Direitos humanos: disciplina ou temas transversais
Confira uma breve discurso sobre os direitos humanos!O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Abordar a temática dos Direitos Humanos nas escolas é extremamente importante, uma boa educação pautada na divulgação e ampliação destes direitos trará consigo uma melhor convivência em sociedade.
Hoje ainda não há um consenso sobre a forma de abordagem do tema em sala de aula, alguns alegam que deveria haver uma disciplina específica sobre o tema, outros admitem o seu uso como tema transversal.
No Brasil, o surgimento de uma proposta de Educação em Direitos Humanos ainda é bastante recente, pois esta surgiu apenas no ano de 2007, a partir de ampla discussão em todos os estados da federação, que culminou com o relançamento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Segundo o PNEDH, A educação em direitos humanos deve ser promovida em três dimensões:
a) conhecimentos e habilidades: compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana;
b) valores, atitudes e comportamentos: desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos;
c) ações: desencadear atividades para a promoção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos.
Neste sentido, tendo em vista seu caráter interdisciplinar, resta claro que a temática em suas várias dimensões deve ser abordada sob a forma de temas transversais, não podemos isolar os Direitos Humanos do contexto geral ao incluí-la em uma disciplina específica.
Pode-se trabalhar com direitos humanos em praticamente todas as disciplinas do atual currículo escolar, levando em consideração a evidência na qual se encontra a questão da interdisciplinaridade na sala de aula, torna-se fácil incluir o tema nas atuais disciplinas, não havendo necessidade de criação de uma nova.
REFERÊNCIA
- BRASIL. SDH-PR. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/br/pnedh2/pnedh_2.pdf. Acesso em 24 de dezembro de 2014.
Publicado por: Francisco Cassiano Alves dos Santos
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.