Topo
pesquisar

Direitos humanos: disciplina ou temas transversais

Educação

Confira uma breve discurso sobre os direitos humanos!

Abordar a temática dos Direitos Humanos nas escolas é extremamente importante, uma boa educação pautada na divulgação e ampliação destes direitos trará consigo uma melhor convivência em sociedade.

Hoje ainda não há um consenso sobre a forma de abordagem do tema em sala de aula, alguns alegam que deveria haver uma disciplina específica sobre o tema, outros admitem o seu uso como tema transversal.

No Brasil, o surgimento de uma proposta de Educação em Direitos Humanos ainda é bastante recente, pois esta surgiu apenas no ano de 2007, a partir de ampla discussão em todos os estados da federação, que culminou com o relançamento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

          Segundo o PNEDH, A educação em direitos humanos deve ser promovida em três dimensões:

a) conhecimentos e habilidades: compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

b) valores, atitudes e comportamentos: desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos;

c) ações: desencadear atividades para a promoção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos.

Neste sentido, tendo em vista seu caráter interdisciplinar, resta claro que a temática em suas várias dimensões deve ser abordada sob a forma de temas transversais, não podemos isolar os Direitos Humanos do contexto geral ao incluí-la em uma disciplina específica.

Pode-se trabalhar com direitos humanos em praticamente todas as disciplinas do atual currículo escolar, levando em consideração a evidência na qual se encontra a questão da interdisciplinaridade na sala de aula, torna-se fácil incluir o tema nas atuais disciplinas, não havendo necessidade de criação de uma nova.

REFERÊNCIA

- BRASIL. SDH-PR. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/br/pnedh2/pnedh_2.pdf. Acesso em 24 de dezembro de 2014.

 


Publicado por: Francisco Cassiano Alves dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola