Whatsapp

Gerenciamento de Receitas de Companhias Aéreas Brasileiras: Uma Simulação da Concorrência

Análise sobre o gerenciamento de receitas de companhias Aéreas Brasileiras.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

O gerenciamento de receitas (conhecido como "yield management" ou "revenue management") se tornou uma ferramenta essencial para as companhias aéreas enfrentarem a competitividade do mercado, especialmente após os processos de liberalização que mudaram as dinâmicas do setor aéreo. Essa estratégia, que inclui diferenciação de preços, restrições de compra e controle de inventário de assentos, visa otimizar as receitas através da venda de passagens aéreas. No contexto brasileiro, a rota Rio de Janeiro–São Paulo serve como um exemplo notável dessa prática, dada a sua importância econômica e o volume de passageiros.

O estudo conduzido por Oliveira (2003) propõe uma simulação computacional e Teoria dos Jogos para analisar os impactos da gestão de receitas no mercado aéreo brasileiro, especialmente focando na rota Rio de Janeiro–São Paulo. Este trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR-ITA), destaca a importância da segmentação da demanda e da interação estratégica entre as companhias aéreas. A simulação revelou que, apesar dos ganhos em eficiência e a promoção de uma competição não absoluta, a gestão de receitas apresenta desafios significativos, como a diluição de receitas em certos contextos.

Um dos aspectos mais críticos identificados é a necessidade de uma segmentação de demanda eficaz e de restrições de compra que permitam maximizar as receitas sem alienar segmentos de clientes sensíveis a preços. A simulação demonstrou que estratégias de gestão de receitas podem não apenas melhorar a eficiência do mercado, mas também aumentar a acessibilidade ao transporte aéreo, o que é especialmente relevante em um país como o Brasil, onde a penetração do transporte aéreo ainda é limitada.

Este estudo enfatiza a complexidade da gestão de receitas em mercados altamente competitivos e regulamentados, destacando a necessidade de as companhias aéreas e reguladores compreenderem profundamente as dinâmicas de mercado para formularem estratégias eficazes. As implicações para as empresas incluem a necessidade de adaptar continuamente suas estratégias de gestão de receitas para manter a competitividade. Para os governos, ressalta a importância de regulamentações que fomentem a eficiência e a competitividade do setor, enquanto para a sociedade, o estudo sugere que uma gestão de receitas bem implementada pode aumentar a acessibilidade e a escolha para os consumidores.

Referências

Huse, C., & Oliveira, A. V. M. (2012). Does Product Differentiation Soften Price Reactions to Entry? Evidence from the Airline Industry. Journal of Transport Economics and Policy, 46(2), 189–204. https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.10675630

Oliveira, A. V. M. (2003). Simulating revenue management in an airline market with demand segmentation and strategic interaction. Journal of Revenue and Pricing Management, 1(4), 301–318. https://doi.org/10.1057/palgrave.rpm.5170035.

Oliveira, A. V. M., & Huse, C. (2009). Localized competitive advantage and price reactions to entry: Full-service vs. low-cost airlines in recently liberalized emerging markets. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 45(2), 307–320. https://doi.org/10.1016/j.tre.2008.09.003

Oliveira, M. V. R., & Oliveira, A. V. M. (2018). What drives effective competition in the airline industry? An empirical model of city-pair market concentration. Transport Policy, 63, 165–175. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2017.12.021

Póvoa, H., & Oliveira, A. V. M. (2013). Econometric analysis to estimate the impact of holidays on airfares. Journal of Transport Literature, 7, 284–296. http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200015

Santos, L. J., Oliveira, A. V. M., & Aldrighi, D. M. (2021). Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. Journal of Air Transport Management, 94, 102082. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2021.102082

Turolla, F. A., Vassallo, M. D., & Oliveira, A. V. M. de. (2008). Intermodal Competition in the Brazilian Interstate Travel Market. Economic Analysis Review, 23(1), 21–33. https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.10654425


Publicado por: Alessandro V. M. Oliveira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.