EDUCAÇÃO E FILOSOFIA
Estudo sobre a Educação e Filosofia.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
O presente artigo trata-se de um estudo sobre a Educação e Filosofia. Por meio de uma revisão de literatura com pesquisa bibliográfica em que se buscam informações em livros, revistas, publicações e demais materiais sobre o assunto. Ao definir a filosofia como uma ciência para reflexão, ela se estabelece como um conhecimento relevante, isto é, o ato em filosofar é agir sobre o conhecimento científico sistematizando, indagando e problematizando-o. Para isso, a pedagogia é entendida como uma ciência indispensável na vida do social do ser humano, e seus princípios devem ser submetidos à reflexão filosófica.
Palavras-chave: Educação; Filosofia; ser Humano.
ABSTRACT
This article is a study on Education and Philosophy. Through a literature review with bibliographic research in which information is sought in books, magazines, publications and other materials on the subject. By defining philosophy as a science for reflection, it establishes itself as relevant knowledge, that is, the act of philosophizing is acting on scientific knowledge by systematizing, questioning and questioning it. For this, pedagogy is understood as an indispensable science in the social life of the human being, and its principles must be submitted to philosophical reflection.
Keywords: Education; Philosophy; human being.
INTRODUÇÃO
Ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
É preciso termos uma filosofia ativa dentro do processo ensino aprendizagem e isso temos observado em nossos processos educacionais em especial do ensino médio, onde tem como obrigatoriedade o ensino de filosofia. Completando assim, a citação de Freire. A libertação de homens em comunhão. Docentes, discentes e a própria comunidade escolar, quando tem sua participação ativa!
Podemos ainda acrescentar que a reflexão significa examinar detidamente, prestar atenção, analisar com cuidado. Filosofar é atuar sobre o próprio conhecimento científico, interrogar-se sobre este saber, problematizando-o. Definir a filosofia como reflexão é ver nela um conhecimentonão de primeiro grau, mas de segundo, um conhecimento do conhecimento, um saber do saber
Enquanto que o conhecimento científico se limita àquilo que é visível, a filosofia parte do visível e segue em direção ao invisível, uma vez que seu objeto formal se situa além do mundo dos fenômenos e da experiência sensível. Ou seja, a ciência se limita ao domínio do que pode ser observado pelos sentidos, ao passo que a filosofia se orienta em direção ao conhecimento dos princípios que, por sua natureza mesma, escapam à percepção dos sentidos
DESENVOLVIMENTO
A filosofia é a ciência que constitui-se no estudo de problemáticas primordiais referente à existência humana, tratando de efeitos, causas e das prioridades dos seres, a palavra filosofia advém da unidade de duas sentenças que é amor e sabedoria, sendo assim traduz-se a filosofia como o amor ao conhecimento, cabe ressaltar que além de ser uma disciplina, a filosofia é inerente ao homem, não somente como sabedoria, mas também como sentença natural do ser.
Assim como na ciência ou no direito, existe uma disciplina que trata de análises relacionadas a questões intrínsecas da educação denominada filosofia da educação. Na esfera da filosofia racional, o âmbito da educação é exposto como uma disciplina cuja finalidade é o esclarecimento das teorias pedagógicas e dos conhecimentos educacionais. Nesse contexto, o campo abordado pela filosofia da educação é formado pelos saberes e instrumentos essenciais ao esclarecimento designado pelas características daqueles conhecimentos.
O principal objetivo da filosofia da educação é esclarecer o conhecimento educacional, priorizando as teorias pedagógicas através da análise dialética, lógica e retorica, sendo assim a lógica possui como base ferramentas constituídas para realizar verificações de enunciados que relacionem-se com a verdade, tais elementos argumentativos devem ser examinados com o objetivo de obter-se o desenvolvimento e a compreensão de teorias referentes ao campo educacional.
A educação se estabelece como um forte agente propositor de mudanças na sociedade, sendo perceptível a relação mútua que existe entre ambas. Diante das transformações oriundas do mundo contemporâneo, onde é exigido do trabalhador um novo perfil para o trabalho, o homem deve dispor de habilidades polivalentes e flexíveis, além de ser capaz de pensar e aprender constantemente, para poder acompanhar a dinâmica do mercado. Desse modo, a educação passa a ter um papel primordial no aprimoramento dos conhecimentos e qualidades, para que o homem possa exercer a sua parte social de modo consciente e crítica. Assim, a educação deve ser articulada com o objetivo de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais, bem como preparados para exercer seus trabalhos de forma ética e comprometida.
A filosofia faz parte do contexto da capacidade humana de pensar e gerar um caráter crítivo o qual visa a construção de uma sociedade construtiva e que busca a liberdade de expressão, construindo assim seres pensantes a partir de uma nova problemática que analise fatores, sem preconceito algum, como um fator de enraizar em nossa sociedade.
No mundo contemporâneo tornou-se algo comum falar sobre ética. Associada ao ramo da filosofia que investiga os valores morais que instrui o comportamento humano em sociedade. Ao se mencionar o assunto, logo surgem na mente as questões relacionadas ao convívio com o outro que é diferente, porém um ser humano como todos. A ética não lida apenas com o interesse de forma individual; coletiva, lida de forma, focando na maneira de tratar as predileções de um grupo.
Quando se fala em ética no âmbito escolar, logo prevê-se a atuação dos professores em relação aos seus docentes, a ética estabelece valores gerais, atuando entre os princípios que conduzem a ação e designam regras para um bem comum.
Em detrimento dos atuais desafios e mudanças da sociedade, a formação é tida como necessária de cidadãos capazes de compreender o meio em que vivem, para que reconheçam de maneira crítica, as divergências. No entanto, a educação brasileira possui diversas fragilidades referentes a educação inclusiva, na qual, grupos quantitativamente minoritários possuem privilégios sobre o demais de maneira homogênea e ampla impedindo que a educação seja estabelecida.
Na filosofia o homem pode ser considerado como um ser de vontades, certezas, medos, afetos e raiva, desde os primórdios o que distinguia o homem primitivo dos animais era a memória, a capacidade de registrar e armazenar fatos os quais poderiam ser resgatados a qualquer instante, a partir de tais memórias os povos civilizados e primitivos criaram suas crenças e mitologias, que vinham de histórias contadas, inventadas, lembradas e passadas por gerações.
Podemos também sobrepor que a reflexão significa examinar com atenção tudo o que é pesquisado, analisar com cuidado toda fala dos sujeitos. O ato em filosofar é uma atuação sobre o próprio conhecimento científico, questionar sobre este saber, problematizando-o. Em contra partida, há uma lacuna histórica que a filosofia apresentou poucas iniciativas que tivessem um direcionamento para uma relação de proximidade com as questões teóricas e práticas da própria educação. Essas iniciativas filosóficas em debate que tem como foco as experiências cotidianas dos educadores, e que desenvolvem reflexões sobre suas próprias práticas dos professores ainda são pouco discutidas, no máximo aponta-se as limitações e contradições destas mesmas práticas. A filosofia não pode ser atribuída como o papel de juíza e indicadora de lugar, mas como um instrumento que facilita a discussão através de uma disciplina suporte que se relaciona com o fazer pedagógico e suas nuances.
A disciplina de Filosofia da Educação,coloca-se como forma de conhecimento e a educação como um problema filosófico, esses dois termos juntos representam o estudo dos fundamentos das teorias e práticas educativas na sociedade, sendo assim se sustenta que a Filosofia da Educação não será outra coisa que não uma reflexão sobre os problemas que a realidade educacional apresenta.
As teorias educacionais não são possíveis sem uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto que possibilite passar do senso comum ao senso filosófico da práxis. Só a partir daí é que será possível inserir a educação na totalidade da práxis histórica, na qual se assumirá a verdadeira significação das práticas educacionais dentro de seu contexto intra e interhumano.O ensino como sendo capaz de transformar a sociedade se solidifica mais ainda a importância da Filosofia da Educação, cabe ressaltar que a educação é fundamental na constituição de uma nação que se caracteriza pela forma de ser e agir. O ser humano é dotado de qualidade, um ser que está em constante busca superando desafios novos, procurando através de suas capacidades, aperfeiçoar e ampliar o mundo.
A existência humana, objeto da filosofia, e a educação são condições complementares. O ser humano não vive sem a educação da mesma forma que a educação não existe sem o ser humano. O fato de buscar o novo, de propor mudanças, de aperfeiçoar o meio em que vive, entre muitas outras atividades, transforma o ser humano no sujeito do processo educativo.
O grande papel da filosofia na educação é em primeiro lugar, desenvolver, e ao mesmo tempo, impulsionar em especial nossos sujeitos alunos ao conhecimento. O próprio significado da filosofia em si, já diz respeito a sabedoria. Ou seja, a busca da sabedoria. O grande educador Paulo Freire, sempre deixou transparecer em suas citações, que o papel da educação é ser libertadora, de forma a instigar os educandos a serem pessoas livres para conhecer, aprender e ensinar e ao mesmo tempo, ter papel crítico junto a uma sociedade que busca inovações, qualificações e que concomitan em ter que ser sujeito que tenham sabedoria.
A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, proporcionando assim, a prática de análise, reflexão e crítica em busca de vários benefícios rumo ao puro encontro do conhecimento do homem e do mundo e suas transfigurações. Reconhecemos que a Filosofia é um produto não material, mas o conhecimento produzido nessa área materializa-se na linguagem, em conceitos filosóficos, organizados em um sistema de conceitos.
Ademais, é dentro a aplicação do pensamento teórico que se chegará as ações práticas futuras. Quando aplicado no ensino médio o componente segundo a BNCC, os sujeitos alunos em anos finais, estarão praticando ensaios para uma vida acadêmica e mundo profissional prático. Assim sendo, a extrema importância do ensino de filosofia como total instrumento de aprendizagem e desenvolvimento na vida dos discentes.
Com a promulgação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, a Filosofia volta a ser uma disciplina obrigatória nas escolas brasileiras, função que ela não desempenhava desde 1961 (Lei nº 4.020/61). Segundo a nova lei, o ensino de Filosofia (assim como o de Sociologia) assume um caráter de obrigatoriedade em todas as séries do ensino médio, a última etapa da educação básica no país. (SILVA. 2011, p. 202).
A disciplina de Filosofia da Educação busca aproximar o professor de diferentes reflexões sobre as diversas formas de ensinar, diante das dificuldades experiências em sua disciplina na realidade vivenciadas pelos alunos, proporcionando reflexões filosóficas diante dos conteúdos oferecidos por ele no contexto educacional. Fortalecendo a visão do sujeito, sua individualidade e história como ser humano. Os supostos conceitos das abordagens práticas na formação de professores podem fazer parte do conteúdo da disciplina de Filosofia da Educação, pois estes descrevem concepções para a aproximação do professor ao autoconhecimento profissional e reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Propondo o reconhecimento das diferenças entre suas ideologias sobre os problemas educacionais e as de seus alunos de forma democrática, ética e humana na sala de aula, auxiliando seu papel de mediador do conhecimento utilizando os elementos do processo de teorização e prática docente.
Mas a Filosofia da Educação é muito mais do que uma simples introspecção no pensamento contido na história da formação do homem grego, o salto que daremos agora para a contemporaneidade nos colocará na face de algumas reflexões, de pensadores que têm trabalhado para que “o melhor” da Educação seja colocado à disposição da elaboração de novos conceitos do fazer pedagógico no mundo educacional do homem contemporâneo. Imbuídos agora no pensamento de que a Filosofia da Educação segue uma direção assimétrica que permite ao professor visualizar e dividir os conteúdos de sua disciplina pelo filosofar, compreendendo o desenvolvimento dos significados da realidade de mundo e da existência humana. Logo, é na Filosofia da Educação que se encontra subsídios para pensar o fazer pedagógico (GADOTTI, 2011).
Deste modo cabe ao homem explorar as questões do cotidiano, que são de grande relevância ao processo educacional e a formação acadêmica. Contudo para que o educador consiga desenvolver este pensamento e reflexão no primeiro semestre do curso, faz-se necessário abordar acerca da diferença existente entre informação advinda do senso comum e o conhecimento que surge do senso crítico, pois sabemos que cada povo tem um modo de educação que é transmitido por meio da cultura, seja de maneira informal ou formal pela escola.Em suma, a Filosofia da Educação examina a lógica dos conceitos desenvolvidos e sua inadequação aos fatos que pretendem explicar. Acima de tudo, ela procura esclarecer os múltiplos significados diferentes que foram ligados a expressões educacionais tão desgastadas, como crescimento, experiência, necessidades e conhecimento.Paviani reforça esta ideia ao falar que (...) a filosofia da educação tem a função de refletir criticamente os problemas filosóficos da educação, tais como os relativos ao homem, à ação humana, ao conhecimento do mundo e dos meios, dos fins, da natureza, da cultura, das técnicas, dos valores (1996, p.15)
Apresenta caráter interdisciplinar, ao relacionar os saberes oriundos de toda a parte, bem como buscar entender como agem os humanos, ao focar cada situação sempre com o olhar para o todo. Tem grande relevância, e se faz necessária, ao propor que os acadêmicos reflitam sobre os seus saberes advindos das disciplinas e do seu cotidiano.
A Filosofia da Educação reflete, por exemplo, sobre as relações existentes entre a educação e conceitos como conhecimento, democracia, profissionalização, doutrinação, socialização, treinamento, ensino e aprendizagem, no sentido de esclarecer essas noções, seus critérios de aplicabilidade e suas implicações (CHAVES, 2014).
A educação se estabelece como um forte agente propositor de mudanças na sociedade, sendo perceptível a relação mútua que existe entre ambas. Diante das transformações oriundas do mundo contemporâneo, onde é exigido do trabalhador um novo perfil para o trabalho, o homem deve dispor de habilidades polivalentes e flexíveis, além de ser capaz de pensar e aprender constantemente, para poder acompanhar a dinâmica do mercado. Desse modo, a educação passa a ter um papel primordial no aprimoramento dos conhecimentos e qualidades, para que o homem possa exercer a sua parte social de modo consciente e crítica. Assim, a educação deve ser articulada com o objetivo de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais, bem como preparados para exercer seus trabalhos de forma ética e comprometida.
CONCLUSÃO
A filosofia da educação é uma disciplina de extrema importância na atualidade e sua aplicação é de indubitável eficácia como ferramenta para tratar das questões do ser humano, assim como dos seus efeitos e causas.O desenvolvimento de teorias educativas sem o questionamento proporcionado pela filosofia conduz a um movimento incapaz de produzir resultados profundos e duráveis, pelo simples motivo de não se saber os resultados a que se pretende chegar, uma vez que falta a direção e a orientação filosófica. Quando não há uma filosofia de formação, um ideal e uma concepção de cultura não é possível realizar verdadeiramente uma ciência educativa.
O ensino da filosofia no contexto educação aprendizagem, é em síntese um instrumento libertador que sucessivamente tem efeitos transformador, de uma sociedade que busca meios de se solidificar em plenas ascensões de ser sujeitos que tenha vez e voz. Nesse sentido, o ensino do componente de filosofia no âmbito escolar, é oportunidade de se colocar como discentes provocadores daqueles que receberam instrução para se tornarem pessoas que tenha identidade crítica, libertadora e transformadora em geral.
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Publicado por: ASTA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA DA MOTTA
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