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Como motivar seus alunos logo no primeiro dia de aula e contribuir para sua permanência na escola

Breve informativo sobre como motivar seus alunos no primeiro dia de aula e contribuir para sua permanência na escola.

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Uma das funções mais importantes dos educadores é motivar. O documentário sobre Ana Carolayne, uma menina de 18 que estudava na época no Colégio Estadual Coronel João Fernandes de Britto no Estado de Sergipe, pode ser muito significativo para ser apresentado logo no primeiro dia de aula. Importante ler o artigo da UNICEF e assistir o vídeo: Ana ia para escola, porém ficava nos corredores e chegou a ficar quatro meses sem ir.  Mas em 2020 com a  chegada do ProSIC na escola, um programa da Unicef em uma parceria com o Instituto Claro,que procura trabalhar com o aluno com distorção idade-série - com dois anos, no mínimo, de atraso escolar em relação à sua matrícula (UNICEF, 2021). Com a chegada da Pandemia tudo ficou mais difícil, mas Ana Carolayne foi abordada antes pelo programa e aceitou ajuda. Foi o Projeto de Vida que a ajudou encontrar uma nova visão em relação ao seu potencial e sua inteligência. Mas ninguém previa a Pandemia da Covid 19, nesse período a escola fez de tudo para não perder Ana e os demais alunos que estavam em uma situação parecida,  enviou material para estudar em casa; quando não foi mais possível criou grupos e WhatsApp - tudo para manter esses alunos ocupados com os estudos e  com os seus sonhos. Em seu depoimento, a jovem manifesta novas expectativas, agora deseja não só terminar o Ensino Médio, mas cursar uma faculdade de Pedagogia. (UNICEF, 2021).https://www.youtube.com/watch?v=SVIewcnQQDs.

O tema é muito pertinente para os alunos do Ensino Médio - a evasão escolar é uma realidade em todo país. A história de Ana Crolayne é uma inspiração para prosseguir com os estudos. Muitas escolas já tem em seu currículo a disciplina Projeto de Vida e um dos seus objetivos é trabalhar ou ajudar os aprendizes a construírem sonhos, não somente construir, mas acreditar. Os brasileiros das camadas mais pobres tem pouca perspectiva, e todo sistema parece trabalhar para que tudo continue igual. Quando um jovem decide fazer diferente, sair do siclo ele abre as portas para outros acreditarem também. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compartilha muito daquilo que se espera do Projeto de Vida, desta-se: "Muitos alunos relatam ou demonstram, direta ou indiretamente, não serem merecedores de sonhar, de modo que grande parte da energia dos professores reside em superar determinismos geográficos ou biológicos e despertar nos adolescentes a vontade deles quererem algo para si, [...]" (BRASIL, S.I). http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf

Os professores, não são responsáveis apenas em transmitir o conhecimento da disciplina nas quais são especialistas. São colaboradores para a construção do futuro. Um futuro melhor, possível com a educação libertadora, conforme ensinou Paulo Freire (FREIRE, 2006). Preparamos nossos aprendizes, com os quais aprendemos também, para a vida. Para fazerem as melhores escolhas.  "Os pilares da educação da UNESCO foram elaborados em 1999 por Jacques Delors, professor político e econômico francês. [...] Os quaro pilares são compostos por: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser, dessa forma o aprendizado é completo englobando o aprendizado citado no currículo e também práticas de respeito, ética, moral e capacidade de pensar nos acontecimentos ao seu redor" (MONTEIRO; SUTIL; BONFIM, 2020, p1471). Tudo isso realizado por um cidadão autônomo, pensante e capaz. Mas essa imensa tarefa não é só do professor, a Constituição de 1988 atribui responsabilidades para todos: "Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." (BRASIL, 1988).

Então a melhor maneira de promover a educação é envolver todos nesse processo, é colaborar para que todos acreditem e jamais desanimem.

Fontes Bibliográficas:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) -  Projeto de Vida: Ser ou existir? [S.I]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/200-projeto-de-vida-ser-ou-existir - Aceso em: 08 jan. 2022.

BRASIL. Constituição de 1988, Art. 205. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf - Acesso em 09 jan. 2022.

FREIRE, Paulo. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1986

MONTEIRO, Marina Gabriele Santos; SUTIL, Marlene Zuleide Oliveira; BONFIM, Rosa Jussara. A INFLUÊNCIA DOS QUATROS PILARES DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO: Um artigo original. Anais do 3° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. 2020; 1470-1485.

UNICEF, Cultura do fracasso escolar afeta milhões de estudantes e desigualdade se agrava na pandemia, alertam UNICEF e Instituto Claro. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/cultura-do-fracasso-escolar-afeta-milhoes-de-estudantes-e-desigualdade-se-agrava-na-pandemia - acesso em: 08 jan. 2022.

UNICEF, Partiu Pedagogia. 2021. Disponível em: https://youtu.be/SVIewcnQQDs acesso em 08 jan. 2023. 

Por Antonio Luis dos Santos

Professor de Letras.


Publicado por: Antonio Luis dos Santos

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