EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NA ESCOLA
Breve análise sobre a importância da educação ambiental na área educacional.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
A questão da temática ambiental é de extrema importância na área educacional, diante dos fatos ocorrentes nesse contexto em que estamos inseridos vamos abordar a educação ambiental e sua importância no currículo escolar, propondo uma reflexão crítica e construtiva diante do que é proposto em lei e nos Parâmetros Curriculares Nacionais perante a abordagem de conteúdos expostos para o público alvo, seja ele formal ou não formal. Trazendo uma reflexão para os educadores que tramitam em levar conhecimento aos discentes, proporcionando um pensamento contemporâneo que leve esse alunado a perceber a importância de preservar o meio ambiente e repassar esse aprendizado nas atitudes do seu dia-dia.
A interdisciplinaridade escolar é fundamental para a implantação da educação ambiental, pois possibilita ações conjuntas obtendo resultados positivos em todos os aspectos: social, econômico, desenvolvimento. Para os docentes da geografia abre-se um leque maior em abordagens com temas ambientais, pois a geografia é permeável praticamente em todas as outras disciplinas do currículo escolar, isso reflete em uma compreensão maior dos fatos e sua abrangência no espaço geográfico, trazendo uma reflexão contemporânea para a preservação e a sustentabilidade dos recursos naturais.
PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental. interdisciplinaridade.meio ambiente
INTRODUÇÃO
Tratar o tema Educação Ambiental é de extrema importância para a sociedade no contexto em que estamos inseridos não é um assunto recente, já si iniciou há alguns anos atrás.
Nesse trabalho abordaremos uma análise contextual no quesito educação ambiental escolar, tratando-se de uma reflexão sobre como é abordado esse tema dentro do quadro interdisciplinar no currículo escolar, pois o mesmo está inserido nos temas transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Nós profissionais da área educacional temos o dever de colaborar na formação de cidadãos reflexivos e pensantes, ou seja, é através da escola onde si recebe os discentes, exposto o conteúdo e trabalhado seus vários ângulos objetivando em resultado relevante para a sociedade em geral.
Tudo isso leva a colaborar para um ambiente saudável, ou seja, esse indivíduo começa a repensar suas atitudes frente aos problemas ambientais modificando o seu jeito de agir, portanto isso implicará no desenvolvimento social, econômico, como uma extensão modificadora para um futuro próximo. Nesse sentido é que abordaremos as reflexões que devem ser tomada pelos educadores dentro da sala de aula, onde possamos trabalhar os conteúdos da geografia referente a temática ambiental sempre observando a importância da participação do indivíduo na preservação dos bens naturais.
Durante o trabalho será analisado pensamentos de escritores que debatem essa temática ambiental dentro da educação formal e não formal, refletindo sobre tudo a forma em que o indivíduo si depara frente aos problemas ambientais no contexto em que ele está inserido.
DESENVOLVIMENTO
A expressão “Educação Ambiental” ’’, surgiu na década de 70, é quando surge à preocupação com os problemas ambientais, nesse período surgem alguns acontecimentos que solidificou essas questões ambientais, como a Conferência de Estocolmo em 1972 na Suécia, a Conferência Rio-92 em 1992, realizada no Rio de Janeiro, onde surge a Agenda 21, com uma visão de sustentabilidade da vida na terra (DIAS, 2004).
Conforme TELLES, ROCHA, PEDROSO, MACHADO, (2002), o público alvo da educação ambiental é todos aqueles que estão engajados na luta ambiental, seja ela formal ou não formal. Um desafio a todos que trabalham na educação formal é articular a educação ambiental dentro do currículo escolar, trabalhando essa questão de forma interdisciplinar, pois este é o caráter da educação ambiental sabendo que ela não é uma nova disciplina.
A educação ambiental si tornou lei em 27 de Abril de 1999, pela lei N ° 9.795 – Lei da Educação Ambiental o seu Art.2° afirma: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. (BRASILIA, 1999).
A educação ambiental em sua essência ela leva o indivíduo a participar efetivamente no seu dia-dia na colaboração e preservação do meio ambiente em que ele está inserido, nesse momento a interdisciplinaridade é de fundamental importância na formação cidadã do aluno.
Quando si fala em educação ambiental que seja crítica tanto formal e não formal é um grande desafio também, pois necessita de mudanças, LEFF (2001) aborda o assunto dizendo que para resolver os problemas ambientais tem que haver uma mudança no sistema do conhecimento, desde os valores comportamentais até o processo econômico do desenvolvimento, fica claro que mudanças comportamentais devem influenciar nos resultados obtidos dentro dessa expectativa educacional.
O ser humano pode colaborar para um ambiente saudável, a educação ambiental luta nesse sentido, seja na conscientização do indivíduo quanto à utilização dos bens naturais e sua preservação, deve buscar uma reflexão mais aprofundada referente às atitudes tomadas pelo indivíduo. DIAS (2004) trata a educação ambiental como o ponto principal de relação devido ao meio ambiente em conscientizar o ser humano quanto à utilização dos recursos naturais, priorizando essa utilização consciente para o bem estar da população tanto no presente e futuro.
O homem acha que os recursos naturais são infinitos, mas na realidade não são, ele si relaciona com o espaço como si fosse propriamente de uso pessoal e não coletivo, pois sua utilização desenfreada e mal realizada acarretará sérias consequências ao meio ambiente (PEDRINI, 1998).
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICOS
TELLES et al ( 2002) destaca alguns aspectos pedagógicos na educação ambiental , dentre esses aspectos vale ressaltar a Educação Ambiental Conservacionista : que visa a preservação da fauna e flora , as lutas conservacionistas , tudo para a conservação da biodiversidade , aborda também a Educação Ambiental Crítica para Sociedades Sustentáveis : trazendo a todos indivíduos uma reflexão para o entendimento das origens e causas , as consequências da degradação ambiental , trabalhando isso com uma metodologia interdisciplinar , esperando uma forma nova de pensamentos coletivos para a vida.
Os objetivos da educação ambiental é conscientizar, levar conhecimento, atitudes, habilidades, capacidade e participação, com esses atributos vamos colaborar para um ambiente saudável (TELLES et al, 2002 ). A conscientização pessoal e coletiva é primordial quando nos referimos a responsabilidade em planejar, educar ambientalmente as pessoas, a educação ambiental ele vai além da escola e necessita de ações pessoais em realizar a participação concreta no envolvimento ao meio ambiente, não apenas absorvendo somente a parte teórica referente a temas ecológicos, mas de forma prática no seu dia-dia em programas e projetos sociais.
Nós nesse momento em que vivemos estamos vivenciando uma pressão em tomar atitudes radicais, para que possamos garantir um ambiente saudável nos próximos anos vindouros. Reigota deixa bem claro isso quando diz: "a educação ambiental na escola ou fora dela continuará a ser uma concepção radical de educação, não porque prefere ser a tendência rebelde do pensamento educacional contemporâneo, mas sim porque nessa época e nossa herança histórica e ecológica exigem alternativas radicais, justas e pacíficas". (REIGOTA, 1998, p. 43).
É nesse sentido que o educador deve trabalhar a temática ambiental, de uma forma simples permeando o currículo escolar em todos os seus aspectos, sempre visando alternativas direcionadas a reflexão da urgência em atitudes pessoais, coletivas e participativas na educação ambiental.
Conforme GUIMARÃES (2004) para abordar a educação ambiental na escola o profissional da educação deverá trabalhar no sentido pedagógico focalizando a razão e a emoção são formas bem vindas à motivação dos alunos quanto ao assunto estudado, sendo com planejamento e práticas pedagógicas que visem à reflexão crítica desses educando no campo ambiental ao tema meio ambiente cabe a nós professores capacitados a trabalhar os conteúdos dentro da geografia, sempre com intenção maior a conquistar esse aluno para uma visão mais ampla referente à importância de sua participação na construção de um mundo melhor.
A educação ambiental ela tende a ser uma pedagogia participativa, em que leve os educandos a analisar em seu entorno os problemas ambientais, ou seja, tem que partir de uma idéia local a intenção na preservação do meio ambiente para uma esfera a nível mundial (CARVALHO, 2002).
Quando falamos em sustentabilidade vemos as relações complexas entre o poder, a consciência e o meio ambiente, tudo isso precisa estar em conformidade para que haja uma perfeita harmonia nas relações desses pensamentos, é preciso que seja trabalhado esses conceitos em conjunto e não separadamente (REDCLIFT, 2003).
Os escritores SCARLATO e PONTIN trazem em seu trabalho a seguinte frase: “cada vez mais o verde si torna mercadoria de luxo” (SCARLATO, PONTIN, 1999, p. 55), isso é uma realidade, pois nesse contexto em que estamos vivendo os locais verdes tem chamado à atenção imobiliária, vários projetos de construções residenciais estão sendo realizados próximos de áreas verdes, muitos condomínios fechados e retirados dos grandes centros urbanos, são áreas bem cobiçadas por estar próximo da natureza, muitas pessoas estão procurando estar próximos desses locais, seja para elas residirem ou para local de passeio, lazer, essa vontade de estar próximo da natureza tem levado o homem a repensar suas atitudes frente à temática ambiental.
Segundo SCARLATO e PONTIN (1999), a sociedade vai chegar a certo momento em que ela vai ter que si orientar através de uma perspectiva preservacionista em relação ás questões ambiental nos grandes centros urbanos, pois a degradação ambiental esta muita acentuada nesses locais. Devido ao crescimento populacional desordenado que afeta o meio ambiente tem levado a sérios problemas ambientais, infelizmente vivemos em uma sociedade de consumo e descartáveis, onde muitas vezes essa área urbana acaba si transformando em uma verdadeira fábrica de lixo.
METODOLOGIA
Esse trabalho foi elaborado sob a forma de revisão bibliográfica reflexiva de autores que abordam a temática ambiental dentro do contexto escolar, foram analisados vários trabalhos em livros que contribuíram para um aprofundamento no entendimento da educação ambiental frente aos desafios que os educadores si propõe a realizar dentro da escola.
Leituras pré-liminares na área ambiental foram realizadas para que houvesse um embasamento teórico com finalidade proposta no assunto, extraindo os pensamentos e colocações de autores ao contexto ambiental, em que trazem um pensamento reflexivo da parte dos educadores para um melhor desenvolvimento dos conteúdos dentro da sala de aula.
CONCLUSÃO
Diante do trabalho exposto foram analisados os princípios da educação ambiental no contexto escolar frente aos desafios dos educadores de ensinar a temática ambiental de uma forma interdisciplinar, articulando os conteúdos sempre na colaboração para um pensamento reflexivo aos problemas ambientais no mundo. É notório que essa participação individual ou coletiva se inicie na escola, pois é onde o aluno tem suas primeiras percepções em questões do meio ambiente, influenciando suas ações na área ambiental seja ela local, regional, nacional e mundial.
Essa pesquisa é para uma abertura de novas reflexões a respeito da educação ambiental na área de educação formal e não formal, levando as pessoas a repensar seus conceitos e decisões quanto ao meio ambiente, resultando na preservação dos bens naturais para as gerações futuras, e que essas ações também possam refletir no desenvolvimento social, econômico e intelectual de toda a sociedade.
Trabalhar em sala de aula temas relacionados ao meio ambiente é bem relevante para a contribuição intelectual dos educando, é nesse sentido que este trabalho propôs frente a desafios enfrentados para a disseminação da articulação de atitudes do ser humano diante da temática ambiental em escala planetária.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795 de 27 Abril de 1999. Brasília 1999. Acesso em 02 de Abril de 2019 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795
CARVALHO, Vilson Sérgio de. Educação ambiental e desenvolvimento comunitário. Rio de Janeiro, editora Walk, 2002.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9 ° Ed.Gaia. São Paulo, 2004.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
LEFF. Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo, Cortez, 2001.
PEDRINI, Alexandre de Gusmão (org.); SILVEIRA, Diva Lopes; DE PAULA, Joel Campos; VASCONCELOS, Hedi Silva Ramos; CASTRO, Ronaldo Souza. Educação Ambiental; reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes Ltda. 1998.
REDCLIFT, Michael. Os novos discursos da sustentabilidade. In: FERNANDES, M.; GUERRA, L(Orgs). Contra – Discurso do desenvolvimento sustentável. Manaus: Unamaz, 2003.
SCARLATO, Francisco Capuano. PONTIN, Joel Arnaldo. O ambiente urbano. São Paulo. Atual, 1999.
TELLES, Marcelo de Queiroz. ROCHA, Mário Borges da.PEDROSO, Mylene Lyra .MACHADO , Silvia Maria de Campos.Vivências integradas com o meio ambiente. São Paulo: Sá Editora; 2002.
Publicado por: Marcos Francisco do Nascimento
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.