Whatsapp

Natação

Educação Física

Natação, o que é Natação, quais as vantagens de se praticar a Natação, a Natação e a saúde, Natação o esporte mais completo, história da Natação, a Natação no Brasil.

É uma atividade física praticada tanto pelo homem como pelos animais aquáticos. Onde a pessoa se desloca de um lado para o outro na água, através da combinação de movimentos das pernas e braços. Esse esporte é sem dúvida um dos mais completos, pois envolve boa parte dos músculos do corpo durante a atividade. Na antiguidade, a natação para os povos antigos servia somente como meio de sobrevivência, para fugir de algum animal, ou para caçar.

A natação teve sua disseminação pelo mundo apenas na segunda metade do século XIX, quando começou a emergir como desporto, a primeira prova foi realizada em Londres. A natação chegou ao Brasil somente em 1897, quando foi fundado no Rio de Janeiro a União de Regatas Fluminense, o primeiro campeonato foi realizado em 1898. Com o passar dos anos, a natação brasileira foi evoluindo, projetando-se internacionalmente, quando diversos nadadores brasileiros obtiveram marcas mundiais e quebraram recordes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o grande nome da natação brasileira é o nadador Thiago Pereira que conquistou seis medalhas de ouro em uma só edição dos jogos Pan-Americanos. Existem quatro estilos na natação: crawl, costas, borboleta e peito, a prática desses quatro estilos em uma mesma prova é denominada de medley. A pessoa que pratica a natação obtém grandes benefícios para sua saúde e ganha uma bela silhueta, já que o indivíduo perde muitas calorias durante a prática da atividade.

Precauções na natação:

• Quando for nadar evitar lugares muito fundos;
• Nunca nadar em mar aberto;
• Quando estiver nadando é essencial que tenha uma pessoa observando, pois em caso de afogamento essa pode buscar ajuda.
• Não permanecer muito tempo dentro da água, pois pode causar cãibras e ao tentar nadar não consegue e acaba afogando.


Publicado por: Eliene Percília

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.