui criando confiança, e nosso relacionamento ficou saudável e linear.
Os alunos foram contando suas histórias de vida, trocaram experiências,observaram dados semelhantes e conseguiram registrar alguns momentos ou com desenhos ou com relatórios escritos.
Muitos solicitaram que fossem apresentados aos colegas para que comparassem com seus textos.
Houve muitas sugestões, críticas e “conselhos”.
Solicitei que reformulassem os textos, porém teriam que inverter o conteúdo: teriam que modificar onde houvesse situações desconfortáveis, incômodas. Teriam que escrever os antônimos dos significados, desenhá-los e sugerir outras alternativas para que as situações fossem transformadas.
Com dificuldade, discussão, rejeição, eles tentaram atender o pedido. Foi uma atividade difícil, pois mexeu com o emocional e o psicológico.
Após três aulas, conseguiram reverter as histórias. Com leituras, correção ortográfica, consultas ao dicionário os textos puderam ser reescritos e coletados para formar a primeira coletânea de contos da Escola.
Publicado por: Eloisa Menezes Pereira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.