A Relutância dos Professores diante do 'Óbvio'
A Relutância dos Professores diante do 'Óbvio', o problema dos escritores, A Arte da Guerra para Professores, Educação no Brasil, área da educação.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Um dos grandes problemas dos escritores e dos palestrantes voltados para a área da Educação, especialmente direcionados a professores, é a frase "chavão" utilizada pelos pelos nossos educadores: o assunto é óbvio. Para a maioria, o escritor encheu as páginas de seu livro com assuntos óbvios, que eles já cansaram de ler, e o palestrante encheu a apresentação de slides óbvios, e o resultado da palestra, conseqüentemente, não é muito positivo.
E por que tudo continua do mesmo jeito? Por que o ensino-aprendizagem cai a cada dia, a indisciplina piora, os prédios escolares são danificados pelos alunos? Porque os professores continuam sempre culpando tudo, mas não voltando para dentro de si mesmos e fazendo uma auto-análise profissional. Como a classe é resistente e desunida, a cultura dos professores precisa mudar. E essa é uma das tarefas mais difíceis para melhorar a Educação no Brasil.
Em meu livro "A Arte da Guerra para Professores" abordo temas considerados 'óbvios' para os professores, mas sob um enfoque diferente, voltado para a reflexão, para a mudança, para a valorização da classe.
Ouvi, recentemente, após uma palestra, o seguinte comentário de uma professora com bastante tempo de magistério: "Tudo isso nós já ouvimos. O problema é o processo." Pergunto eu: Que processo? Aquele que muitos professores e professoras vêem todos os dias no espelho de suas casas? Talvez. Por que há professores e escolas por esse Brasil afora que conseguem verdadeiros "milagres" sem material algum, somente com a criatividade, alcançando resultados positivos com seus alunos e com a comunidade em volta?
Culpar apenas o 'processo' e o sistema é muito fácil. Mas é necessário muito mais que isso. É preciso, entre outras coisas, que muitos professores peçam demissão por estarem na profissão errada, atuando como educadores sem nunca terem sido - ou por falta de opção de curso de graduação ou profissional -, estando ali apenas em busca de um emprego.
Isso nada tem a ver com Educação. Isso é óbvio?
*Prof. Maurício Apolinário
é autor do livro "A arte da guerra para professores"
Contato pelo site: www.mauricioapolinario.recantodasletras.com.br
Publicado por: Prof. Maurício Apolinário
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