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Elaboração e publicação de um artigo científico

Análise de como elaborar e publicar um artigo científico.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

1 - Elaborando um artigo científico

1) Conheça as diferenças entre os estilos

São 3 estilos: informal, jornalístico e acadêmico. Para isso, você precisa ler textos em que esses estilos apareçam.

Mas, para resumir, a escrita acadêmica é impessoal, a jornalística pretende chamar a atenção do leitor, e a informal usa linguagem coloquial (gírias, abreviações etc.).

2) Elimine palavras em excesso e torne a escrita mais objetiva

Como fazer isso? Coloque em prática o conceito de nominalização.

Nominalizar é transformar um verbo em um nome para remeter a algo já dito anteriormente.

3) Aprenda a diferença entre voz passiva e voz ativa

A definição mais simples de voz passiva é: tornar o sujeito de uma sentença o objeto de uma ação.

A voz ativa, por outro lado, tem um sujeito que pratica a ação sobre o objeto.

Diferença entre a voz ativa e a voz passiva

A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo.

Frase na voz ativa:

O menino comeu o iogurte.

Frase na voz passiva:

O iogurte foi comido pelo menino.

A frase na voz passiva resulta da transformação da frase na voz ativa.

O menino (sujeito) comeu (voz ativa) o iogurte (objeto direto).

O iogurte (sujeito) foi comido (voz passiva) pelo menino (agente da passiva).

Conversão da voz ativa na voz passiva

Voz ativa: A diretora marcou uma reunião.

Na passagem da voz ativa para a voz passiva analítica:

O sujeito passa a ser o agente da passiva. O objeto direto passa a ser o sujeito da passiva. O verbo transitivo passa a ser uma locução verbal formada por um verbo auxiliar e o particípio de um verbo principal.

4) Leia artigos acadêmicos sobre o assunto que você vai escrever

Ler diferentes artigos da sua área de atuação vão lhe atualizar quanto às novidades acadêmicas, além de ser uma ótima forma de obter referências bibliográficas ou fontes de pesquisas.

Ao escrever um artigo preste atenção quanto ao uso da voz passiva. Esse tipo de escrita deve ser feito com equilíbrio, pois não é predominante no gênero acadêmico.

5) Consulte as normas técnicas da ABNT

As normas da ABNT são importantíssimas na hora de formatar seu artigo de forma adequada.

Alguns professores dão tanta importância a isso quanto dão ao texto em si. Se você pretende publicar o texto em alguma revista especializada, lembre-se de consultar a folha de estilos da mesma.

6) Preste atenção nas citações, notas de rodapé e referências bibliográficas

Plágio é a pior coisa que pode acontecer em relação a um texto desse tipo.

Não pense que citar alguém vai desmerecer seu texto, pelo contrário, citações servem para dar mais força aos seus argumentos.

7) Elimine o máximo de erros de gramática

Para isso você deve ler e reler o quanto for necessário. Erros de ortografia são inaceitáveis em artigos científicos. Lembre-se, também, de ter cuidado com a pontuação!

2 - Os tipos de artigos científicos

Os tipos mais comuns de artigos científicos são:

1. Revisão bibliográfica

 2. Estudo de caso

 3. Revisão bibliométrica

 4. Pesquisa ação 

5. Survey

revisão bibliográfica - Um dos tipos de artigo bastante comuns. Ele é muito procurado por pessoas que precisam compreender um determinado problema ou pesquisar sobre algum tema. Por apresentar uma visão crítica de diversos autores, ele pode ser útil para organizar uma revisão da literatura, selecionar fontes ou até mesmo rever sua opinião sobre um autor. 

O artigo de revisão bibliográfica deve ter a seguinte estrutura: resumo, palavras-chaves e introdução. Logo depois você encontrará mini capítulos ou tópicos. Esses tópicos irão discorrer sobre o assunto dentro da literatura. Para terminar você terá a conclusão e as referências bibliográficas. Essa é a estrutura mais comum para esse tipo de artigo. 

estudo de caso - Um tipo de pesquisa que resulta em um artigo bem diferente da revisão bibliográfica. Os objetivos da pesquisa são outros: procura-se analisar um problema específico, geralmente para atender uma demanda social. Ele Investiga um fenômeno contemporâneo partindo do seu contexto real, utilizando de múltiplas fontes de evidências.

Será estudado um caso e, em função disso, as suas leituras, suas considerações, sua busca teórica, tudo, vai ser baseado na procura por respostas para aquele caso em particular. Por isso, ao invés de desenvolver apenas a simples revisão de literatura, você precisará demostrar ocaso. Nesse tipo de artigo tem de se tratar muito bem do caso, defini-lo, descrevê-lo. Será preciso justificar a escolha, explicar de onde surgiu a ideia de analisar tal problema, qual a importância social dessa análise, que contribuição trará para a sociedade. 

revisão bibliométrica -  Atualmente, é uma metodologia muito utilizada. Por quê? Você pode fazer um artigo científico no qual demostre o que está acontecendo em uma determinada área, destacando tudo a partir de dados muito específicos. A dinâmica da bibliometria propõe um estudo quantitativo e socialmente aplicado sobre o registro do conhecimento humano. 

Ao investigar fontes científicas de forma quantitativa, pesquisadores desejam saber primariamente como se dá a produção, publicação, consulta e replicação da informação em suas áreas de atuação científica. Além de analisar o "quanto" se produz, os estudos bibliométricos podem ser utilizados para investigar "o que" se produz, ou seja, agem como bússolas temáticas para os pesquisadores. Essas apontam, por exemplo, a coerência entre propostas previamente estabelecidas e suas efetivas ações para a produção científica. A revisão bibliométrica será sempre uma possibilidade de pesquisa adequada para fazer o recorte do objeto de estudo do ponto de vista da produção científica cronológica e espacial.

A pesquisa ação -  Ainda é discutida em muitas academias, ainda há uma resistência em se aceitar este tipo de pesquisa. Por muito tempo se defendeu uma perspectiva para análise de um determinado caso, na qual o pesquisador deveria trabalhar com um olhar neutro, sem haver nenhum tipo de envolvimento com o caso pesquisado. Essa ainda é a perspectiva do estudo de caso, o que causa uma determinada rejeição a ideia de se realizar uma pesquisa ação. 

A organização da estrutura de seu artigo também será totalmente diferente de acordo com os objetivos específicos da pesquisa ação. Você precisará deixar clara a sua escolha, o problema a ser estudado e como será feita a ação em si. Em seu artigo será preciso demostrar como você fez todo o processo, como você aplicou e quais foram os resultados. A literatura, nesse tipo de trabalho, servirá de suporte para a aplicação em si.

pesquisa survey -  Uma investigação quantitativa, que possui objetivos bastante específicos. Ela pode ser definida como uma maneira de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de diferentes grupos em um recorte de tempo.

O artigo científico para a divulgação da pesquisa survey é bem diferente dos artigos que trabalham com teoria e revisão bibliográfica. A base da survey estará na resposta para essas questões, ela implica a coleta de dados precisos, em um número de unidades e geralmente em uma única conjuntura de tempo. Para a survey a organização da pesquisa se faz com uma visão para coletar sistematicamente um conjunto de dados quantificáveis no que diz respeito a um número de variáveis que são então examinadas para discernir padrões de associação.

3 - Estrutura de um artigo científico

Antes de escrever seu artigo científico escolha um periódico

Você elaborou um projeto de pesquisa de um tema, realizou a pesquisa e acredita ter encontrado uma solução adequada. Chegou o momento de divulgar para a comunidade acadêmica para ser discutida e avaliada por outros cientistas através da publicação em periódicos.

E você já escolheu em qual revista irá publicar seu artigo científico? Antes de iniciar a elaboração e redação do seu artigo é recomendado que escolha uma revista científica adequada. Isso irá te poupar muito tempo em adequações às normas e ao estilo da revista, pois o artigo já será escrito, desde o início, de acordo com estes critérios.

Faça um levantamento das revistas que são referência na sua área e quais publicam artigos com o mesmo enfoque da sua pesquisa. Leia alguns artigos relacionados ao seu tema, leia também a página "instruções aos autores ", verifique as regras editoriais e os critérios de avaliação dos artigos.

Pesquise o Fator de Impacto do periódico e a sua Classificação

O Fator de Impacto pode ser consultado no (com o acesso via proxy ao Portal de Periódicos da Capes ou de um computador de uma instituição conveniada, clique em "establish a new session"). A classificação da revista por ser consultada no da Capes.

Como fazer um artigo científico passo a passo

Após escolher o periódico para publicar seu artigo científico é o momento de planejar seu conteúdo.

Para ser aceito em periódicos ou eventos, o seu artigo científico precisa estar adequado às normas da ABNT.

A melhor dica é escrever o texto já dentro da ABNT desde o início. Esse cuidado irá te poupar tempo e evitar estresse desnecessário com muitos detalhes acumulados e referências para formatar no final.

Pesquise e leia a que fala especificamente sobre Artigos Científicos.

Agora é hora de escrever! Confira a estrutura típica de um artigo e dicas para elaborar cada um dos tópicos:

O artigo científico possui a seguinte estrutura:

1. Título

2. Autor (es)

3. Epígrafe (facultativa)

4. Resumo e Abstract

5. Palavras-chave

6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão)

7. Referências.

Passo 1 Título

Faça um título que transmita o tema principal do artigo, procure escrever um título curto e que desperte o interesse dos leitores.

Passo 2 Autor (es)

O autor do artigo deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética.

Passo 3 Epígrafe

É um tópico normalmente facultativo, que expressa um pensamento referente ao conteúdo principal do artigo científico.

Passo 4 Resumo e Abstract

Como o nome sugere é uma síntese com uma quantidade pré-determinada de palavras (verifique a regra editorial do periódico que pretende publicar). O resumo deve conter o objetivo do artigo, a metodologia adotada no projeto para solucionar o problema e os resultados obtidos com a pesquisa.

Passo 5 Palavras-chave

São palavras características do tema que servem para indexar o artigo, até 6 palavras.

Passo 6 Conteúdo (Introdução, desenvolvimento e conclusão)

Esse passo é onde você irá dedicar maior tempo e atenção. Veja as dicas de cada etapa para elaborar um conteúdo relevante:

Introdução do artigo

Escreva alguns parágrafos que além de contextualizar o leitor com o tema seja atrativo, que seja um convite para que o leitor continue a leitura até o final do artigo. O texto de introdução precisa responder "o quê", "para que" e o "como" da sua pesquisa cientifica, ou seja, expõe a problema de estudo (o quê), os objetivos (para que) e a metodologia utilizada no estudo (como).

Desenvolvimento do artigo

Nesta etapa deve-se fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, relacionando cada uma com a dúvida investigada.

Se for uma Revisão de Literatura, o objetivo é de desenvolver a respeito das contribuições teóricas a respeito do assunto abordado.

Quando o artigo inclui a pesquisa descritiva apresentam-se os resultados desenvolvidos na coleta dos dados através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas.

Para não perder a sequência lógica entre os assuntos de um tópico e sub tópico do artigo, faça um roteiro e rascunho, listando as informações e a ordem em que elas aparecerão no texto.

Insira no tópico de desenvolvimento apenas os resultados que contribuíram de fato para suas conclusões. Na apresentação dos resultados utilize gráficos, figuras que facilitam a observação dos efeitos e causas, e tabelas para dados numéricos.

Lembre-se de adequar figuras ao que o periódico pede (dimensões, resolução, tipo de arquivo). Softwares gratuitos como o e o podem ajudar muito!

Alguns professores recomendam fazer um sub tópico para Discussão dos resultados evitando repetições desnecessárias. Ao elaborar a Discussão enfatize os resultados mais importantes e compare os resultados obtidos na sua pesquisa com os resultados obtidos por outros pesquisadores por exemplo.

Conclusão do artigo

Neste tópico são relacionadas às ideias desenvolvidas num texto que resume os principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa.

A conclusão é um fechamento do trabalho estudado que responde às hipóteses enunciadas e aos objetivos da pesquisa que foram apresentados no tópico de Introdução.

Passo 7 Referências

Trata-se de uma listagem dos livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e citados ao longo do artigo.

Cuidados e dicas extras para você fazer um artigo científico Linguagem do artigo

Para que seu artigo seja relevante exige-se que tenha linguagem correta e precisa, coerência na argumentação, clareza na exposição das ideias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas.

Use termos técnicos na medida certa, sem exageros, assim você amplia o alcance para um público maior.

Observe se não há contradições e confusões no desenvolvimento das ideias da pesquisa. A Introdução, Desenvolvimento e Conclusão devem estar alinhados e relacionados entre si, apresentados de forma lógica.

Revisão

Após redigir todo o artigo, deixe o texto "descansar" por alguns dias. Assim você se desconecta e se prepara para enxergar pontos que passaram despercebidos por estar acostumado com o texto.

Leia o artigo inteiro primeiro e obtenha uma visão do trabalho como um todo, verifique se o texto mantém uma unidade e coerência entre Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Verifique se há ideias repetidas ou pontas soltas no texto, verifique a adequação da linguagem e a gramática.

Releia. Releia. E, releia. Não economize na etapa de revisão. Uma dica bacana é pedir para um colega de sua área ler o artigo. Vale até contratar um profissional especializado para revisar e corrigir erros gramaticais, ortográficos e de linguagem, além de revisar a formatação e verificar se estão de acordo com as normas da ABNT.

Acompanhe a repercussão do seu artigo científico

Após publicar sua pesquisa acompanhe a repercussão do seu trabalho no mundo científico. Obtenha feedback do seu trabalho através dos comentários (críticas e elogios) e aprenda com eles. Pesquise quem está citando o seu artigo e quais as contribuições da pesquisa para o mundo acadêmico.

Além de contribuir para divulgação científica, escrever um artigo técnico traz uma ótima experiência profissional que enriquece o seu currículo acadêmico e profissional. É uma boa oportunidade para ganhar reconhecimento dentro da comunidade científica; alcançar melhor colocação no mercado de trabalho; divulgar o nome da sua instituição de ensino.

4 - Modelos de artigos científicos

Modelo 1

TÍTULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA, SEM NEGRITO,

SEM ITÁLICO, APENAS CENTRALIZADO.

SOBRENOME, Primeiro nome e outros

______________________________

MATTOS, André Henrique Pavan de

MIGUEL, Giancarlos Francisco

RESUMO

Texto curto, com espaço entrelinhas simples, todo justificado, sem negrito, sem itálico, escrito com a ideia principal do artigo como um todo.

PALAVRAS-CHAVE: três ou quatro palavras

INTRODUÇÃO

Faz a apresentação do trabalho, explica um pouco como surgiu a ideia etc. Daqui para frente, sempre com espaço entrelinhas 1,5, mas com a mesma letra 12 do restante. Sempre justificado. Lembrar de fazer a revisão do texto! Acentos, vírgulas, pontos etc.

DESENVOLVIMENTO:

1. Pode ter subtítulos assim ou não, ser um texto único:

Em Bombinhas nonononon ononononononononononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon onononononononono nonononon nononon nonononon onononononononon onononononon ononononono nononononononon nononononononon ononononononon nonononon nononon.

Para Ciavatta (2005, p.85),

"citações sem letra menor, ainda letra 12 como o resto, sem negrito, sem itálico, apenas com o espaço maior do lado esquerdo. nonononon ononononononononononono onononononon ononononono nononononononon nonononononono Veja outro exemplo abaixo".

Hentz (2007, p. 67) aponta ainda nonononon onononon nononononono onononononon ononononono nonononon:

"Primeiro aspecto: nonononon ononononononononononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon nonononon ononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon nononononononono ononononononononononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon

Segundo aspecto: nonononon onnonononononononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon nonononon ononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon nononononononono ononononononononononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon".

Estes aspectos nonononon ononononononononononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon nonononon ononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon nononononononono ononononononononononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Constatou-se ao final do trabalho que nonononon ononononononononononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon nonononon ononono onononononon ononononono nononononononon nononononononon nononononononono.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Exemplo de citação de livro

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Pulo: Cortez, 2005.

Exemplo de citação de artigo científico

PEREIRA, Ana Dilma de Almeida. A intervenção didática em uma abordagem Interacional de ensino-aprendizagem da língua Materna: os percursos de uma pesquisa. Revista Letra Magna, Revista Eletrônica de Publicação Científica em Língua Portuguesa, Ano 03, n.05, 2º Semestre de 2006.

Exemplo de citação de publicação (revista)

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.

Modelo 2

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Nome(s) do(s) autor(es)

E-mail(s)

Disciplina Professor(a)

Resumo

Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos artigos submetidos às Atividades Complementares dos módulos III e IV. Para este resumo não se deve ultrapassar 250 palavras sintetizando o tema em questão, objetivo do estudo, a metodologia e as considerações finais a que se chegou. Deve-se evitar frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas).

Palavras-chave: Artigo Científico. Metodologia. Normas.

Introdução

Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para o artigo, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão.

O artigo completo não deve exceder 8 (oito) páginas, podendo conter no mínimo 5 (cinco) páginas. As margens devem ter: superior 3cm, inferior 2cm, lateral esquerda 3cm, e lateral direita 2cm. O tamanho de página deve ser A4. O tipo de fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12. Título: deve estar centralizado, em negrito, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas. A Introdução inicia-se a três espaços após o Resumo.

Nomes dos autores: centralizados, com letra Times New Roman tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo, em itálico, seguido do e-mail do autor (entre parênteses). Nas linhas seguintes, deve-se repetir o mesmo procedimento para o outro autor. Portanto, pode ser de autoria de um ou de dois autores.

Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

Observe-se o cabeçalho na primeira página e a inserção da numeração a partir da segunda página, no alto à direita.

1 Formatação geral

Um artigo deve conter partes pré-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chaves), partes textuais (introdução, desenvolvimento desdobrado em subitens, e considerações finais apresentando a conclusão do estudo) e as partes pós-textuais, que neste formato restringe-se às referências bibliográficas (de obras citadas durante o texto) e à bibliografia consultada (obras lidas, mas não citadas). Na sequência este modelo apresenta cada uma dessas partes.

Na introdução, deve-se apresentar o tema do artigo e a problemática em que se insere. Também se deve apresentar como a pesquisa foi realizada para discussão do tema-problema.

No desenvolvimento e em seus subitens, discorre-se sobre a questão envolvida no tema, recorrendo às referências teóricas levantadas durante a pesquisa.

As considerações finais tratam do fechamento do tema, ainda que reconhecendo os limites do próprio artigo para apontar soluções, podendo-se pontuar a necessidade de novas investigações.

Quanto à formatação do corpo do texto: deve-se iniciar o texto imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples.

2 Formatação de tabelas e figuras

Figuras e tabelas não devem possuir títulos (cabeçalhos), mas sim legendas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre texto-objeto e entre legenda-texto. As legendas devem ser posicionadas abaixo das Figuras e Tabelas. Esses objetos, bem como suas respectivas legendas, devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, a Figura 1). Use, para isso, os estilos pré-definidos "Figura" ou "Tabela". Para as legendas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada (ou, alternativamente, o estilo "Legenda"). Legendas não levam ponto final.

Figura 1 Exemplo de figura

Fonte: ENEGEP, 2005

Nas tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte Times New Roman, tamanho 10. Os estilos utilizados no interior de Tabelas devem ser "Tabela Cabeçalho" e "Tabela Corpo", os quais podem ser editados (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme as necessidades (como, por exemplo, a fim de centralizar o conteúdo de uma coluna).

A Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. É importante lembrar que as tabelas devem estar separadas do corpo do texto por uma linha em branco (12 pontos). Para tanto, pode-se usar uma linha do estilo "Tabela Espaçamento" entre o corpo de texto anterior à tabela e a mesma, conforme exemplificado a seguir.

Item

Quantidade

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Método

34

12,3%

Questão

54

19,5%

Raciocínio

124

44,8%

Método de amostragem

33

11,9%

Força

10

3,6%

Tabela 1 Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

Fonte: Adaptado de Mays (apud GREENHALG, 1997.

3 Citações

Segundo as normas da ABNT "o recurso das citações contribui para explicitação das referências teóricas adotadas na construção do trabalho, as quais introduzem os autores com que o texto manterá seu diálogo. A chamada de autores deverá ser feita pelo sistema AUTOR-data".

Reparem que a citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no próximo parágrafo. Deve-se recorrer às Normas da ABNT para esclarecer demais detalhes sobre a apresentação e formatação.

Na verdade, citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plágio (CEZAR, 2007)

No caso de citações com mais de 4 linhas, estas devem vir destacadas do texto do artigo, com recuo de 4cm da margem esquerda, com texto justificado e em corpo menor (neste caso fonte 11).

Considerações Finais

Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, e para organização das informações que devem constar nas referências deve-se consultar o Manual de Normas da ABNT. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências. No caso de obras consultadas, porém não referenciadas deve-se indicar na Bibliografia Consultada. Seguem os exemplos logo abaixo.

Referências

IENH. Manual de normas de ABNT. Disponível em

Bibliografia Consultada

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Normas para apresentação de monografia. 3. ed. Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Biblioteca Karl A. Boedecker. São Paulo: FGV-EAESP, 2003. 95 p. (normasbib.pdf, 462kb). Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2004.

OLIVEIRA, N. M.; ESPINDOLA, C. R. Trabalhos acadêmicos: recomendações práticas. São Paulo: CEETPS, 2003.

PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia científica: abordagem teórico-prática. 10 ed. ver. atual. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Modelo 3

TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO (se houver)

Marlucy Veleda Farias*

Fernanda Rocha da Silva**

RESUMO

Elemento obrigatório. Deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados. Sequência de frases concisas, afirmativas e não a enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Deve conter entre 100 e 250 palavras. Abaixo do resumo devem constar as palavras-chave ou descritores conforme a NBR 6028. Evite o uso de símbolos e contrações que não sejam de uso corrente e de formulas, equações diagramas e etc., que não sejam absolutamente necessários.

Palavras-chaves: Artigo científico. Normalização. Pesquisa.

1 INTRODUÇÃO

Na introdução do trabalho deve constar a definição do tema em linhas gerais, a delimitação do assunto estudado, o estabelecimento dos objetivos gerais e específicos, a apresentação da justificativa para a escolha do tema, a apresentação da metodologia e a indicação da organização do trabalho, ou seja, das partes que o compõem.

O texto do trabalho deve ser digitado com espaço entre as linhas de 1,5 (um e meio). Para as citações longas, notas de rodapé, referências, legenda das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição e área de concentração), o espaço entre as linhas deve ser simples.

De acordo com ABNT artigo científico "é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento." (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003a, p. 2).

2 DESENVOLVIMENTO

Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem do tema e do método.

2.1...

2.1.1...

2.1.2...

2.1.2.1...

2.1.2.2...

2.1.2.3...

3 FORMATAÇÃO DE ILUSTRAÇÃO

Sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere (ABNT, 2011).

Figura 1 Exemplo de figura

Fonte: IBGE (2013)

4 FORMATAÇÃO DE TABELAS

De acordo com as Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1993), tabela é uma forma de apresentação de dados numéricos, que possui a seguinte estrutura:

a) Identificação da tabela;

b) Elementos da tabela.

Agora um exemplo de tabela:

Tabela 1 Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

Item

Quantidade

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Método

34

12,3%

Questão

54

19,5%

Raciocínio

124

44,8%

Método de amostragem

33

11,9%

Força

10

3,6%

Fonte: MAYS (1997, p. 26)

Para construir uma tabela consulte a norma para apresentação tabular do ).

5 INDICATIVO DE SEÇÃO

O indicativo de seção precede o título, alinhado à esquerda, dele separado por um espaço de caractere.

6 FONTE

Conforme a NBR 14724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011) deve-se usar a fonte 12 para o texto e para as referências. Para as citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas, usar tamanho menor, sugerimos tamanho 10. Neste modelo foi utilizado a fonte "Arial".

7 CONCLUSÃO

Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

ATENÇÃO USUÁRIO! Ao submeter um artigo a uma revista, deve seguir as normas editoriais da revista.

Título do artigo: subtítulo (se houver) em língua estrangeira

Abstract

Elementos obrigatório, versão do resumo na língua do texto, para o idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo)

Palavras-chave em língua estrangeira: Keywords. Palabras clave. Mots-clés.

Nota(s) explicativa(s)

A numeração das notas explicativas é feita em algarismo arábico, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página.

Exemplos:

1 Primeira nota

2 Segunda nota.

3 Terceira nota.

REFERÊNCIAS

Indicar aqui todas as referências que foram citadas ao longo do artigo. Seguir as regras para elaboração de referências descritas na seção 9 do "Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos: conforme normas da ABNT" da Unipampa.

Seguem abaixo alguns modelos mais frequentes de referências:

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.

BAILONA, Baltazar Agenor et al. Análise de tensões em tubulações industriais: para engenheiros e projetistas. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BRASIL. Decreto-lei nº 2.481, de 3 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 126, n. 190, 4 out. 1988. Seção 1, parte 1, p. 19291-19292.

CASSOL, Glória Barbosa. Assessoria no Centro de Educação da UFSM: uma atividade dispensável?. In: SILVEIRA, Ada Cristina Machado da (Org.). Práticas, identidade e memória: 30 anos de Relações Públicas na UFSM. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2003. p. 183-190.

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Modelo 4

Link: https://www.unifg.edu.br/wp-content/uploads/2022/05/Artigo-Cientifico-UAM-2.pdf

5 - Publicação de um artigo científico

Como escolher uma revista para publicar o seu artigo

Atualmente, há milhares de periódicos científicos no mundo. Diante desse vasto universo bibliográfico, como escolher a revista onde você vai publicar uma descoberta que acabou de fazer?

Hoje o sistema varia desde periódicos generalistas que publicam sobre qualquer ciência (como a Science) até os especializados em apenas uma área específica (como o Journal of Animal Ecology).

Resumindo, na prática, escolhíamos revistas em duas etapas. Primeiro, líamos muitos e muitos periódicos, já que achávamos os artigos principalmente em revistas impressas, assinadas por bibliotecas universitárias. Através dessas leituras formávamos a nossa própria opinião sobre o que e como cada revista andava publicando recentemente. segundo, conversávamos com colegas e coletar opiniões sobre o escopo e a qualidade das revistas que eles conheciam e liam, assim como sobre a quantidade de leitores de cada revista e sua amplitude geográfica de distribuição.

Com base na avaliação subjetiva desses critérios, decidíamos quais revistas tinham mais a ver com o manuscrito em questão. Dentre elas, decidíamos quais eram as melhores e em quais dessas o manuscrito teria mais chance de ser aceito. Todos aprendiam que era preciso mandar um manuscrito saído do forno para uma revista que estivesse publicando sobre o mesmo assunto na época, concordasse com a abordagem usada no trabalho (sempre houve brigas entre ) e fosse lida pelo maior número possível de pessoas.

Era um trabalho minucioso, baseado no hábito da leitura frequente e em profundidade e na experiência de orientadores e colegas mais velhos. Só que as coisas mudaram e, nas últimas décadas, entregamos a maioria das boas revistas nas mãos de grandes editoras internacionais. 

Desta forma, hoje em dia o fator de impacto se tornou o principal critério usado pela maioria dos cientistas na escolha do veículo de publicação das suas descobertas. Resumidamente, significa dizer que quanto mais citados são os artigos de uma revista, mais atraente ela se torna para os cientistas de uma determinada área. Só que o fator de impacto não é único e nem mesmo a melhor medida da qualidade de uma revista. Há diversos fatores qualitativos que devem ser levados em conta, como o histórico, o viés e a reputação da revista.

1. Quais revistas publicam artigos sobre o mesmo tema ou sobre temas correlatos do meu manuscrito?

Primeiro, preste atenção às revistas que você mesmo está citando no seu manuscrito. Sim, isso mesmo! Se, dentre o bolo de referências, você notar que uma ou duas revistas aparecem recorrentemente, considere seriamente submeter seu trabalho a uma delas. Esse é um dos melhores sinais para descobrir quais revistas têm o escopo adequado.

Depois, descubra o que as revistas da área andando publicando ultimamente. Você só vai responder essa pergunta corretamente se for um ávido consumidor de literatura científica e, além disso, tiver o costume de associar artigos a revistas. Essa segunda tarefa ocorria automaticamente no passado, mas hoje fazemos buscas bibliográficas em índices online, através das quais encontramos listas de artigos de várias fontes. Basta clicar e pegar o PDF direto. Muitos perderam o costume de saber naturalmente qual é o perfil de cada revista e os colegas mais novos nem sequer chegaram a desenvolver esse feeling.

2. Dentre as revistas que têm a ver com o meu manuscrito, de quais eu gosto mais?

Este pode parecer um critério altamente subjetivo. E de fato é mesmo! A gente não escolhe revistas apenas com base em critérios objetivos ou quantitativos. Isso é uma ilusão.

O segundo critério que nós usamos para escolher uma revista é o quanto nós gostamos dela: ou seja, o quanto os trabalhos que ela publica têm nos ajudado a descobrir as fronteiras do conhecimento no tema de interesse. Procuremos sempre publicar nas revistas que admiramos, independentemente de estarem na moda ou no topo dos rankings cienciométricos.

3. Qual é a reputação de cada revista?

Faça como antigamente. Leia muito e converse com os seus colegas. Com um pouco de experiência na área, você vai saber quais revistas são consideradas melhores ou piores pelos seus pares, com base em critérios melhores do que meramente o fator de impacto. Há revistas reconhecidas como inovadoras, outras como mornas, outras como picaretas.

4. Qual é o rigor de cada uma dessas revistas que passaram pelos três primeiros filtros?

Hoje em dia, por causa da que vivemos, as melhores revistas encontram-se completamente engarrafadas. Ou seja, elas recebem muito mais submissões do que são capazes de processar e, que dirá, publicar. Assim, os editores-chefes, editores associados e editores de recebimento tornaram-se ultra rigorosos. Na verdade, alguns tornaram-se arrogantes mesmo, pois têm o torresmo e a pinga na mão.

O fato é que muitos editores procuram pelo em ovo, no afã de rejeitarem vários artigos e, assim, fazerem a fila andar mais rápido. Antigamente, era possível argumentar com o editor, caso você não concordasse com a rejeição de um artigo, se os seus argumentos fossem convincentes, você poderia até mesmo mudar o jogo. Mas, hoje, alguns editores ficam ofendidos quando alguém questiona suas decisões.

Bom, então considere o nível de rigor de cada revista, com base na sua experiência e na dos seus colegas. Isso vai evitar que você perca tempo ou se estresse à toa. Às vezes, vale mais a pena publicar numa revista igualmente boa, mas não tão top; pense bem.

5. Quais dessas revistas são pagas e quais são 0800?

Se você for um dos sortudos que estudam ou trabalham em uma universidade pública ou grupo de pesquisa que banca as suas publicações, pule para o conselho 6. Se não for, confira o seu bolso.

Desde sempre houve revistas pagas e revistas gratuitas. Ou seja, em algumas revistas o autor sempre precisou pagar pela publicação. Podia ser tornando-se membro da sociedade científica que edita a revista ou pagando avulso por página impressa. O problema é que, hoje em dia, a maioria das revistas está nas mãos de grandes editoras internacionais, que Como se não bastasse, algumas ainda restringem o acesso aos PDFs apenas aos assinantes da revista: ou seja, cobram nas duas pontas, do autor e do leitor!

Essas editoras nem sequer pagam pelo trabalho dos revisores e editores; isso sem contar que elas também não geram o conteúdo científico dos artigos, que vem de pesquisas financiadas com verbas públicas na maioria dos casos. Por outro lado, há também revistas comerciais, mas open acess, que cobram do autor, mas não do leitor, criando um sistema mais justo. Só que algumas delas cobram caro demais.

Sendo assim, não adianta mandar o seu manuscrito para uma revista que lhe arrancará os olhos da cara, se você não tiver grana para pagar as page charges. Contudo, algumas revistas, especialmente as open access, costumam dar waivers, ou seja, descontos para pesquisadores de países subdesenvolvidos. O Brasil costuma se enquadrar nessa categoria, mesmo sendo uma das economias Top10 do mundo, porque é notório que a maioria das universidades por aqui não destina recursos para publicações. Sendo assim, arrisque pedir um waiver, pois quem não chora, não mama.

6. Depois de todas essas peneiras sucessivas, qual é o fator de impacto das revistas que sobraram?

Sim, infelizmente, concordando ou não com essa história você precisa levar essa famigerada métrica em conta hoje em dia.

Logo, se você for um aluno brasileiro de pós-graduação, deverá ter pelo menos alguns artigos Qualis B1+ (ou seja, B1, A2 ou A1) no seu currículo. Isso, se você quiser ter alguma chance de concorrer a uma bolsa de pós-doutorado ou a um emprego temporário ou permanente como professor universitário ou pesquisador.

7. Conselhos finais

Nada ajuda mais a escolher bem uma revista do que ler, ler e ler. E ouvir os conselhos dos seus pares, é claro.

Além disso, tenha um pouco mais de personalidade do que a maioria dos seus colegas e evite se basear apenas nas modinhas derivadas do culto ao fator de impacto.

Por fim, não se frustre caso o seu artigo seja , por mais que você tenha caprichado na pesquisa, na redação e na seleção da revista. Hoje, há cientistas demais para revistas top de menos. Logo, é normal ter que submeter um mesmo manuscrito a três ou mais revistas top antes de conseguir que ele seja aceito.

Ferramentas e sites para encontrar artigos científicos

Quando trata-se de encontrar algo, nada melhor do que o Google, para nossa sorte eles também fizeram uma ferramenta voltada para pesquisa e ciência, o que é um bom ponto de partida para pesquisar sobre um tema ou artigos científicos de uma determinada área.

É muito importante que você. Para uma lista mais completa de ferramentas e sites você pode conferir a lista .

Critérios de avaliação de trabalhos científicos

Os avaliadores dos eventos, revistas e periódicos seguem uma linha geral de avaliação que é importante sempre atentar na hora de realizar as revisões finais do seu artigo:

1. Relevância (enquadramento do artigo) observe se o artigo produzido se adequa a publicação ou evento. É importante uma pesquisa prévia de quais eventos e publicações, mas se adequa ao seu artigo produzido.

2. Originalidade no geral os avaliadores são pessoas experientes que já possuem um vasto conhecimento na área para detectar se um trabalho produzido é original ou possui cópias demasiadas.

3. Mérito técnico-científico atentar para a clareza da metodologia científica aplicada e os resultados obtidos que sejam relevantes para a área de pesquisa.

4. Apresentação (conteúdo com forma) atentar para as normas e modelos estabelecidos pelo evento ou publicação. Desrespeitar as regras e formatos em muitos casos pode resultar na reprovação do artigo.

5. Organização e legibilidade (readability) uma boa escrita, comunicação e utilização de boas práticas e normas da área de pesquisa é essencial para que os avaliadores possam entender de forma clara o trabalho.

6. Referências  sempre que forem utilizadas referências para comparativos e direcionamento da pesquisa é obrigatório realizar a citação e ao final organizar a lista de referências utilizadas. Além dessa linha geral cada banca poderá ter seus próprios critérios específicos de avaliação, que no geral são discriminadas na chamada para submissão. Estudar esses critérios é a melhor forma de aumentar suas chances de publicação do artigo.

6 - Onde publicar artigos científicos

Os artigos normalmente são publicados em revistas científicas classificadas por área e podem ser nacionais ou internacionais. No Brasil, as revistas são classificadas pelo , que nada mais são que procedimentos utilizados pela para avaliar a qualidade dessas publicações.

As revistas são catalogadas por Qualis (critério de avaliação do MEC/CAPES), da seguinte forma:

· A1 e A2 Excelência internacional

· B1 e B2 Excelência nacional,

· B3, B4 e B5 (relevância média)

· C baixa relevância

Você pode consultar as revistas avaliadas pelo MEC, no seguinte endereço: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/

Outro detalhe, todas as revistas listadas e avaliadas pela CAPES têm o ISSN. Não sabe o que é isso?

O ISSN Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization ISO 3297.

O ISSN é composto por oito dígitos, incluindo o dígito verificador, e é representado em dois grupos de quatro dígitos cada um, ligados por hífen, precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN.

Exemplo: ISSN 1018-4783.

Agora vamos publicar? Com o artigo feito e concluído, siga os seguintes passos:

1. primeiro consulte a revista que tem interesse em publicar

2. Selecione a área desejada. Ex: educação física

3. Clique no botão consultar.

4. Leia o resultado abaixo

5. Escolha o periódico onde submeter

6. Acesse o site do periódico

7. leia as regras de submissão

8. Submeta seu artigo

9. Aguarde o retorno

10. Leia o retorno e tome as ações procedentes

11. Caso receba um não, verifique as razões e, se for o caso, corrija o que não estiver bom

12. submeta de novo (tente outro periódico)

13. O mais importante: Não desanime.

Quando for publicar, procure selecionar periódicos que se enquadrem ao tema abordado. Assim que escolher a revista em que pretende publicar, consulte as normas de publicação, normalmente disponível no site da revista, pois cada periódico tem suas regras.

Uma opção boa para quem está começando é publicar o trabalho em congressos, simpósios, seminários e outros eventos da área, pois as regras normalmente são mais simples e as avaliações mais rápidas. Você pode encontrar esses eventos no site do e no do . Essas experiências podem ser registradas no Currículo Lattes.

7 - Revistas e portais para publicação de artigo científico jurídico

1 - Revistas Fórum (link: https://www.editoraforum.com.br/)

Dispõe de 54 (cinquenta e quatro) revistas científicas de conhecimento jurídico e ciências afins no país.

1 - Revista Fórum Administrativo (FA)

2 - Revista Fórum de Contratação e Gestão Pública (FCGP)

3 - Revista Fórum de Direito Urbano e Ambiental (FDUA)

4 - Revista Fórum de Interesse Público (IP)

5 - Revista Fórum Justiça do Trabalho (JT)

6 - Revista ABRADT Fórum de Direito Tributário (RAFDT)

7 - Revista Brasileira de Direito Eleitoral (RBDE)

8 - Revista Brasileira de Direito Municipal (RBDM)

9 - Revista Brasileira de Direito Processual (RBDPro)

10 - Revista Brasileira de Direito Público (RBDP)

11 - Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF)

12 - Revista de Contratos Públicos (RCP)

13 - Revista de Direito do Terceiro Setor (RDTS)

14 - Revista de Direito Público da Economia (RDPE)

15 - Revista Fórum de Ciências Criminais (RFCC)

16 - Revista Fórum de Direito Civil (RFDC)

17 - Revista Fórum de Direito Tributário (RFDT)

18 - Revista Fórum de Direito na Economia Digital (RFDED)

19 - Revista Fórum Trabalhista (RFT)

20 - Revista Internacional de Direito Público (RIDP)

Link para a submissão de artigo: https://www.editoraforum.com.br/contato/envie-artigo-para-nossos-periodicos/

Para as revistas A&C, RBADR, RBDCivil, RBDFJ, RBDU, RDEmp, RFDFE e RIHJ, a submissão do artigo será feita exclusivamente através dos links abaixo:

21 - A&C Revista de Direito Adm. & Constitucional

www.revistaaec.com/index.php/revistaaec

22 - RBADR Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution

rbadr.emnuvens.com.br/rbadr

23 - RBDCivil Revista Brasileira de Direito Civil

rbdcivil.ibdcivil.org.br

24 - RBDFJ Direitos Fundamentais & Justiça

ojs.editoraforum.com.br/dfj

25 - RBDU Revista Brasileira de Direito Urbanístico

https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/

26 - RDEmp Revista de Direito Empresarial

ojs.editoraforum.com.br/rdemp

27 - RFDFE Revista Fórum Direito Financeiro Econômico

ojs.editoraforum.com.br/rfdfe

28 - RIHJ Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica

ojs.editoraforum.com.br/rihj/index.php/rihj

Normas de envio de artigos: Instruções https://www.editoraforum.com.br/contato/normas-de-envio-de-artigos/

2 - Revistas Síntese (link: https://iob.ao3tech.com/revista-sintese)

1 - Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária

2 - Revista de Estudos Tributários

3 - Revista Síntese Direito Administrativo

4 - Revista Síntese Direito da Família

5 - Revista Síntese Direito Civil e Processual Civil

6 - Revista Síntese Direito Penal e Processual Penal

7 - Revista Jurídica

E-mail para envio de artigos: valdineia.tessaro@iob.com.br

3 - Revistas Governet (link: https://www.governet.com.br/)

1 - Boletim Governo de Licitações e Contratos

2 - Boletim Governo de Orçamento e Finanças

3 - Boletim Governo de Convênios e Parcerias

4 - Boletim Governo de Recursos Humanos

5 - Boletim Governo do Legislativo

6 - Boletim Governo de Administração Pública e Gestão Municipal

E-mail para envio de artigos: brenia@governet.com.br

4 - Revista Jus Navigandi (link: https://jus.com.br/revista)

É uma revista jurídica especializada de alcance internacional, está no ar desde 1996 e utiliza critérios editoriais fixos para seleção dos textos. Seu público (mais de 4 milhões de visitantes únicos/mês) é superior ao de todas as revistas impressas nacionais sobre Direito.

Envio de artigo: https://jus.com.br/jus/publicar

5 - Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (link: https://nucleodoconhecimento.com.br/)

Termo de publicação - Diretrizes para autores: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/como-publicar-artigos-em-revistas-cientificas

Envio de artigo: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/enviar-artigo-cientifico-para-submissao

6 - Revista Jurídica Portucalense (link: https://revistas.rcaap.pt/juridica/)

Submissão de artigo: https://revistas.rcaap.pt/index.php/juridica/about/submissions#authorGuidelines

7 - Semana Acadêmica Revista Científica (link: https://semanaacademica.com.br/)

Áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Engenharias, Linguística, Letras, Artes e Outras Áreas).

Diretrizes para publicação: https://semanaacademica.com.br/diretrizes-para-publicacao

Envio de artigo: https://semanaacademica.com.br/enviar-artigo

8 - Âmbito Jurídico (link: https://ambitojuridico.com.br/)

Envio de artigo e instruções sobre como elaborar artigo para o Âmbito Jurídico: https://ambitojuridico.com.br/envie-seu-artigo/

9 - Empório do Direito (link: http://emporiododireito.com.br/)

E-mail para envio de artigo: redacao@emporiododireito.com.br

10 - Conteúdo Jurídico (link: https://conteudojuridico.com.br/)

E-mail para envio de artigo: editorial@conteudojuridico.com.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABNT. REGRAS GERAIS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA NORMAS TÉCNICAS ABNT. Disponível em: . Acesso em 27 de out de 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

MEDEIROS, João Bosco; ANDRADE, Maria Margarida. Manual de elaboração de referências bibliográficas: a nova NBR 6023:2000 da ABNT: exemplos e comentários. São Paulo: Atlas, 2001.

NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurídica. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar referência bibliográfica. 7. ed. São Paulo: Humanitas, 2008.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.


Publicado por: Benigno Núñez Novo

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