Topo
pesquisar

Engrandecendo sua história

Educação

Trabalhando a história de crianças com dificuldades de relacionamentos.

Este o projeto que implantei na quinta série, com 28 alunos não repetentes.

Observei que havia alunos com problemas familiares acentuados, outros mais triviais.

Essas dificuldades de aceitação geravam indisciplina; decidi investir no emocional tendo como recurso o texto escrito, onde a expressão seria manifestada através dos significados das palavras.

Inicialmente comecei a falar sobre minha História de vida.... aos poucos foram introduzindo fatos de suas vivências. Ficavam admirados quando relatava dificuldades, dúvidas, incertezas no decorrer de minha vida. Assim, fui criando confiança, e nosso relacionamento ficou saudável e linear.

Os alunos foram contando suas histórias de vida, trocaram experiências,observaram dados semelhantes e conseguiram registrar alguns momentos ou com desenhos ou com relatórios escritos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitos solicitaram que fossem apresentados aos colegas para que comparassem com seus textos.

Houve muitas sugestões, críticas e “conselhos”.

Solicitei que reformulassem os textos, porém teriam que inverter o conteúdo: teriam que modificar onde houvesse situações desconfortáveis, incômodas. Teriam que escrever os antônimos dos significados, desenhá-los e sugerir outras alternativas para que as situações fossem transformadas.

Com dificuldade, discussão, rejeição, eles tentaram atender o pedido. Foi uma atividade difícil, pois mexeu com o emocional e o psicológico.

Após três aulas, conseguiram reverter as histórias. Com leituras, correção ortográfica, consultas ao dicionário os textos puderam ser reescritos e coletados para formar a primeira coletânea de contos da Escola.


Publicado por: Eloisa Menezes Pereira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola