A Tecnologia na Sociedade
Um breve resumo sobre a tecnologia na sociedade.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O tema escolhido para fundamentar o presente artigo – A Tecnologia na Sociedade – veio bem a calhar, pois a sociedade moderna não existe sem esta importante ferramenta.
Se você, caro(a) leitor(a), pesquisar em qualquer dicionário da Língua Portuguesa o conceito de Tecnologia, encontrará a seguinte definição: Substantivo feminino. Conjunto de conhecimentos de uma ciência, usados para fazer alguma coisa – o computador, por exemplo, é um produto da tecnologia.
Hoje em dia, computadores, tablets, aparelhos celulares, calculadoras simples ou científicas, entre outros eletrônicos, são a materialização da Tecnologia. Assim, todos os setores da sociedade, bem como todas as nações do mundo, necessitam, em maior ou menor grau, da tecnologia para a sua existência e adequado funcionamento.
Foi-se o tempo das antigas máquinas de datilografia, com aquelas limitações que todos que têm mais de 30 anos conhecem bem. Para se ter uma ideia, a máquina de escrever não aceitava erros de digitação e o processo de impressão dos textos era tão lento quanto as “tecladas” do(a) datilógrafo(a). Também ficaram no passado os famosos ábacos, instrumentos utilizados para realizar cálculos aritméticos. Da mesma forma, ficou para trás as cartas escritas à mão, meio de comunicação humana que atravessou séculos.
Um país que pensa em desenvolvimento tem seu alicerce fundado no meio digital (Informática) e isso não poderia ser diferente no processo educacional. Atualmente, muitas escolas que oferecem cursos de Ensino Fundamental e Médio têm a Informática como componente de sua grade curricular. Más, há 20 anos, aproximadamente, isso não era bem assim. Os alunos não tinham acesso a computadores e, muito menos, à Internet. Que bom que esse quadro começou a mudar nos últimos anos, pois isso denota um processo de desenvolvimento da educação de um país em desenvolvimento como é o caso do nosso gigante e amado Brasil.
Os programas têm se desenvolvido muito desde os anos 90, culminando nessa grande leva que está disponível, hoje. São jogos, redes sociais, correios eletrônicos, entre outros, todos ajudando na construção de uma cultura científica mais moderna, sólida e que tem ajudado, cada vez mais, a humanidade.
Hoje em dia, a sociedade não consegue mais viver sem internet, celulares e computadores. Tais ferramentas já faz parte do dia a dia dos brasileiros, como também do cotidiano de outras nações espalhadas ao redor do mundo.
Muitos medicamentos e equipamentos eletrônicos que ajudam o Homem, no seu dia a dia, foram possíveis graças ao advento da informática, com seus computadores super modernos e cada vez mais potentes.
Assistimos, também, as mudanças climáticas severas que assola, atualmente, não somente à humanidade como toda a biosfera do Planeta. Inúmeras espécies já desapareceram e outras tantas correm o risco de se extinguirem nos próximos anos. Se o Homem continuar agindo dessa maneira, não só os outros seres vivos se extinguirão, como também a espécie humana.
Vale a pena frisar que, ultimamente, acompanhamos, através dos diversos veículos de comunicação, a tragédia da devastação ambiental que assola não somente a Amazônia, como também outros biomas brasileiros. O Cerrado, por exemplo, já está sofrendo com o atual comportamento do Homem. O referido bioma, que abriga inúmeras espécies animais e vegetais endêmicas, já não é mais o mesmo de décadas atrás. A agropecuária está assumindo o lugar da vegetação nativa, num ritmo bastante acelerado e devastador, sem precedentes na história do nosso Brasil.
A culpa da tragédia ambiental que incomoda o mundo todo não é responsabilidade de um ou outro país. É o resultado da atitude de todos, em especial das nações desenvolvidas, que contribuem, em muito, pelo desastre que já está aparecendo na atualidade e em todas as regiões do Planeta. Vale a pena mencionar que países do primeiro mundo como Estados Unidos da América, Rússia, China, entre outros, contribuem, em muito, para o atual cenário decadente da biosfera.
Assim sendo, convido você, caro(a) leitor(a), a refletir um pouco sobre o papel de todos nós frente a este processo que assola não somente a Amazônia, Cerrado ou Mata Atlântica, como também outros biomas brasileiros.
Desse modo, esperamos que a Tecnologia continue se desenvolvendo para que, a partir daí, possa haver um crescimento contínuo da cultura científica no nosso país e para o bem da humanidade e não para promover a guerra e as mortes mundo afora.
Referência consultada
Mattos, G. 1996. Dicionário júnior da língua portuguesa. São Paulo, FTD, 556p.
Publicado por: Fábio Alves Rezende
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.