Topo
pesquisar

A Problemática no Ensino Brasileiro

Educação

Confira aqui uma reflexão acerca da Problemática no Ensino Brasileiro.

O Brasil apresenta um dos piores índices educacionais no mundo. Segundo a Unesco, o país está na 88ª posição sobre a educação em um ranking com 127 países, ficando atrás de Equador e Bolívia. Há vários desafios que precisam ser enfrentados para melhorar a educação.

Dentre esses desafios, podemos citar a falta de investimento na educação dos professores. Sem isto, os educadores ficam apáticos e aulas se tornam improdutivas, dificultando na aprendizagem dos alunos. Além disso, os estudantes, principalmente de instituições públicas, não veem a escola como algo necessário para sua formação, pois eles não têm perspectiva de futuro que dependa disso.

Outro empecilho é a falta de infraestrutura que as escolas apresentam, muitas vezes sem o mínimo de acomodações, como carteiras e cadeiras em perfeitas condições de uso. Em alguns lugares do Brasil não há banheiros e água potável e o acesso às escolas se dá de maneira díficil, a vários quilômetros de distância das comunidades com transporte precário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A educação no país vem melhorando com os anos. De acordo com o Censo-IBGE/2010, a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 ou mais de idade caiu de 13,63% em 2000, para 9,6% em 2010. Porém há muito o que fazer como, por exemplo, melhorar a formação dos educadores, investindo em pós-graduações que aprimorem métodos mais eficazes de ensino. Estimular a participação dos alunos e da comunidade com atividades que visam maior interação deles com a escola, além de maiores investimentos dos Governos para melhorar a infraestrutura das instituições de ensino, melhorando o transporte e as acomodações e incentivar para que os alunos cuidem da escola. Com essas medidas, a educação resultará em um país com mais oportunidades para todos.


Publicado por: MARIANA GARCIA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola