Topo
pesquisar

A Importância da Permanência do Professor na Mesma Escola

Educação

Qual é a importância da permanência do professor sempre na mesma escola?

A Permanência do professor ao longo dos anos em uma mesma unidade escolar, refletindo um maior aprofundamento dos laços afetivos e sociais, também trazendo benefícios na área profissional, um, pois este profissional passa a apresentar uma maior auto-estima, sentindo-se parte integrante daquela comunidade escolar. Seus laços com esses alunos saem fortalecidos, mais profundos, e este profissional, consegue acompanhar por longos anos o desenvolvimento de seu alunado. Essa maior integração e comprometimento resultam em um profissional mais motivado, atento e participativo conseguindo perceber e sanar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos.

Esse professor conhece seus alunos, sabe o nome deles, sabe muitas vezes onde moram. Seus alunos não são apenas números e nem mesmo o professor se sente também apenas um número naquela escola.

Observo professores que passam mais de umas décadas na mesma escola, por opção, por afinidade e por amor aos alunos, a comunidade, aos seus parceiros de trabalho, criando uma escola que consegue atravessar por muitas dificuldades sem perder o ritmo e nem mesmo o rumo. Os professores são solidários e se ajudam, em plena harmonia, auxiliando o andamento escolar e o atendimento as suas obrigações e proteção aos seus alunos.

A harmonia e a integração com a escola são fantásticas. O professor em uma escola como essa, acompanha por opção seu aluno até chegarem ao ensino médio! O resultado disso? Um aluno com uma relação afetiva e de confiança com esses professores.

Esse profissional dificilmente enfrentará dificuldades e confrontos em sua turma. Eles se conhecem e confiam mutuamente.

A orientação dada na área e direcionamento dos estudos dos alunos, tanto para o encaminhamento profissional, orientação financeira, emocional e de vida refletem um aluno preparado e fortalecido para o mundo.

Há a troca afetiva intelectual, repleta de significados. Onde muitas vezes o professor orienta esse aluno até mesmo do medo e insegurança , típica da idade escolar.

O docente que permanece mais de uma década na mesma escola constrói laços com a comunidade, com seus parceiros de trabalho, são apoios, relações de cumplicidade afetiva, emocional e profissional. São professores que convivem em ambiente que muda constantemente de acordo com as necessidades educacionais e políticas, de gestão e governo, e ainda assim, a parceria e a solidariedade mútuas nesses profissionais faz com que a carga profissional seja menos pesada.

As ansiedade e dificuldades são compartilhadas e superadas em conjunto, onde até mesmo a equipe gestora encontra parceria e há apoio mútuo, para se enfrentarem as dificulades e solucionarem  os problemas que surgirem.


Publicado por: michele stanojev moreira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola