A Importância da Permanência do Professor na Mesma Escola
Qual é a importância da permanência do professor sempre na mesma escola?O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A Permanência do professor ao longo dos anos em uma mesma unidade escolar, refletindo um maior aprofundamento dos laços afetivos e sociais, também trazendo benefícios na área profissional, um, pois este profissional passa a apresentar uma maior auto-estima, sentindo-se parte integrante daquela comunidade escolar. Seus laços com esses alunos saem fortalecidos, mais profundos, e este profissional, consegue acompanhar por longos anos o desenvolvimento de seu alunado. Essa maior integração e comprometimento resultam em um profissional mais motivado, atento e participativo conseguindo perceber e sanar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos.
Esse professor conhece seus alunos, sabe o nome deles, sabe muitas vezes onde moram. Seus alunos não são apenas números e nem mesmo o professor se sente também apenas um número naquela escola.
Observo professores que passam mais de umas décadas na mesma escola, por opção, por afinidade e por amor aos alunos, a comunidade, aos seus parceiros de trabalho, criando uma escola que consegue atravessar por muitas dificuldades sem perder o ritmo e nem mesmo o rumo. Os professores são solidários e se ajudam, em plena harmonia, auxiliando o andamento escolar e o atendimento as suas obrigações e proteção aos seus alunos.
A harmonia e a integração com a escola são fantásticas. O professor em uma escola como essa, acompanha por opção seu aluno até chegarem ao ensino médio! O resultado disso? Um aluno com uma relação afetiva e de confiança com esses professores.
Esse profissional dificilmente enfrentará dificuldades e confrontos em sua turma. Eles se conhecem e confiam mutuamente.
A orientação dada na área e direcionamento dos estudos dos alunos, tanto para o encaminhamento profissional, orientação financeira, emocional e de vida refletem um aluno preparado e fortalecido para o mundo.
Há a troca afetiva intelectual, repleta de significados. Onde muitas vezes o professor orienta esse aluno até mesmo do medo e insegurança , típica da idade escolar.
O docente que permanece mais de uma década na mesma escola constrói laços com a comunidade, com seus parceiros de trabalho, são apoios, relações de cumplicidade afetiva, emocional e profissional. São professores que convivem em ambiente que muda constantemente de acordo com as necessidades educacionais e políticas, de gestão e governo, e ainda assim, a parceria e a solidariedade mútuas nesses profissionais faz com que a carga profissional seja menos pesada.
As ansiedade e dificuldades são compartilhadas e superadas em conjunto, onde até mesmo a equipe gestora encontra parceria e há apoio mútuo, para se enfrentarem as dificulades e solucionarem os problemas que surgirem.
Publicado por: michele stanojev moreira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.