Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

A Juventude e seus Sonhos

A Juventude e seus Sonhos, a juventude nos dias atuais, as características da juventude, os sonhos da juventude, grandes pessoas e seus sonhos, o progresso do pensamento juvenil.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Na sociedade em que estamos inseridos,os jovens desejam muito,mas sonham pouco,não se deram conta de que o desejo não resiste no calor dos fracassos e os sonhos não,sempre se renovam. A juventude está muito ansiosa,estressada,consumista e sem paciência,age por instinto,qualquer coisa é motivo para brigas,não pensam antes de reagir.

E os sonhos?Como nos diz Augusto Cury,em seu livro nunca desista de seus sonhos,”Esqueceram que os sonhos trazem saúde para a emoção,equipam o frágil para ser forte,renovam as forças do ansioso,animam os deprimidos,transformam os inseguros em seres humanos de raro valor.Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunodades.Mas a culpa não é dos jovens.A sociedade criou uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar.”

Sócrates, Platão, Abraham Lincoln, Einsten, Freud, Marx, Machado de Assis e muitos outros foram grandes sonhadores. Tiveram grandes projetos,porque viveram grandes sonhos que mudaram a história.Seus sonhos trouxeram esperenças nas perdas,renovaram suas forças nas derrotas.
Ainda citando Cury:“A vida é um jogo.Podemos perder em muitos momentos,mas não podemos admitir ficar no banco de reservas”

A única esperança de progresso do pensamento juvenil,é a implantação de um novo sistema educacional de qualidade,essa sim abre as portas dos horizontes,insentiva o jovem a sonhar,a pensar, a ter a capacidade de ser empreendedor e príncipalmente liberta-o jovem do cárcere do comformismo,deixando-o livre para percorrer e explorar o desconhecido.

Afinal,como nos diz em seu livro,12 semanas para mudar uma vida,Cury nos deixa instigado a uma boa reflexão:”A vida é um eterno aprendizado. Sempre precisamos aprender com os outros,observar pessoas com ricas história para escrevermos a nossa própria história”

Referências:


Cury,Augusto,Nunca desista de seus sonhos,
Rio de Janeiro:Editora Sextante,2007.

Cury,Augusto,12 semanas para mudar uma vida,São Paulo:Editora Academia de Inteligência,2007


 

Marcus Costa de Santana
Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro
3°Ensino Médio na Modalidade Normal
Idade:17


Publicado por: Marcus Costa de Santana

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.