Topo
pesquisar

Enfermagem e Meio Ambiente

Educação

Enfermagem e Meio Ambiente, relação entre uma profissão da saúde e outra relacionada à biologia geral, alunos e enfermagem e o meio ambiente, condições ambientais.

ENFERMAGEM E O MEIO AMBIENTE

Quando criada a disciplina para a formação de um grupo de enfermeiros, o que primeiro se questionava era a relação que poderia desenvolver entre uma profissão da saúde e outra relacionada à biologia geral. Ora, o cuidar é uma ação intrínseca a essa referida profissão da saúde, e o que não é diferente para aquela onde o cuidar é transportado para as condições ambientais.

Aos alunos é apresentado um conteúdo reforçado em conseqüências das ações antrópicas como questões sobre urbanização, agricultura, indústria, mineração entre outras. A princípio percebe-se que o aluno deste curso apresenta resistência em aceitar esta disciplina na grade curricular, mas basta lhe poucas horas/aula para que o envolvimento a cerca destes assuntos cresça.

Pode se notar também a crescente indignação por atitudes de produção de bens que ocasiona a poluição e o desarranjo ambiental. È percebido durante as discussões que a grande maioria destes alunos não tiveram a oportunidade da informação, sensibilização e da conscientização desta grande problemática.

É inadmissível que toda uma população se deixe corromper por apelos consumistas de uma mídia sem ao menos entender quem seriam os agentes e os objetos desta cega destruição. Ao buscar alternativas de um modismo flutuante, o agente se vê em um labirinto inesgotável, onde o comprar passa a ser o verbo predominante, e pensar por que comprar cai em uma esfera do esquecimento. Com tudo isso são os objetos ambientais que embora classificados até como seres vivos são os alterados, inutilizados ou destruídos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Difícil perceber que o mesmo agente causador de tanto infortúnio ora pode ser o objeto ambiental que sofrerá todas as conseqüências de ações impensadas. Assim, ao longo de todo um semestre, falas, textos, filmes e produções científicas são selecionados e apresentados ao grupo. Relatos e atitudes demonstram a internalização do conteúdo, embora o ápice deste momento ensino-aprendizagem está visivelmente estampado na vontade de se fazer multiplicador de todo seus conhecimentos.

Ao que pareceu desafiador nos primeiros instantes desta proposta de envolver os alunos da Enfermagem no cuidar de todo o meio ambiente, apenas dois anos desta experiência, rendo-me a admiração destes pequenos e valentes ambientalistas.

Sandra Oliveira Santos.
Professora de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Curso de Enfermagem
FAGO – Faculdades de Goiás


Publicado por: Sandra Oliveira Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola