Movimentos fundamentais: Estímulos ou Maturação para o seu desenvolvimento?
Desenvolvendo a atividade motora a partir dos primeiros anos da infancia.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
O presente artigo propõe uma rápida análise e correlação de pensamentos dos autores Piaget e Vygotsky relacionadas ao desenvolvimento de habilidades fundamentais da criança, discutidos na disciplina Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora do curso de pós-graduação em Educação Física Escolar na Faculdade de Macapá – FAMA.
Palavras-Chave: Habilidades; Estágio; Criança
ARTIGO
As “habilidades motoras fundamentais” de acordo com Gallahue (1983) devem ser desenvolvidas nos primeiros anos da infância e estas fazem parte do processo de desenvolvimento motor da criança. Tais habilidades estão intrinsecamente relacionadas ao período neonatal onde acontecem os movimentos rudimentares. Neste momento a criança percebe que o seu corpo é dotado de capacidades motoras e começa a explorar e experimentar tais capacidades.
Para o mesmo autor o desenvolvimento das habilidades motoras passa por três fases: Fase Inicial de 0 a 2 anos onde a criança apresenta as primeiras tentativas de realizar uma habilidade fundamental, seus movimentos são sequenciados e restritos, uso exagerado do corpo e fluxo rítmico e coordenação ainda deficientes; Fase Elementar de 3 ou 4 anos, nesta fase ocorre um maior controle e uma melhora nos padrões de movimento, contudo ainda são restritos ou exagerados, embora mais bem coordenados. Neste momento a criança começa a amadurecer seus movimentos fundamentais. Fase Madura de 5 ou 6 anos. Nesta fase os movimentos fundamentais caracterizam-se por desempenhos mecanicamente eficientes, coordenados e controlados.
Para Piaget (1990), o desenvolvimento pode ocorrer de forma maturacional, onde a aprendizagem é um processo no qual começa ao nascer e acaba ao morrer de cada um, ou seja, o autor defende que esse desenvolvimento ocorre devido o processo de maturação, habilidades motoras fundamentais maduras, porém, para a maioria das crianças a informação não é verdadeira, pois deve haver alguma combinação de oportunidades para a prática, o encorajamento e a instrução em um ambiente favorável. Como diz Vygotsky (1986) o convívio em sociedade é fundamental para a transformação do Ser Biológico em Ser Humano, ou seja, a interação com o próximo é essencial para o seu desenvolvimento.
Nenhuma teoria sobre o desenvolvimento humano está completa por excelência ou totalmente precisa e como resultado todas falham em algum ponto ou se completam. Logo se observa que as idéias se complementam, e desta forma um Ser com os devidos estímulos e sem a carga genética favorável para aprender, assimilar e executar tais movimentos dificilmente irá se desenvolver, assim como no caso da criança com uma carga genética considerável e estímulos ausentes por si só provavelmente não atingirá um nível de desenvolvimento desejado, tendo em vista, conclui-se que as teses se correlacionam e desta forma o desenvolvimento da criança precisa além de estímulos a carga genética e vice-versa.
REFERÊNCIA
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=gallahue+e+desenvolvimento+motor&meta=&aq=o&oq= (acesso em 06/02/2010 as 19:30).
RODRIGUES, Judite Filgueiras. Educação física escolar: aprender com o movimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 112p.
AUTORES
- Fausto Thiago Maciel Simões;*
Ivanne da Fonseca Ramos;*
Jeane Pereira da Silva; *
Kilverton Elifas Santos Peleja; *
Stephanie Vanessa Penafort Martins; *
Rafaelle Dayanne Dias Barros; *
Otávio José da Silva Braga. *
- Judite Filgueiras Rodrigues **
* Acadêmicos do curso de pós-graduação em Educação Física Escolar da Faculdade de Macapá – FAMA.
** Docente-Mestre em Educação e Doutora em Ciência do Movimento Humano.
Publicado por: Rafaelle Dayanne Dias Barros
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