Transporte Aéreo no Brasil: Aspectos da Economia do Setor
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O transporte aéreo no Brasil representa um componente vital para a integração do vasto território nacional e desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico do país. Caracterizado pela sua capacidade de conectar regiões remotas e impulsionar o turismo interno, o setor aéreo brasileiro enfrenta desafios únicos, como a gestão de uma das maiores malhas aéreas do mundo, em um ambiente de intensa variação econômica e regulatória. As características econômicas do transporte aéreo no Brasil são moldadas por um mercado dinâmico, onde a competição entre companhias aéreas nacionais e internacionais fomenta inovações e estratégias voltadas para a eficiência operacional e a sustentabilidade. A evolução do setor reflete os esforços de desregulamentação e liberalização, que têm como objetivo aumentar a acessibilidade das viagens aéreas e promover uma maior conectividade em todo o país.
Um dos trabalhos recentes que mergulha sobre o fascinante mundo da Aviação Comercial no Brasil é o livro "Voar é Para Muitos — Os Negócios das Companhias Aéreas e a Popularização das Viagens de Avião no Brasil" (EdiPUCRS, 2023), organizado pelo Professor Alessandro V. M. Oliveira, do ITA. Essa obra visa ser uma contribuição para compreender as dinâmicas da indústria aérea brasileira e sua relação com a democratização do acesso às viagens de avião. Num momento em que o setor enfrenta desafios sem precedentes, marcados por instabilidades geopolíticas, econômicas e ambientais, além dos impactos devastadores da pandemia da COVID-19, a obra traz uma perspectiva otimista sobre a capacidade de recuperação e crescimento da aviação comercial.
Através de uma análise histórica e econômica, o livro detalha a trajetória de liberalização e desregulamentação do setor aéreo, iniciada nos Estados Unidos na década de 1970 e posteriormente adotada globalmente. Este processo de desregulação é apontado como um catalisador para o crescimento contínuo do transporte aéreo, contribuindo significativamente para a globalização e o estreitamento das relações internacionais. No Brasil, essa evolução é marcada por um salto qualitativo notável, com a inclusão de milhões de novos consumidores e a consequente expansão das companhias aéreas.
O texto revela como a popularização da aviação comercial no Brasil não apenas estimulou a eficiência operacional e a competitividade entre as companhias aéreas, mas também promoveu uma maior conectividade territorial e a acessibilidade a viagens aéreas para uma parcela mais ampla da população. Essa transformação é apresentada como um elemento chave para o desenvolvimento econômico e social do país, evidenciando o papel vital do setor aéreo na integração nacional e na promoção do turismo interno.
"Voar é Para Muitos" não se limita a ser um registro histórico ou uma análise econômica; é também um manifesto sobre o potencial de inovação e sustentabilidade na aviação. A obra visa proporcionar uma plataforma para que surjam novos estudos, que cada vez mais proponham caminhos para um futuro mais sustentável e inclusivo no transporte aéreo. Além disso, propõe reflexões sobre políticas públicas e regulações que possam favorecer o equilíbrio entre a competitividade do mercado, a proteção ao consumidor e a preservação ambiental.
Em suma, o livro constitui uma leitura leve, mas direcionada, para todos os interessados nas nuances do transporte aéreo no Brasil, desde especialistas e profissionais do setor até viajantes e estudiosos da economia. Ao abordar desde a evolução histórica até os desafios contemporâneos da aviação comercial, "Voar é Para Muitos" oferece uma visão abrangente e profunda sobre um setor crucial para a conectividade e o desenvolvimento do Brasil.
Depoimentos sobre o livro
“Lançar um livro com uma abordagem econômica da aviação comercial pode parecer uma aventura a ser digerida por poucos, mas o professor Alessandro conseguiu reunir os mais diversos aspectos da aviação comercial com um linguajar interessante e motivador do primeiro ao último capítulo. Preço, concorrência, modelos de negócio, repasse na tarifa, malha da empresa aérea, padronização de frota, limitações de aeroportos, privatização da concessão dos terminais, receitas comerciais, pontualidade, tempo de voo e novo gerenciamento do tráfego aéreo foram alguns dos temas abordados por pesquisadores e especialistas numa linguagem acessível a qualquer usuário do transporte aéreo, a jornalistas e aos curiosos sobre a fascinante temática do transporte aéreo comercial. Vale viajar nessas páginas e nunca mais pegar um voo será o mesmo de sempre.” - Professor Claudio Jorge Pinto Alves, ITA.
“Uma vez que ‘a eficácia não se opõe à teoria, mas à oposição entre a teoria e a prática’, é refrescante encontrarmos trabalhos, como estes coordenados pelo professor Alessandro, que respondem, de forma clara e objetiva, mas sem deixar de lado a teoria, a muitas questões sobre o transporte aéreo que se fazem profissionais e o público em geral.” - Professor Jorge Eduardo Leal Medeiros, USP.
“A obra organizada pelo professor Alessandro aborda com olhar econômico e de forma didática diversos aspectos teóricos e práticos relacionados à área da Aviação Comercial. As questões discutidas despertam interesse de todos os agentes envolvidos, sejam eles consumidores, empresas, reguladores e pesquisadores. Vejo como uma obra com potencial para agregar muito à discussão dos principais desafios da área.” - Professor Li Weigang, UnB.
Estrutura do livro
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
I. CÍRCULO VIRTUOSO DA DENSIDADE
- Zoom ou aperto de mão?
- Da cortina do avião às ofertas customizadas
- Passageiros de primeira viagem
- Empurrãozinho que cria o hábito
- Impactos diferenciados, ganhos prejudicados
- Desejo de viajar latente
II. TURBINADOS PELA CONCORRÊNCIA
- Visionários transpondo barreiras
- Um é pouco, dois não é bom, três não é demais
- Do hub ao secundário, e de volta ao hub
- Em meio a más notícias, uma boa
III. CONVERGIR, DIVERGIR, EVOLUIR
- Menos do mesmo
- Dizer não quando todos dizem sim
- Pedras que rolam, hubs que rolam
- Adaptar é (sobre)viver
- Uns mais iguais que os outros
IV. VIAGENS DE AVIÃO E INFLAÇÃO
- Vilão frequente, mocinho às vezes
- Queima energética
- Foguetes e plumas
- Sobe quando pode, desce quando é preciso
- Há o que deter?
V. À CAÇA DE BONS DESCONTOS
- O pássaro madrugador
- Das finanças aos preços
- Oferta ótima, preços efêmeros
- O David contra as Golias
- Fortalecidas e mais eficientes
VI. MODELOS DE AVIÃO: MENOS É MAIS?
- Aviões e experiência a bordo
- Um Santo Graal inatingível
- Gastos comuns, eficiência amplificada
- Balanceando benefícios com riscos
VII. POR QUE A MINHA CIDADE NÃO TEM VOOS?
- Portal para o resto do mundo
- Empreendedor serial
- Planejar faz a diferença
- Dominar e não ser dominado
- Quando uma fusão muda tudo
- Economia local em jogo
VIII. AEROPORTO PRIVATIZADO, PASSAGEIRO BENEFICIADO?
- Em meio a traumas, um consenso
- Impactados e interessados
- Fazer as coisas certas ou fazer certo as coisas?
- Parmênides e os aeroportos
- Consumir enquanto aguarda um voo
- E a conta, quem paga?
IX. UM GIGANTE NA CAMISA DE FORÇA
- Modelo a seguir e a evitar
- Gerenciando a escassez
- O ritmo da urgência
- Restrições na veia
- Cenas dos próximos capítulos
X. VIVENDO E CONVIVENDO COM ATRASOS
- Chateados com o mundo
- Chegar antes ao destino é sempre bom?
- Encurtando distâncias
- Taxar ou não taxar, eis uma questão
Referências
Oliveira, A. V. M. (2023). Voar é para muitos - Os negócios das companhias aéreas e a popularização das viagens de avião no Brasil. Editora Universitária da PUCRS (EDIPUCRS).
Oliveira, A. V. M. (2019). Economia da aviação - Videolivro. Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - Edição do Autor.
Oliveira, A. V. M. (2009). Transporte aéreo: Economia e políticas públicas. Pezco Editora e Desenvolvimento.
Publicado por: Alessandro V. M. Oliveira
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