Topo
pesquisar

A Verdadeira Escola de Tempo Integral

Educação

Confira a reflexão do autor sobre a verdadeira escola de tempo integral.

Escola de tempo integral é na verdade desde as últimas eleições a bola da vez como a solução mágica para resolver os crescentes problemas que afligem o nosso sistema educacional. Mas a forma equivocada que os nossos governantes demonstram como sendo escola integral, não passa de uma verdadeira “arrumação”, pois diante da atual situação educacional que passamos muita coisa ainda tem de ser feita, para que possamos proporcionar a toda nossa sociedade uma verdadeira escola de tempo integral, dentre essas podemos destacar: Boa remuneração para que os professores se dediquem exclusivamente apenas a uma instituição de ensino, escolas com amplos espaços, além de uma diversidade de profissionais capacitados, que devem ser desde a direção até os psicólogos necessários para fazerem o acompanhamento de cada aluno. Não basta oferecer apenas alguns cursos profissionalizantes, dentro de espaços restritos oferecidos pelos atuais prédios de nossas escolas, proporcionando com isso uma espécie de aumento de permanência na escola e chamar isso de escola integral.

Escola de tempo integral deve ser uma escola, que atraia de forma voluntaria os jovens, oferecendo-lhes além de espaço amplo uma diversidade de atividades proporcionando aos mesmos o privilégio da escolha referente à que atividade ele se identifica melhor, o espaço amplo será para oferecer além da variedade de atividades, também as opções de lazer já que a proposta é manter o jovem praticamente 24 horas em plena atividade, seja educacional esportiva ou recreativa, proporcionando aos mesmos um grande número de atividades a serem cumpridas ocupando-os praticamente todo o dia. A escola que eu chamo verdadeiramente de escola de tempo integral existe aqui bem perto de nós, mais precisamente no brejo Paraibano na cidade de Guarabira, trata-se de uma instituição filantrópica. Que funciona através de doações e da ajuda de voluntários da própria sociedade e de famílias alemãs, que adquiriram aquele espaço e deixaram sob o comando do padre alemão Geraldo Brandstetter, para fazer um sensacional trabalho social, estou falando da AMEC (Associação Meninos com Cristo), lá além de amplo espaço para a prática das mais variadas atividades diárias dos alunos, contam também com grandes profissionais voluntários, que ajudam a manter na mais perfeita ordem todo aquele espaço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tive o privilégio de visitar essa instituição e ficar surpreendido com tudo que vi, desde a organização até a variedade de recursos a disposição dos profissionais que lá trabalham, dotando-os assim de condições necessárias para se fazer um excelente trabalho. Na minha humilde opinião essa que é a verdadeira escola de tempo integral, inclusive as nossas autoridades deveriam fazer uma visita àquela instituição, para que eles comprovem como se faz uma verdadeira escola de tempo integral. Não sei como funciona a questão da visita, pois fui lá para participar de uma reunião pedagógica, mas acho que toda a sociedade Paraibana e por que não Brasileira, deveria conhecê-la e ver, que aqui bem pertinho existe uma verdadeira escola de tempo integral.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola