Whatsapp

Dicas para não desistir dos Exercícios Físicos

Educação Física

Confira algumas dicas para não desistir da prática de exercícios físicos.

As festas de final de ano passaram, para muitos as férias já terminaram e outros ainda estão de férias, seja do trabalho ou dos estudos. E também há os que somente irão viajar durante o período de carnaval. Muitos estão naquele ritmo em que as horas do dia passam e o calor dentro de casa aliado à sensação de quilos a mais ganhos com os exageros na alimentação e nas bebidas, levando, finalmente, a pessoa a pensar naquela velha promessa de começar a fazer exercícios e se cuidar mais no começo do ano novo.

Um grande problema enfrentado para quem vai recomeçar seus exercícios é outra promessa: na segunda-feira eu começo. Então, quando não se começa deixasse para a próxima semana, e assim segue. Depois tem o carnaval e quando se percebe março já chegou. O que será que aconteceu desde dezembro, quando interrompemos a nossa prática regular de exercícios?

Pensando nisso, e para que o recomeço não seja, mais uma vez, um desafio adiado, podemos propor pelo menos quatro ações básicas que podem ajudar as pessoas na adaptação à prática regular dos exercícios físicos ou no seu retorno neste começo de ano:

1.    Encontrar um local para a prática perto do trabalho, ou no caminho de casa para o trabalho, ou do trabalho para casa;
2.    Procurar priorizar objetivos alcançáveis a curto e médios prazos e sempre reavaliando e acrescentando novas metas;
3.    Estar bem orientado, por profissionais de Educação capacitados.
4.    Estar em boa companhia, como amigos e família, pode motivar e até mesmo te “forçar” a não faltar, por maior que seja a preguiça ou cansaço.

Este último pode ser uma das ações mais importantes, procurar fazer a prática esportiva acompanhado de pessoas queridas. O casal pode aproveitar a caminhada para contar os acontecimentos do dia enquanto cada um estava em seu trabalho. Um treino na academia feito com uma galera de amigos é mais do que praticar exercícios, é dar risada com as piadas dos conhecidos e ainda poder acompanhá-los depois de suar na esteira ou na aula de localizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Embora a situação financeira nem sempre contribua para isso, pois alguns tipos de modalidades são mais caras do que a simples academia, é preciso também sentir prazer com a prática de exercícios físicos. O que significa optar pela modalidade esportiva que mais lhe agrada. Se não gosta de pedalar, tente a musculação. Se a caminhada não lhe agrada tente um esporte. Se o futebol não deu certo tente artes marciais ou alongamento. Se não gosta de nada alterne de uma modalidade para outra a cada seis messes.

Outro aspecto importante, é que devemos nos lembrar de cuidar da alimentação. O ideal é buscar a orientação de um ou uma nutricionista. Este profissional vai avaliar seu estado nutricional atual e a sua pratica alimentar. Depois de conhecer seus hábitos e anseios ele vai te orientar como proceder com sua alimentação no dia a dia. Lembre-se não vale pegar em uma revista ou com um colega, pois o seu ritmo de vida não é o mesmo das outras pessoas. E principalmente, você é um indivíduo único e não é igual a nenhum outro.

Juarez Alves das Neves Junior

Licenciatura Plena em Educação Física, Pós-graduação em Fisiologia do Exercício, Pós-graduação em Personal Trainer e Musculação, Mestrado em Administração, Professor do Instituto Federal de Educação de Rondônia

SABA, Fábio. MEXA-SE. Editora Takano. São Paulo, 2003.


Publicado por: Juarez Alves das Neves Junior

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.