Educação e democracia
Confira aqui uma análise acerca da educação e democracia nos tempos atuais.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Primeiramente gostaria de agradecer à colega que mais uma vez me possibilitou continuar um debate sobre questões muito importantes para a atualidade. Vivemos um período onde a educação brasileira está em cheque, quando nós educadores falamos na valorização da educação é necessário que delimitemos melhor o tema, sobre pena de fazer uma análise precária e que não leve em conta os desafios que a realidade atual nos coloca. Temos um sistema educacional com fortes raízes no século XVIII e que não demonstra concretude com os tempos atuais. É necessário que debatemos a construção de uma nova educação, que não seja hierarquizada e baseados nos preceitos da educação libertadora e na emancipação do ser humano. Uma educação definida pelos pedagogos mais progressistas e consequente vinculados com a construção de uma educação onde todos sejam sujeitos na construção do conhecimento.
Como adepto da Pedagogia Histórico-crítica acredito que a educação não deve apenas estar vinculada com a questão de geração de mão de obra barata, mas que possibilite a diminuição das desigualdades sociais. Uma educação onde a democracia seja um ente fundamental da construção desta nova sociedade. Por isso me preocupo muito quando educadores sérios e comprometidos com a elevação do pensamento humano acabam por desmerecer a democracia. Acredito que houve um equívoco grave no texto de minha interlocutora usando de um reducionismo definindo “onde todos mandam e ninguém obedece”. Acredito que o grande problema do mundo é que apenas 1% da população seja dona da maior parte das riquezas, enquanto os outros 99% “dividem” o resto das riquezas.
Uma análise mais profunda da realidade nos mostra que uma parcela ínfima da sociedade “manda” enquanto a maioria apenas obedece. Por isso o papel da educação deve ser o de também fortalecer a democracia. O problema do Brasil está longe de ser o excesso de democracia e sim a sua falta. É urgentemente necessário que se faça aquilo que a Constituição de 1988 não fez, que é o de fortalecer a Democracia Participativa. Os valores democráticos devem passar a ser uma realidade concreta da nossa sociedade, e o único caminho deve ser o seu fortalecimento e não o seu enfraquecimento, mesmo que involuntário por parte de educadores. Temos que sim enaltecer a nossa Democracia, porém tendo em mente que sua construção é uma atividade cotidiana e diária. A tarefa não é fácil, todavia desistir dela significa desistir do próprio processo de humanização. Por isso todos os vivas para a Democracia ainda serão poucos!
Publicado por: Marcelo Noriega Pires
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