Desafios da Educação na Contemporaneidade
Clique e veja alguns desafios da educação na contemporaneidade!O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Numa sociedade imediatista, marcada pela busca incessante do lucro imposto pelo “capitalismo selvagem”, educar para a vida e não exclusivamente para o mercado de trabalho, para a formação do “ser” e não para o “ter”, torna-se um grande desafio.
Não se trata de preparar a criança e o jovem para o futuro, mas de prepará-los para serem inseridos em uma sociedade da qual já fazem parte; sociedade esta alienada e alienante, fragmentada e desprovida de valores.
Vivemos a era da tecnologia, onde as transformações são constantes e numa velocidade estonteante, no entanto a educação parece ter parado no tempo, resistem às mudanças, às transformações, não acompanham, nem respeitam, o ritmo das crianças e jovens e por vezes quer sufocá-los, ou adestrá-los com a desculpa de que estes são indisciplinados e que não gostam da escola, não querem estudar.
Neste sentido, torna-se claro que o grande desafio da educação na atualidade é transformar-se, é abrir-se às mudanças, é tornar-se “atraente” às crianças e jovens, é fazer com que estes tornem-se sujeitos ativos na construção do conhecimento.
Para que esta transformação possa acontecer se faz necessário uma “revolução” na educação, onde todos entendam a educação como transformadora e reflexiva e não apenas alienante e que reproduz o desejo do império capitalista. Uma educação onde gestores, professores, pais, alunos e sociedade sintam-se parte do processo, e assim sintam-se responsáveis pelo desenvolvimento educacional da sua escola, cidade, estado e país.
Para que gestores, professores, pais, alunos e sociedade sejam envolvidos no processo educacional, um Projeto Político-Pedagógico construído com a participação de todos é de fundamental importância, pois assim compartilha-se com todos a responsabilidade de definir os rumos da escola. Também é muito importante que o PPP não seja visto como uma mera formalidade a ser cumprida por exigência legal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996), mas que possa ser um documento que vá nortear toda a ação da escola, que busque a unidade administrativa e pedagógica.
Na construção do PPP é importante e fundamental que os envolvidos busquem o conhecimento teórico, que não fiquem no achismo, mas que possam basear-se em teóricos. Estudar os teóricos da educação é parte essencial para a conquista desse conhecimento referido. É a partir das ideias destes estudiosos que o Projeto Político-Pedagógico deverá estruturar-se na sua base teórica.
Assim, conhecendo a realidade da escola (seus pontos fortes, seus pontos de estrangulamento e a suas necessidades), o tipo de sociedade a qual esta está inserida, definir o tipo de escola e de sociedade que se deseja, o aluno que se deseja formar e com base nos estudos dos especialistas, a partir deste estudo, as escolas deverão construir o seu PPP, documento que irá nortear os rumos da escola.
A partir deste eminente documento tem-se um rumo a seguir, com metas e objetivos a serem alcançados o que faz com que não percamos o foco e estejamos atentos para o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Publicado por: FRANCISCO JOSE DE OLIVEIRA
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