Cada macaco em seu galho?
O êxito na educação depende do conhecimendo apurado.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O título acima, sem nenhum desdém, se me parece, vez por outra, um dito tão coerente quanto sua aplicação no que concerne à gestão escolar.
Estou ciente de que não divago e não me precipito, nem mesmo deixarei que meu conhecimento a respeito me envolva pelo véu do engano, uma vez que disto tenho ciência tal qual um costureiro ao ser solicitado a reparar alguma vestimenta ou um desenhista o esboço de formas e traçados com sombras ou não...
A proposta educacional se diz consciente da importância de haver, acima de tudo, o ensino-aprendizagem. Em outros termos, diz-se que todas as ações (planejadas e flexíveis) se voltam para o desenvolvimento da eficácia educativa: a condição ao aluno de aprender a aprender.
Pois bem. Via de regra, contudo, isso não acontece a contento. Ora, tudo isso pressupõe a atuação de profissionais habilitados, realmente. Então, pergunta-se: de que forma conseguir a produtividade esperada pela Ciência da Educação, tendo em vista a verificação de pessoas “atuando” à frente duma escola, por exemplo, sem a devida formação, exigida pela LDB? Ou, ainda, quando há tal formação acadêmica, são desprovidas de flexibilidade, autocrítica, ponderação e tudo o mais que rezam os enlaces pedagógicos?
Pensemos, pois, no primeiro caso, profissionais de outras linhas do conhecimento exercendo a função de gestores, cuja fundamentação teórica se limita ao retrocesso passo das recordações quando estudantes, e ou ancorados em exemplos tradicionais, aplicados por Diretores e Coordenadores com os quais trabalharam (por isso, lhes servindo de base), noutra oportunidade, realizando, desordenadamente, uma idéia aqui, outra acolá.
Já o segundo caso, por sua vez, teoricamente habilitados, não se apresentam como seres ajuizados e condizentes ao contexto sociocultural no qual estão inseridos, por não se enquadrarem aos moldes, por assim dizer, da contemporaneidade, trabalhando de maneira errônea, deficiente e restrita.
Fato é que não parece haver fim – pelo menos, a diminuição significativa –, infelizmente, a incoerência que há entre o que se propaga, o que reza a pedagogia e a prática escolar, diariamente em colégios públicos. Não basta a permuta de professores duma área atuando noutra, estruturalmente oposta. Não, não basta! A passos curtos, de professores aos gestores ou, como queiram, vice-versa.
O êxito na Educação depende do conhecimento apurado e da lida consciente de educadores e professores, que, em conjunto, exercem suas funções com propriedade, garantindo, assim, a qualidade do ensino e a razão das Instituições de Ensino Superior, ainda que haja esforço de outrem no sentido de prestar serviços de qualidade, sem a passagem pelo Curso específico.
Portanto, cada macaco em seu galho continua, deveras, significando, vigorando, sendo fundamental na Educação, quando se prima por um desenvolvimento pleno e salutar, justo e adequado, comprometido e responsável, porque a banana está para a bananeira e não para a laranjeira, igualmente a Educação está para os Educadores e não para os quebra-galhos.
Publicado por: Renneé Cardoso Fontenele
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