Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Breve resumo sobre a abolição violenta do Estado democrático de direito.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A abolição violenta do Estado Democrático de Direito é um assunto sério que merece nossa atenção. Mas afinal, o que é isso? Esse termo se refere a situações em que a democracia e o respeito às leis são ameaçados de forma violenta e autoritária.
Essa abolição pode ocorrer em momentos de crise política, em que governantes autoritários buscam consolidar seu poder de forma ilegítima, desrespeitando a divisão de poderes e as garantias individuais dos cidadãos.
O crime denominado “abolição violenta do Estado Democrático de Direito” foi inserido no Código Penal pela Lei nº 14.197/2021, que acrescentou o Título XII na Parte Especial do Código Penal, relativo aos crimes contra o Estado Democrático de Direito. Esse novo crime vem previsto no art. 359-L do Código Penal, com a seguinte redação: “Art. 359-L. Tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais: Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, além da pena correspondente à violência”.
Um exemplo recente disso foi à tentativa de golpe de Estado nos Estados Unidos em janeiro de 2021, quando apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso americano, na tentativa de impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais.
Para combater essa ameaça, é fundamental que os cidadãos estejam atentos aos sinais de autoritarismo e desrespeito às leis, além de exigir que os governantes cumpram a constituição e as leis do país.
A legislação brasileira prevê mecanismos de proteção e defesa do Estado Democrático de Direito, como o impeachment de autoridades que cometam crimes de responsabilidade e a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário para garantir o respeito às leis e à democracia.
Portanto, é essencial que estejamos alertas e engajados na defesa do Estado Democrático de Direito, para garantir que a democracia e os direitos individuais sejam preservados em nossa sociedade. A abolição violenta do Estado Democrático de Direito é uma ameaça a todos nós, e cabe a cada um de nós agirmos para combatê-la.
Notas e Referências:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 01 de março de 2024.
BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Disponível em: . Acesso em: 01 de março de 2024.
BRASIL. Lei nº 14.197, de 1 de setembro de 2021. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14197.htm>. Acesso em: 01 de março de 2024.
Publicado por: Benigno Núñez Novo
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.