Desnutrição: Implicações no desenvolvimento motor
Como a desnutrição interfere no processo de desenvolvimento motor.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Resumo
As habilidades motoras, desenvolvimento e crescimento começam na vida intra-uterina. A desnutrição se não cuidada logo nos primeiros meses de vida, quando o feto ainda está em processo de formação pode acumular em uma serie de problemas prejudiciais para o seu bom desenvolvimento acarretando no atraso de suas funções orgânicas e neuromuscular ao longo de sua existência.
Palavras-chave: Desnutrição. Habilidades. Neuromuscular.
Nossos movimentos motores para serem progressivos e naturais dentro de uma “normalidade” vão depender de vários fatores internos e externos que começa na gestação até maturação, estado diretamente ligados as habilidades neuromotoras. Ainda na gestação, a falta de nutrientes no organismo da mãe pode afetar um bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular (Barros, Manhaes-De-Castro et al., 2006; Barreto-Medeiros, Queiros-Santos et al., 2007; Lopes De Souza, Orozco-Solis et al., 2008; Toscano, Amorim et al., 2008).
A desnutrição geralmente ocorre quando há uma carência ou deficiência de nutrientes essenciais ao organismo, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo. Quando a alimentação é deficiente, o corpo humano sofre adaptações para continuar funcionando e muitas vezes estas adaptações provocam alterações como diminuição do peso e estatura, fraqueza, dificuldade de raciocínio, mutilação nos movimentos motores,
Vários estudos foram feitos para mostrar a relação entre desnutrição e desenvolvimento motor e foi verificado que existe uma correlação significativa que pode afetar o crescimento do indivíduo. Os movimentos musculares ao longo da vida devem ser estimulados para seu bom funcionamento e o crescimento infantil. “A nutrição tem sido aceita como um pré-requisito para o crescimento e desenvolvimento adequado, a desnutrição gera atraso do desenvolvimento psicomotor e intelectual” (Mansur SS, Neto FR. Desenvolvimento europsicomotor de lactentes desnutridos/).
Assim nesse sentido prejudica e retarda o que se diz “padrão” de atividades motoras principalmente se a mãe não tem uma boa alimentação e conseqüentemente seus filhos, se não forem bem alimentados, serão também desnutridos. (Sem atividade física suficiente o corpo perde rigidez nas fibras musculares e implica no desenvolvimento neuro-motor das crianças). “A deficiência na atividade locomotora e nas propriedades do músculo esquelético pode repercutir no desenvolvimento neuro-motor e nas Habilidades motoras “das crianças” (Barros, Manhaes-De-Castro et al., 2006).
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento indica as condições de saúde e de vida da criança e com isso levantam-se dúvidas sobre o desenvolvimento neuro-motor e de habilidades motoras de crianças em idade escolar e sua relação com o estado nutricional materna.
Como prevenir a desnutrição?
Orientar corretamente as mães a respeito do aleitamento materno.
Divulgar informações sobre o conceito de alimentação saudável em locais e em meios de comunicação.
Alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
Uma alimentação balanceada possuindo as calorias suficientes previne várias doenças e atende as necessidades básica do corpo e o indivíduo conseguirem ter seus movimentos motores em perfeito funcionamento.
Para Kane (1993) a dieta equilibrada é aquela que apresenta relação proporcional com a demanda energética, com as necessidades especiais do crescimento, da regeneração ou da resposta ao estresse, assim como, da prevenção de doenças e manutenção da saúde.
Os principais objetivos do tratamento são:
Recuperar o estado nutricional.
Normalizar as alterações orgânicas ocasionadas pela desnutrição.
Promover o crescimento (no caso das crianças) e o ganho de peso.
Existem recomendações gerais que ajudam no tratamento de desnutridos: uma dieta específica para o caso, aliada a uma educação (ou reeducação) alimentar; orientações sobre higiene alimentar e pessoal; e a participação familiar nesse processo.
Dessa forma é possível apontarmos a desnutrição protéico-calórica como fator limitante no desempenho motor, estando suas conseqüências fisiológicas, intimamente relacionadas com alterações metabólicas no exercício físico.
REFERÊNCIAS
Barreto-Medeiros, J. A. Queiros-Santos, et al. Stress/aggressiveness-induced immune changes are altered in adult rats submitted to neonatal malnutrition. Neuroimmunomodulation, v.14, n.5, p.229-334. 2007.
Barros, K. M., R. Manhaes-De-Castro, et al. A regional model (Northeastern Brazil) of induced mal-nutrition delays ontogeny of reflexes and locomotor activity in rats. Nutr Neurosci, v.9, n.1-2, Feb-Apr, p.99-104. 2006.
Lopes De Souza, S., R. Orozco-Solis, et al. Perinatal protein restriction reduces the inhibitory action of serotonin on food intake. Eur J Neurosci, v.27, n.6, Mar, p.1400-8. 2008.
NEIVA, Cassiano Merussi, Guerino Marcelo Renato, Mello Maria Alice Roston. Análise dos efeitos da desnutrição Proteico-calórica sobre as respostas ao Exercício agudo (single section) Parâmetros metabólicos· Motriz – Volume 1, Número 1, 32- 43, junho/1999
Toscano, A. E. M. A. Amorim, et al. Do malnutrition and fluoxetine neonatal treatment program alterations in heart morphology? Life Sci, v.82, n.21-22, May 23, p.1131-6. 2008.
Os autores
Alberlice de Oliveira Adão - Pedagoga, Acadêmica de Ed. Física e Pós-graduando em Ed. Física Escolar
Adriana Magalhães2 - Pós-Graduando em Ed. Física Escolar
Claudia da Silva Sacramento - Pós-Graduando em Ed. Física Escolar
Daniely Serra - Pós-Graduando em Ed. Física Escolar
Edinalva Assunção - Pós-Graduando em Ed. Física Escolar
Geyse Arruda Ramos - Pós-Graduando em Ed. Física Escolar
Maria Alvanéia das Neves Rosa - Pós-Graduando em Ed. Física Escolar
Waldene dos Santos Tenório - Pós-Graduando em Ed. Física Escolar
Judite Filgueiras Rodrigues - Docente da Disciplina: Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Msª. Ciência da Educação e Drª. Ciência do Movimento Humano
Publicado por: geyse arruda ramos
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