Topo
pesquisar

Enad, um exemplo de dinamismo e tecnologia em ensino a distância

Educação

Ensino telepresencial, ENAD Plataforma Educacional®, educação acessível, sistema LINK-PAD de interação e coleta de dados, Fundação Fox, Canal Educar.
Especializada no ensino telepresencial, a ENAD vem conseguindo cumprir a missão de tornar a educação acessível em todo Brasil.
 
 
Da parceria entre a empresa de sistemas eletrônicos Elsys  e um dos gestores do Grupo Educacional Energia, nasceu a ENAD Plataforma Educacional®. Especializada no ensino à distância telepresencial a empresa tem conseguido cumprir a missão de tornar a educação acessível em todo país através de uma tecnologia de ponta. Trata-se da transmissão via satélite com cobertura na América do Sul, Norte, África e Europa que amplia a possibilidade do ensino de qualidade sem a necessidade do aluno sair de sua cidade.
 
O Telespectador que antes era apenas ouvinte passa a ter participação na aprendizagem. Utilizando o sistema LINK-PAD de interação e coleta de dados, o aluno assiste às aulas interagindo em tempo real com o professor, fazendo perguntas e opinando por meio de um receptor de rádio freqüência, tudo com qualidade de TV digital. O participante se torna muito mais dedicado e se envolve nas aulas, como em um curso presencial. A ferramenta LINK-PAD pode ser usada também para provas e avaliações, pois possui memória para 99 questões e com a facilidade de correção automática, os resultados são apresentados instantaneamente.
 
A ENAD auxilia também empresas com interesse em socioeducação a montar sua TV Corporativa ou Educativa, oferecendo transmissão ao vivo pela Internet para seis mil usuários simultaneamente, e com controle de acessos e picos de audiência. Através dessa Plataforma Educacional, a Fundação Fox desenvolve um projeto de alcance social com o Canal Educar levando ensino de qualidade e conteúdo de excelência à população.
 
Para oferecer toda essa comodidade para a empresa que desenvolve esses projetos, a Enad disponibiliza o serviço de webcasting que permite a transmissão de imagens e sons via Internet de forma sincronizada com materiais de apoio. O sistema possibilita um grande número de acessos em torno do mesmo assunto, com eficácia e custo acessível.
 
Tecnologia
 
Com um estúdio, localizado em Alphaville, possui os mais modernos equipamentos para produção, edição e finalização de vídeos ao vivo. Entre outras tecnologias, a empresa disponibiliza o  Kromakey, uma ferramenta que permite inserir o professor em qualquer cenário virtual, através de softwares de cenografia digital 3D.  Há também a lousa digital  que  permite a interação do professor com o conteúdo, deixando a aula dinâmica, com imagens, filmes, slides, textos e etc. Todos esses recursos podem ser aplicados em transmissão ao vivo.
 
Para toda essa tecnologia, a Enad utiliza equipamentos de ponta com transmissão digital em banda KU, através de uma estação equipada com instrumentos de última geração, garantindo o mais alto nível de confiabilidade, dispondo de aparelhagem reserva em todo o sistema com chaveamento automático para suprir eventual falha.
 
Para garantir o bom funcionamento em casos de mau tempo, a empresa utiliza equipamentos de controle de potência de transmissão, além de contar com todos os sistemas de proteção para manter o nível esperado de operacionalidade.
 
O uso da plataforma de sistema de codificação Irdeto, garante total segurança de transmissão de conteúdos, possibilitando o gerenciamento de acesso e distribuição de canais.
 
Projetos
 
Entre os projetos desenvolvidos atualmente destacam-se cinco. Entre eles a Editora Moderna que em parceria com o UNOSat, oferece cursos pré-vestibulares em Sergipe e por transmissão via satélite consegue atingir várias localidades do Estado. O curso tornou-se referência pelo bom índice de aprovação dos alunos nas universidades. Outro exemplo de sucesso é o projeto Via Saraiva, criado há quase dois anos, auxiliando recém formados com a Jornada Jurídica Saraiva a obter um bom desempenho no exame da OAB.
 
A tecnologia da Enad, esta sendo utilizada também para o aperfeiçoamento de profissionais de todo país. A TV Anfarmag, canal de educação farmacêutica, apresenta orientações técnicas e gerenciais para um público de 15 mil profissionais em 5 mil farmácias em todo o país. “Por meio deste projeto estamos resolvendo a demanda por conhecimento que tem consumido horas de deslocamento para milhares de profissionais do setor, todos os fins de semana. Propiciamos um conteúdo homogêneo sobre as interpretações técnicas e acima de tudo trazemos para a Anfarmag milhares de outros profissionais que necessitam de atualização e que, pelas barreiras da distância, têm-se mantido afastado”, diz Dr. Hugo Guedes de Souza, presidente da Anfarmag.
O Canal Educar, uma iniciativa da Fundação Fox, por meio da Enad conseguiu realizar o projeto de espalhar o ensino de qualidade a baixo custo por todo Brasil, com pontos de recepção em igrejas facilitando o acesso do aluno. Outro projeto interessante começou em Curitiba com o Curso Aprovação , que iniciou com sistemas de franquias e aulas transmitidas pela internet. Em pouco tempo, o grupo sentiu a necessidade de qualidade de transmissão, o que fez com que o curso torna-se parceiro de uma transmissão via satélite como a Enad. O Curso Aprovação mudou o cenário de concurso público no Brasil. Em cidades mais distantes como Belém, no Pará, o Aprovação já conta com mais de 150 alunos. “Daqui há algum tempo teremos alunos em Roraima e em cidades brasileiras onde não era conhecida a preparação para concurso público. Se um carioca ou paulista pode virar auditor fiscal, juiz, promotor ou procurador, porque alguém no Maranhão, Piauí ou Amapá também não pode?”, diz o coordenador Carlos André
É dessa forma, espalhando a educação por todo país, com Abrangência, Acessibilidade, Alta Qualidade, Interatividade e Eficiência que a Enad vem conseguindo cumprir sua missão atravessando fronteiras e ultrapassando barreiras no campo da educação.

Publicado por: sabrina mestieri

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola