Esta resenha aborda o artigo Leitura e alfabetização do autor Rogério Paiva Castro.
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Desde o final do século xx a educação transita um acelerado processo de transformação caracterizado por um rendimento de percepção, uma integração social e uma modernização tecnológica. Em virtude disto o profissional da educação cada vez mais tem buscado se aperfeiçoar em seu ramo de estudo, para atender as necessidades da grande variedade de alunos, respeitando suas diferenças.
Segundo o autor o professor tem que se diversificar, buscar novos horizontes, fugir do tradicional, fazer a diferença na maneira de repassar o conhecimento aos alunos, de uma forma pratica e rápida. Aproveitando as experiências vividas por cada individuo. Desta forma a aprendizagem inicia com um estímulo por natureza física e química. O mais importante e perceber e identificar as necessidades e problemática do aluno para desenvolver um bom trabalho satisfatório.
O professor deve avaliar as conseqüências das brincadeiras espontâneas ou de programas esportivos que buscam o rendimento da criança. Alem disso vários fatores interferem no desenvolvimento motor que dependendo da pedagogia a ser usada bem como o psicológico, biomecânico e fisiológico servem para contribuir no ensino aprendizagem.
Outrossim, devemos considerar que o desenvolvimento motor e influenciado pelo meio como a urbanização, tamanho da família, posição sócio econômica e somando esses pontos faz uma diferenciação somática ao longo do tempo.
Devemos considerar que o desenvolvimento motor se desenvolve através de trabalhos específicos, de acordo com o gral de dificuldade na execução precisa do movimento. Dentro do atual contexto, cabe a escola através do trabalho do professor articular estratégias, para manter uma relação dialética com a sociedade, ao mesmo tempo em que ela produz e transforma a sociedade e a cultura.
Não podemos esquecer que a criança não e meramente ignorante ou um recipiente vazio, mas alguém capaz de raciocinar e extrair sentidos por conta própria e pelo discurso com outros. Nesse caso o conhecimento se desenvolve a partir do intercambio entre os discursos dos sujeitos pensantes e seus idealizadores.
Em suma se faz necessário por em pratica o projeto político pedagógico da escola através de ações a serem desenvolvidas para o desenvolvimento intelectual do aluno.
Publicado por: CLAUDIA DA SILVA SACRAMENTO
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