Criatividade X Professor
Como ser criativo? Como criar aulas criativas? Clique e confira uma reflexão sobre o tema.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Há palavras que se esgotaram de tanto serem repetidas. Uma delas é criatividade. Em todas as reuniões e em todos manuais com recomendações para professores há a indicação: sejam criativos. O problema é recomendar algo a alguém sem dizer como. “Seja sexy”; “seja carismático”; “seja criativo”.Como?
Analisando o termo. Criatividade deriva de uma capacidade de inventar, de não repetir, de surpreender e de ser original. Se eu devo ser original, devo evitar repetir o quê?
Será que tudo que já foi criado e trabalhado já não está esgotado? Teremos ainda algo novo ? Algo ainda para se criar?
Nestes meus 30 anos dentro da Educação, ouvi por diversas vezes este: seja CRIATIVA. Posso dizer que fui e muito mas quem consegue criar por trinta anos sem se repetir ou transformar o que se criou em um complemento do que se precisa para aquela nova turma de alunos.
Uma aula criativa pode incluir canais de comunicações, sensações, experiências e outros campos variados que aumentem o impacto da informação sobre o cérebro.
É certo que a necessidade de se criar aulas que chamem a atenção e despertem interesse nos alunos, é importante mas não é só isso que importa. Importante é o professor estar preparado para desenvolver uma aula interessante, que este professor tenha todas as informações sobre o assunto a tratar, que ele possa dizer a um aluno que faz uma pergunta que ele não saiba responder: sobre isso não sei, vamos pesquisar juntos? Isto também é ser criativo, trazer o aluno para perto das suas duvidas e incertezas, mostrar as suas fraquezas pedagógicas é ser honesto pois não sabemos tudo, não precisamos fingir. Isto é ser CRIATIVO.
Publicado por: Beatriz Solera
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.