Topo
pesquisar

Educação a Distância - Uma Realidade

Educação

Falta de informação em relação ao EAD, como surgiu o EAD, como o EAD funciona, vantagens do EAD, EAD no exterior,...

Muitas pessoas quando ouvem falar em educação a distância (EAD) imaginam algo sem compromisso, perguntas típicas que vem a cabeça – Será que é sério? Será que serei cobrado? Será que esse certificado tem validade? Terei provas durante o curso? Talvez por falta de informações essas pessoas não dão credibilidade a essa modalidade de ensino.Na verdade não é algo novo – o EAD surgiu com os cursos por correspondência do IUB(Instituto Universal Brasileiro) e também com o Instituto Monitor e muitas vezes um curso dessa modalidade tem muito mais qualidade do que um curso presencial , pois o aluno terá que fazer as tarefas dentro da plataforma (on line)da instituição que oferece esse curso, as atividades serão cobradas via e-mail, terá um tempo necessário para desenvolver cada tarefa e cada módulo, muitas instituições inclusive cobram do aluno a participação em fóruns e outras atividades, provas on line(à distância), tem cursos que também exigem pelo menos um encontro quinzenal ou mensal – são os chamados cursos semi-presenciais, nesse tipo de curso os alunos também desenvolvem a maior parte das atividades via Internet , além da tecnologia à disposição , existe a figura do tutor que é um professor que tira as dúvidas via e-mail ou através da plataforma da instituição.

A Educação a Distância cresce em ritmo acelerado – em 2002 eram 46 cursos em 2006 saltou para 349 cursos , um significativo aumento de cursos a distância.

Veja abaixo algumas das vantagens dos cursos a distância:

  • Uso e interação com a tecnologia;
  • Baixo custo;
  • Desenvolvimento de responsabilidade;
  • Não existe distância;
  • Flexibilidade de horários;
  • O estudante pode obter um certificado de qualquer lugar do Brasil;
  • Democratização do ensino.

A modalidade de educação à distância contribuiu para que várias pessoas pudessem realizar cursos de graduação, pós graduação,cursos de extensão e até mesmo MBA, muitas pessoas não tem como freqüentar um curso presencia por vários motivos como por exemplo: viagens a trabalho, horários incompatíveis com o trabalho, mulheres gestantes e também com filhos pequenos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No exterior já era comum a modalidade de educação a distância e o Brasil como país com dimensões continentais não poderia ficar fora dessa revolução educacional , imagine um estudante de São Paulo pode ter um diploma de outros estados como Amazonas , Rio de Janeiro, muitas pessoas ainda “torcem o nariz” para esse tipo de ensino, talvez por desconhecimento, mas temos que nos atualizar sempre e nos dias de hoje com a falta de tempo o EAD tornou-se fundamental para nossa reciclagem profissional e assim poderemos cada vez mais ter profissionais atualizados e qualificados , até mesmo universidades federais como a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) já disponibiliza cursos à distância.

O ensino à distância é um elemento facilitador da relação aluno-instituição. Não podemos mais fechar os olhos – Educação à Distância é uma realidade e esta aí para revolucionar a educação, foi o que de melhor aconteceu na educação nos últimos anos, por isso estude, se atualize e aproveite as oportunidades do ensino à distância.

Marcelo Beneti
Professor de Matemática
Professor de Geografia
Professor de Administração


Publicado por: Marcelo Beneti

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola