Educação financeira nas escolas: um aprendizado para a vida
Breve resumo sobre a Educação financeira nas escolas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Por que estudar educação financeira nas escolas? Será que é importante a educação financeira para os alunos? Este é o assunto de hoje, tendo em vista que muito se ouve na televisão sobre educação financeira. Vamos apontar principalmente que a educação financeira nas escolas é um aprendizado para a vida das crianças.
A Educação Financeira nas Escolas
Nas escolas, existe um programa desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) juntamente com a CVM (Comissão de Valores Imobiliários). Este programa tem como resultado, fazer com que a educação financeira seja discutida na sala de aula.
Ao discutir sobre educação financeira na sala de aula, os alunos levam o assunto para casa. Em casa contam aos pais, e disseminam a ideia desenvolvida na escola, e assim, vai se alastrando na sociedade.
É possível dizer que este programa é uma metáfora da história infantil: “A formiga e a cigarra”, bem como o ditado que diz “quem guarda, tem.
Os pilares do programa de Educação Financeira na Escola são: desenvolver a cultura de planejamento, poupança, investimento e consumo consciente.
Porque a educação financeira é um aprendizado para a vida?
Uma criança que tem a educação financeira com base nos pilares de planejamento, poupança, investimento e consumo consciente pode ter uma melhor qualidade de vida. Assim, crescerá tendo uma vida mais equilibrada e voltada para os seus sonhos.
Com a educação financeira nas escolas, as crianças crescerão com as ideias voltadas para:
• Criar o hábito de poupar parte do salário recebido, e nesse sentido, aproveitar para ter mais qualidade de vida.
• Gastar menos do que ganha, entretanto, poupar sempre que possível.
• Ter controle sobre os gastos.
• Aprender a investir
• O consumo consciente faz com que as crianças cresçam sabendo o valor do dinheiro.
O consumo consciente faz com que as crianças cresçam sabendo o valor do dinheiro.
Seu significado para a vida e também, é um aprendizado para a vida toda.
Educação financeira nas escolas, SIM!!!
Se até criança aprende, todos podem aprender!!!
Seu significado para a vida é também um aprendizado para a vida toda.
Educação financeira nas escolas, SIM!!!
Se até criança aprende, todos podem aprender!!!
Fontes bibliotecárias
https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2021/08/14/banco-central-monta-curso-de-educacao-financeira-para-alunos-da-rede-publica.amp.htm
https://accesscanal.com/financas-pessoais-porque-manter-suas-contas-em-dia
https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2021/08/14/banco-central-monta-curso-de-educacao-financeira-para-alunos-da-rede-publica.amp.htm
Artigo criado por Felipe Conrado
Publicado por: Felipe conrado da silva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.