Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Dicas para não desistir dos Exercícios Físicos

Confira algumas dicas para não desistir da prática de exercícios físicos.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

As festas de final de ano passaram, para muitos as férias já terminaram e outros ainda estão de férias, seja do trabalho ou dos estudos. E também há os que somente irão viajar durante o período de carnaval. Muitos estão naquele ritmo em que as horas do dia passam e o calor dentro de casa aliado à sensação de quilos a mais ganhos com os exageros na alimentação e nas bebidas, levando, finalmente, a pessoa a pensar naquela velha promessa de começar a fazer exercícios e se cuidar mais no começo do ano novo.

Um grande problema enfrentado para quem vai recomeçar seus exercícios é outra promessa: na segunda-feira eu começo. Então, quando não se começa deixasse para a próxima semana, e assim segue. Depois tem o carnaval e quando se percebe março já chegou. O que será que aconteceu desde dezembro, quando interrompemos a nossa prática regular de exercícios?

Pensando nisso, e para que o recomeço não seja, mais uma vez, um desafio adiado, podemos propor pelo menos quatro ações básicas que podem ajudar as pessoas na adaptação à prática regular dos exercícios físicos ou no seu retorno neste começo de ano:

1.    Encontrar um local para a prática perto do trabalho, ou no caminho de casa para o trabalho, ou do trabalho para casa;
2.    Procurar priorizar objetivos alcançáveis a curto e médios prazos e sempre reavaliando e acrescentando novas metas;
3.    Estar bem orientado, por profissionais de Educação capacitados.
4.    Estar em boa companhia, como amigos e família, pode motivar e até mesmo te “forçar” a não faltar, por maior que seja a preguiça ou cansaço.

Este último pode ser uma das ações mais importantes, procurar fazer a prática esportiva acompanhado de pessoas queridas. O casal pode aproveitar a caminhada para contar os acontecimentos do dia enquanto cada um estava em seu trabalho. Um treino na academia feito com uma galera de amigos é mais do que praticar exercícios, é dar risada com as piadas dos conhecidos e ainda poder acompanhá-los depois de suar na esteira ou na aula de localizada.

Embora a situação financeira nem sempre contribua para isso, pois alguns tipos de modalidades são mais caras do que a simples academia, é preciso também sentir prazer com a prática de exercícios físicos. O que significa optar pela modalidade esportiva que mais lhe agrada. Se não gosta de pedalar, tente a musculação. Se a caminhada não lhe agrada tente um esporte. Se o futebol não deu certo tente artes marciais ou alongamento. Se não gosta de nada alterne de uma modalidade para outra a cada seis messes.

Outro aspecto importante, é que devemos nos lembrar de cuidar da alimentação. O ideal é buscar a orientação de um ou uma nutricionista. Este profissional vai avaliar seu estado nutricional atual e a sua pratica alimentar. Depois de conhecer seus hábitos e anseios ele vai te orientar como proceder com sua alimentação no dia a dia. Lembre-se não vale pegar em uma revista ou com um colega, pois o seu ritmo de vida não é o mesmo das outras pessoas. E principalmente, você é um indivíduo único e não é igual a nenhum outro.

Juarez Alves das Neves Junior

Licenciatura Plena em Educação Física, Pós-graduação em Fisiologia do Exercício, Pós-graduação em Personal Trainer e Musculação, Mestrado em Administração, Professor do Instituto Federal de Educação de Rondônia

SABA, Fábio. MEXA-SE. Editora Takano. São Paulo, 2003.


Publicado por: Juarez Alves das Neves Junior

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.