A Juventude e seus Sonhos
A Juventude e seus Sonhos, a juventude nos dias atuais, as características da juventude, os sonhos da juventude, grandes pessoas e seus sonhos, o progresso do pensamento juvenil.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Na sociedade em que estamos inseridos,os jovens desejam muito,mas sonham pouco,não se deram conta de que o desejo não resiste no calor dos fracassos e os sonhos não,sempre se renovam. A juventude está muito ansiosa,estressada,consumista e sem paciência,age por instinto,qualquer coisa é motivo para brigas,não pensam antes de reagir.
E os sonhos?Como nos diz Augusto Cury,em seu livro nunca desista de seus sonhos,”Esqueceram que os sonhos trazem saúde para a emoção,equipam o frágil para ser forte,renovam as forças do ansioso,animam os deprimidos,transformam os inseguros em seres humanos de raro valor.Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunodades.Mas a culpa não é dos jovens.A sociedade criou uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar.”
Sócrates, Platão, Abraham Lincoln, Einsten, Freud, Marx, Machado de Assis e muitos outros foram grandes sonhadores. Tiveram grandes projetos,porque viveram grandes sonhos que mudaram a história.Seus sonhos trouxeram esperenças nas perdas,renovaram suas forças nas derrotas.
Ainda citando Cury:“A vida é um jogo.Podemos perder em muitos momentos,mas não podemos admitir ficar no banco de reservas”
A única esperança de progresso do pensamento juvenil,é a implantação de um novo sistema educacional de qualidade,essa sim abre as portas dos horizontes,insentiva o jovem a sonhar,a pensar, a ter a capacidade de ser empreendedor e príncipalmente liberta-o jovem do cárcere do comformismo,deixando-o livre para percorrer e explorar o desconhecido.
Afinal,como nos diz em seu livro,12 semanas para mudar uma vida,Cury nos deixa instigado a uma boa reflexão:”A vida é um eterno aprendizado. Sempre precisamos aprender com os outros,observar pessoas com ricas história para escrevermos a nossa própria história”
Referências:
Cury,Augusto,Nunca desista de seus sonhos,
Rio de Janeiro:Editora Sextante,2007.
Cury,Augusto,12 semanas para mudar uma vida,São Paulo:Editora Academia de Inteligência,2007
Marcus Costa de Santana
Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro
3°Ensino Médio na Modalidade Normal
Idade:17
Publicado por: Marcus Costa de Santana
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.