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Beneficio da Educação Física Para Crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Análise sobre o Beneficio da Educação Física Para Crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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RESUMO

O presente artigo trata-se de um estudo sobre Benefícios da Educação Física para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma revisão de literatura com pesquisa bibliográfica em que se busca informações em livros, revistas, publicações e demais materiais sobre o assunto. Entre os objetivos está à busca de maiores informações sobre o tema. O presente estudo visa demonstrar a importância da Educação Física no Ensino Fundamental, devido a sua relevância e efetividade no âmbito educacional, vez que esta preza pela formação de indivíduos críticos, reflexivo e seletivos com capacidade de desenvolver e aprimorar suas habilidades motoras e psicomotoras, interagindo com o mundo ao seu redor.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Crianças.

ABSTRACT

This article is a study on the Benefits of Physical Education for children in the early years of Elementary School. Through a literature review with bibliographic research in which information is sought in books, magazines, publications and other materials on the subject. Among the objectives is the search for more information on the subject. The present study aims to demonstrate the importance of Physical Education in Elementary School, due to its relevance and effectiveness in the educational scope, since it values ​​the formation of critical, reflective and selective individuals with the ability to develop and improve their motor and psychomotor skills, interacting with the world around you.

Keywords: Physical Education. Elementary School. Children.

1 INTRODUÇÃO

Conforme o Conselho Federal de Educação Física é nos anos iniciais do Ensino Fundamental que ocorrem diversas transformações no desenvolvimento infantil, portanto é de suma importância os constantes estímulos, sendo inserido sempre ao cotidiano da criança novas habilidades a fim de que a mesma possa aprender a lidar com inúmeras situações e vencer possíveis obstáculos que surgirão.

A Educação Física possui um papel extremamente importante nos anos iniciais, visto que possibilita a diversidade de experiências e situações por meio de vivencias, a prática do movimento nos anos iniciais é um caminho para que a criança possa compreender melhor suas habilidades, conseguindo assim adaptá-las a outras atividades tanto dentro da escola quanto fora.

Propor ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula.

2 DESENVOLVIMENTO

A Educação Física nas séries iniciais visa auxiliar o aluno em seu desenvolvimento motor, suas habilidades físicas e capacidades. Nesse espaço de tempo há uma busca em proporcionar aos alunos diversos tipos de movimentos e atividades, a fim de que este vivencie e adapte-se as necessidades do seu dia, facilitando assim as futuras tarefas que exijam habilidades físicas e motoras para serem bem realizadas.

A educação Física é uma das maneiras mais eficientes pela qual o indivíduo pode interagir, também sendo uma ferramenta relevante para a aquisição e aprimoramento de novas habilidades motoras e psicomotoras, visto que a prática pedagógica é capaz não apenas de promover a habilidade física como a aquisição de consciência e compreensão da realidade de maneira democrática, humanizada e diversificada, cabe salientar que nessa etapa educacional a Educação Física deve ser vista como meio de informação e formação para as gerações.

A escola é o local onde muitas crianças tem seu primeiro contato com as atividades físicas planejadas, sendo assim é de suma importância a mesma como promotora de desenvolvimento e aprimoramento das esferas cognitivas, auditivas e motoras, tal contato planejado faz com que as crianças envolvidas possa compreender e/ou adaptar suas habilidades são apenas no ambiente escolar como também em todos os outros a que tenha acesso.

Baseada na interdependência entre desenvolvimento cognitivo e motor, a psicomotricidade surge como crítica ao dualismo corpo-mente predominante na Educação Física Escolar, fundamentando suas ações nos jogos de movimento e de exercitação. O trabalho profissional passa a organizar-se em torno do desenvolvimento das estruturas psicomotoras de base: coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, organização espaço temporal e esquema corporal, buscando integrar homem e espaço, corpo e alma. O desenvolvimento psicomotor torna-se pré-requisito para a aquisição de conteúdos cognitivos, e a educação do movimento dá lugar a educação pelo movimento. (GALLARDO, 1998, p. 22).

A Educação Física hoje é uma disciplina obrigatória e designada na lei, fazendo parte do currículos da educação básica de todas as escola brasileiras, deve estar dentro da proposta pedagógica de cada instituição de ensino, muito embora tenha todo o amparo legal ainda se negligencia sua aplicação, mesmo os professores e gestores tendo amplo conhecimento da lei majoritária da educação e a proposta pedagógica a qual é elaborada por todos os profissionais da escola.

Conforme os parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação Física é de extrema importância na primeira fase educacional, tendo em vista que tal prática tende a propiciar aos alunos envolvidos no processo a possibilidade de desenvolver e aprimorar as habilidades corporais, assim como auxiliá-lo na interação social e com o meio que os cercam, visto que o desenvolvimento humano é mais ágil quando existe interação social.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, o Ensino Fundamental I envolve o 1º ao 5º ano, compreende a faixa etária que varia entre os 6 anos aos 10 anos de idade. Essa disciplina é facilitadora no processo de ensino aprendizagem, sendo uma fonte necessária para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, portanto, é necessário que os educandos da Educação Básica participem das aulas de Educação Física “independentemente de cor, raça, etnia e classe social”, sendo facultativa sua prática somente em casos presentes no rol taxativo da LDB em seu art. 26 §3º. (BRASIL, 2003).

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular obrigatório da educação básica, diante disto torna-se obrigatório a efetividade da mesma em todas as escolas brasileiras, tal disciplina deve proporcionar desde as séries iniciais da educação básica um espaço democrático, adaptando as atividades a todos os alunos e faixa etária, possibilitando para que todos desenvolvam suas potencialidades, levando em consideração as características dos alunos em todas as suas dimensões.

Parâmetros Curriculares Nacionais Os PCNS de Educação Física estabelecem os objetivos gerais de Educação Física no Ensino Fundamental:

Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;  Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;  Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais; 20  Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;  Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado; Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas;  Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;  Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão (BRASIL, 1997, p. 28).

Os anos iniciais são os mais propícios para o conhecimento, tendo em vista que as experiências adquiridas durante a infância pode persistir durante anos, gerando assim influencia em todo seu modo de ser, antes mesmo de frequentar a escola a criança já possui certo conhecimento sobre o seu corpo e os movimentos que o mesmo produz, a inserção social da criança nos mais variados espaços possibilita esse conhecimento, ou seja, quanto mais ela brincar e de divertir mais conhecimento terá.

Devido ao crescimento da inatividade física e relacionado com as mudanças no estilo de vida das pessoas, é fundamental que desde cedo as crianças tenham acesso às boas práticas de saúde, cabe salientar que as principais melhorias à saúde advinda da prática de atividade física se referem aos aspectos neuromusculares, antropométricos, metabólicos e psicológicos, na dimensão psicológica a atividade física atua na melhoria da autoestima, do autoconceito da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na redução do stress e da ansiedade e também na redução do uso de medicamentos.

A prática da Educação Física pode vir a favorecer autonomia e liberdade dos alunos, para que os mesmos possam realizar suas próprias atividades, regulando esforço, planejando metas e objetivos, além de conhecer as competências e limitações, conseguindo diferenciar situações de trabalho/esforço corporal que podem ser prejudiciais a sua saúde. Sendo assim essa disciplina deve estar integrada a todos os planos da educação, as Educação Física tendem a buscar e trazer o conhecimento, a valorização, o respeito e desfrutar da pluralidade de manifestações, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre as pessoas e entre diferentes grupos sociais.

A Educação Física, no ensino fundamental, deve sempre visar o desenvolvimento integral do aluno no plano motor, anatômico-fisiológico, psicológico e social; e não limitar seu referencial de ação ao desenvolvimento e rendimento físico-motor, os quais devem ser considerados como ponto de partida e como atribuições especificas da Educação Física e não como fins em si mesmos, sob pena de comprometer a conquista dos valores educativos mais gerais. (Oliveira et al. p. 135, 1988).

Devido ao atual avanço da tecnologia e a variedade de recursos tecnológicos, acabam induzindo as crianças a praticarem a atividade física, e, portanto contribuindo para um estilo de vida mais sedentário, ou seja, uma ação contra a natureza que pode acarretar em danos a longo prazo, tal fator ocasiona problemas e prejuízos à saúde, devido a isso a finalidade da Educação Física escolar compreende na formação do indivíduo, através de atividades corporais trazendo benefícios a saúde.

É de suma importância que o profissional seja competente para ministrar as aulas, que esteja graduado e capacitado para exercer a função, principalmente nessa etapa da educação básica, onde é necessário que ocorra a familiarização do professor com o aluno e com a comunidade escolar, cujo objetivo é de beneficiar o desenvolvimento dos envolvidos.

A Educação Física visa o cuidado com o homem enquanto ser integral, são apenas físico ou psíquico e emocional, mas também social e cultural, esse trabalho nas escolas é importante não apenas para incentivar o indivíduo na prática de esportes como também permitir que esse aluno aprenda a ganhar e perder, respeitar seus adversários e também a trabalhar em equipe.

Mas além dos benefícios físicos, temos os benefícios sociais. Através da Educação Física Escolar os alunos aprendem a melhorar o convívio com os colegas da sala, respeitando-os, levando esse respeito com os semelhantes para toda a vida. Aprendem que não existe somente a competitividade, tão presente nos esportes. Não somente, a Educação Física proporciona o aumento da autoestima, diminui a probabilidade do jovem se envolver com distúrbios comportamentais, delinquência juvenil e as drogas que literalmente arrasam a vida do aluno e da sua família. (MATTOS e NEIRA, 2008).

É necessário que o professor de Educação Física utilize de um estilo de ensino adequado, tendo então condições de ministrar o conteúdo de forma direcionada, levando sempre em conta o objetivo proposto na aula.

É imprescindível que o professor leve em consideração que os alunos encontram-se em constante mudança, ainda mais em tempos de tecnologia presente na maioria dos contextos nos quais os alunos convivem, o que acaba mudando o ritmo de vida de todos.

A Educação Física deve dar espaço para a criança agregar o conhecimento a seu modo, tendo liberdade para conduzir os jogos e as brincadeiras de maneira prazerosa, alegre e livre, a intervenção do professor deve ser apenas para estimular a compreensão da criança e a influência recíproca dos que possuem dificuldades de concentração ou participação para que os jogos e brincadeiras chamem a atenção por completo e possa contribuir para melhorar o desenvolvimento integral da criança.

A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida. (SOAREZ,1996, p. 12).

A Educação Física com os jogos e as brincadeiras com suas regras permitem que as crianças a resolver conflitos de forma objetiva e organizada aprendendo a construí uma série de informações que auxiliam no seu desenvolvimento e na aprendizagem. Não é fácil manter as crianças focadas nas atividades de Educação Física o educador tem que ter preparo para trabalhar atividades que atrai a atenção das crianças, sabendo que é importante para o desenvolvimento dessas crianças, o que pode ser estimulado através do brincar, as crianças deveriam ser incentivadas desde os seus primeiros anos de vida, antes mesmo de ingressarem na escola.

Pensar a presença da Educação Física na escola pressupõe a compreensão de que ela é construída na e, ao mesmo tempo, construtora da cultura escolar. Isso exige que seus professores estejam plenamente envolvidos com o projeto pedagógico da escola em que atuam, sensíveis ao diálogo crítico com a realidade social e com as crianças, com suas necessidades e seus interesses, e sempre atentos à dimensão cultural das práticas corporais de movimento. (DEBORTOLI, LINHALES, VAGO 2001, p.94).

É preciso que a Educação Física objetive o desenvolvimento global dos alunos os tornando criativos, responsáveis, dinâmicos e independentes, nesse sentido na educação infantil o professor carece de condições metodológicas criativas e lúdicas que realmente chamem a atenção das crianças. Cabe ressaltar que a criança ao iniciar o processo de escolarização começa a viver e observar uma nova realidade, perante a isso o professor não somente de Educação Física necessita relacionar-se com a criança e principalmente com o seu processo de ensino e aprendizagem.

A Educação Física como componente curricular, tem como pressuposto básico disseminar conhecimento sistematizado sobre a cultura corporal de movimento, capacitando o educando para a regulação, interação e transformação em relação ao meio em que vive, contribuindo para a formação do sentido de ser humano. (SILVA, 2012, p. 1).

Aos professores cabe proporcionar as crianças essas vivencias que irão contribuir para a sua formação corporal e para seus movimentos, ou seja, é preciso dar prioridades para essas práticas corporais na educação infantil, para que assim as crianças não tenham dificuldades nas atividades diárias.

A Educação Física Escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos. Cabe assinalar que os alunos portadores de necessidades especiais não podem ser privados das aulas de Educação Física. (CONFEF, 2002).

O desenvolvimento da criança é um processo dinâmico e continuo, que exige movimento, afetividade, estimulo à inteligência e à socialização, é necessário que as crianças sejam estimuladas e motivadas a gostar de atividades físicas, possibilitando então que estas tornem-se parte integrante do seu cotidiano.

Cabe a escola oferecer subsídios como estratégia de inclusão e socialização para as crianças, visto que elas já possuem esquemas característicos de desenvolvimento motor e cognitivo, adquiridos por meio das experiências no cotidiano, que determinam sua forma de pensar, agir e ser.

O esporte na cultura brasileira se configuram como elemento de interação social, como agente do processo educacional, como meios de auxiliar à política de saúde e como veículo de promoção do lazer, sendo um instrumento que permite aos indivíduos de todas as classes sociais, raças e credos experimentar igualdade e justiça social.

Porém, a Educação Física no Ensino Fundamental I é mais do que favorecer o desenvolvimento de habilidades anatômicas, é aquisição de conhecimento em áreas diversas, é desenvolver a interação e a participação individual e coletiva seja em atividades práticas recreativas como forma de aquilatar a qualidade de vida dos envolvidos, visto que a Educação Física é uma disciplina integradora e provocadora que serve de mediadora entre o social, a cultura corporal e o exercício da cidadania. (GONÇALVES, 2009).

Na formação humana o professor tem como principal objetivo ensinar o aluno os valores humanos, fazendo atividades que possibilitem essa vivência como cooperação, responsabilidade, amizade entre outros. O professor de Educação Física pode realizar atividades em que os alunos possam discutir e modificar da forma como acharem mais pertinente, fazendo com que os alunos comecem a desenvolver e a perceber suas limitações. Além disso, essa aprendizagem é levada pelo aluno ao longo de sua vida ajudando a transformá-lo em um cidadão.

A proeminência da Educação Física em todas as fases da Educação Básica em especial no Ensino Fundamental I é inquestionável porque instiga o aluno a desenvolver o seu próprio aprendizado tendo no professor a figura de um mediador entre ele e o conhecimento a ser adquirido ou aprimorado, é um estimulo constante fundamentada na interação coletiva, na liberdade intelectual. (BRASIL, 1997).

O aprendizado através das aulas de Educação Física possibilitam uma melhora no comportamento social dos alunos, visto que ao trabalhar a transversalidade entre outros conteúdos, além de desenvolver aspectos cognitivos e motores, há a formação de cidadãos críticos, formadores de opiniões e ideias conscientes com a realidade.

Dessa forma, a Educação Física torna-se indispensável ao currículo escolar, pois o esporte, o jogo, as brincadeiras, etc., são essenciais para o desenvolvimento físico tanto motor quanto intelectual, é mediante a eles que possibilitamos o desenvolvimento da cidadania, do ser crítico e emancipatório, proporcionando as trocas culturais e oportunizando as relações sociais. Ser cidadão é ter conhecimento dos seus direitos e deveres e poder reivindicá-los, e essa assimilação inicia-se no âmbito escolar, sendo a escola o primeiro contato da criança com o mundo externo, aonde lá ela irá a aprender a viver em sociedade.

A Educação Física desenvolve a adoção de atitude de respeito mútuo onde há dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, hábitos saudáveis de higiene e atividades corporais, bem como, solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades. (SORBARA, 2002, p.4).

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, ser cidadão é: Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça e não violência; aprender a usar o diálogo, nas mais diferentes situações cotidianas e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.

CONCLUSÃO

Através da inserção da disciplina de Educação Física a sociedade terá adultos mais ativos e menos sedentários,  tendo em vista que este último é um grande problema da população brasileira e vilão de várias doenças em jovens e adultos, o trabalho da Educação Física com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, psicológico e afetivo, dando assim oportunidade para que, através de jogos, do esporte, da ginástica, da dança, da luta e de atividades lúdicas, conscientize-se sobre seu corpo.

Devido a sua relevância é papel do professor de Educação Física instigar os alunos a sempre participarem das atividades que foram planejadas para este momento, frisando sempre que esta prática os ajudará, melhorando sua qualidade e os tornando conscientes de suas habilidades e capacidades de percepção e interação do meio em que estão inseridos

É necessário que as aulas sejam dinâmicas, estimulantes e interessantes para facilitar no processo de ensino-aprendizagem do educando. Portanto, o professor tem função de motivar a aprendizagem dos alunos, através de incentivos e estímulos, promovendo a interação com o meio e expressões corporais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei nº 10.793 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1 de dezembro de 2003. Diário Oficial, Brasília.

BRASIL. Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 1997. (Série Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental 1ª a 4ª série).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Imprensa Oficial, v. 7, 1997, 2001.

CONFEF. Conselho Federal de Educação Física. Educação Física Escolar. Revista E. F., Rio de Janeiro, ano 15, n. 5, 2002. Disponível em: http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3457&hl=Educa%E7%E3o%20 F%EDsica%20escolar. Acesso em: 25 Agosto 2022.

GALLARDO, J.; OLIVEIRA, A. A. B. de e ARAVEÑA, C. Didática de Educação Física. A criança em movimento: jogo, prazer e transformação. São Paulo: FTD, 1998.

GONÇALVEZ, Maria Cristina. Coleção repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Módulo 2 – Equipe BNL; Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2009.

MATTOS, Mauro Gomes; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física na Adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5. Ed. São Paulo: Phorte, 2008.

OLIVEIRA, Gislene de campos. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 5.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

SILVA, Marcelo Guimarães. A importância da Educação Física como componente curricular básica na formação do cidadão do ensino fundamental. Revista Digital EFDEPORTES. Buenos Aires, año 17, n. 171, 2012. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd171/a-importancia-da-educacao-fisica-naformacao.htm. Acesso em 12 Agosto 2022.

SORBARA, Luiz Carlos. A importância e a Necessidade da Obrigatoriedade do Profissional de Educação Física para Alunos de Escolas Municipais da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Cascavel. 2002. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Faculdade Dom Bosco, Cascavel. 2002.


Publicado por: Gizele Colin Lançanova

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