Whatsapp

Salamanca: patrimônio histórico da humanidade

Análise sobre a cidade de Salamanca, patrimônio histórico da humanidade.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

RESUMO

Este artigo tem por objetivo de forma sucinta discorrer sobre a cidade de Salamanca, patrimônio histórico da humanidade, onde se verificaram acontecidos inusitados, Cristóvão Colombo mesmo chegou a passar pela cidade, nela tivemos a inquisição, judeus, portugueses, árabes e tantos outros mais compuseram seu quadro histórico, também devido sua localização geográfica foi em dados momentos e ocasiões local com influência de correntes celtas. Na época contemporânea, Salamanca é uma cidade moderna e cosmopolita, com uma impressionante riqueza cultural, sendo uma cidade jovem e universitária.

PALAVRAS-CHAVE: Salamanca; Patrimônio; Histórico; Humanidade.

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo hablar brevemente de la ciudad de Salamanca, patrimonio histórico de la humanidad, donde sucedieron hechos insólitos, incluso Cristóbal Colón pasó por la ciudad, tuvo la inquisición, judíos, portugueses, árabes y muchos otros conformaron su marco histórico, también por su situación geográfica, fue en determinados momentos y ocasiones local con influencia de las corrientes celtas. En la época contemporánea, Salamanca es una ciudad moderna y cosmopolita, con una riqueza cultural impresionante, siendo una ciudad joven y universitaria.

PALABRAS CLAVE: Salamanca; Patrimonio; Histórico; Humanidad.

ABSTRACT

This article aims to briefly discuss the city of Salamanca, a historical heritage of humanity, where unusual events took place, Christopher Columbus even passed through the city, in which we had the inquisition, Jews, Portuguese, Arabs and many others composed its historical framework, also due to its geographic location, was at certain times and occasions local with the influence of Celtic currents. In contemporary times, Salamanca is a modern and cosmopolitan city, with an impressive cultural wealth, being a young and university city.

KEYWORDS: Salamanca; Patrimony; Historic; Humanity.

INTRODUÇÃO

Declarada patrimônio histórico e cidade patrimônio da humanidade pela UNESCO, Salamanca é considerada uma das mais belas cidades da Espanha: berço da cultura, do conhecimento, das universidades, do pensamento e cidade da língua espanhola. É uma das cidades mais antigas de Espanha. Mas Salamanca não se fica pela história. Tem uma dinâmica cultural muito forte e sendo uma terra de estudantes, vida é coisa que não lhe falta.

A primeira definição de Salamanca no dicionário da verdadeira academia da língua espanhola é uma caverna natural que se encontra em algumas colinas. Outro significado de Salamanca no dicionário é na tradição popular, iguanido com poderes maléficos. Habitante ou natural de Salamanca; salamanguino, salamanquense, salamanticense, salamântico, salamantino, salmanticense, salmantino.

Esta pesquisa justifica-se pela extrema relevância da cidade de Salamanca como patrimônio histórico e cidade patrimônio destacando-se na cultura, conhecimento, universidades, direitos humanos e cidade da língua espanhola.   

DESENVOLVIMENTO

A história de Salamanca teve sua origem numa aldeia assentada na colina de São Vicente sobre o rio Tormes. Isto aconteceu há 2.700 anos, durante a Primeira Idade do Ferro, e desde então o lugar foi testemunha da passagem de váceos, vetões, romanos, visigodos e muçulmanos. Foi só no final do século XI, que o conde francês Raimundo de Borgonha, genro do rei Afonso IV, repovoou Salamanca com um reduzido grupo de pessoas, no qual predominavam francos e galegos. Dessa repovoação medieval foram assentadas as bases de uma cidade que, após oito séculos acumulando arte e sabedoria se tornou, graças, sobretudo a seu caráter universitário, numa das capitais com maior tradição cultural e esplendor monumental de todo o Continente Europeu.

Salamanca faz parte da comunidade de Castela y Leon, sendo uma das cidades mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas Barroca e Neoclássica; rica, também, em arquitetura, religião e cultura gastronômica. Foi escolhida como Capital Europeia da Cultura, em 2002, sendo o seu centro histórico Patrimônio da Humanidade desde 1988.

A Plaza Mayor, construída em 1729, considerada a mais bonita de toda a Espanha, onde ficam vários cafés e restaurantes, é o local em que as pessoas se reúnem para conversar e passar o tempo, e onde podemos provar o típico presunto (jamón) ibérico.

Salamanca é uma das poucas cidades do mundo com duas catedrais: a Velha, cuja construção teve início no século XII, prosseguindo até o século XIV, e a Nova, construída entre os séculos XVI e XVIII em dois estilos, gótico tardio e barroco. Uma curiosidade a respeito da catedral nova é que aparecem, na decoração da fachada, alguns elementos estranhos à época, entre eles um astronauta, e a explicação é que, a cada período de tempo, ela é restaurada e o arquiteto responsável tem direito a deixar uma "marca própria", que são esses detalhes "modernos".

La Casa de las Conchas recebe este nome pela decoração das suas paredes exteriores, nas quais foram utilizadas mais de 300 (trezentas) conchas jacobianas.

A Universidade de Salamanca é a mais antiga de Espanha. É reconhecida em todo o mundo e apenas quatro universidades suas contemporâneas permanecem abertas e ativas até aos dias de hoje. Fundada em 1218 e desde essa altura foi palco de muitas histórias e acontecimentos importantes. Um dos mais emblemáticos edifícios da Espanha.

A Casa Lis, um impressionante edifício modernista, com vitrais, é apenas um dos tesouros da cidade. É a casa do Art Nouveau e Art Déco Museu com uma incrível coleção de arte decorativa que datam do final do século 19 até o início do século 20.

A cidade possui diversos conventos que possuem um significado cultural enorme, especialmente os de San Esteban e o de Las Dueñas.

A Universidade de Salamanca (USAL)

A primeira universidade de língua espanhola do mundo, a primeira gramática de língua espanhola, o calendário gregoriano vigente até os dias de hoje e as bases do direito internacional moderno surgiram da Universidade de Salamanca.

Uma das universidades mais antigas e tradicionais do Continente Europeu, no mundo falante de espanhol, a Universidade de Salamanca, fundada em 1218 por el-rei Afonso IX, com a categoria de Estudo Geral do seu reino. Em 1255, recebeu o título de universidade pelo Papa Alexandre IV. A instituição levou cerca de dois séculos para conseguir contar com edifícios próprios onde ministrar à docência. Mais antiga que ela somente as universidades de Bolonha (Itália), Oxford (Reino Unido) e Paris (França). A Universidade de Salamanca é a terceira universidade em funcionamento contínuo mais antiga de todo o Velho Continente. Referência nos estudos das ciências humanas, a cidade também atrai um grande número de estudantes estrangeiros, sendo um destino popular para intercâmbios e cursos de espanhol.

A Universidade é formada por prédios que são verdadeiras joias da arquitetura espanhola. As três construções mais antigas da instituição, que foram edificadas entre os séculos XV e XVI, são o Edificio de Escuelas Menores, utilizados para aulas de graduação; o Edificio de Escuelas Mayores, que é o principal de toda a universidade; e o Hospital del Estudio, que já funcionou como um hospital entre os anos de 1413 e 1810, mas hoje é a sede da reitoria da instituição. Esses três prédios estão localizados no Patio de Escuelas, uma praça no centro da cidade de Salamanca.

Dentro do Edificio de Escuelas Mayores está a Biblioteca General Histórica, que nada mais é que a biblioteca universitária mais antiga da Europa, tendo sido fundada em 1254. Mas no total a universidade tem 22 bibliotecas que, juntas, mantêm um acervo de pouco mais de 1 milhão de volumes.

A estrutura da universidade também é composta por 573 laboratórios, três museus, três centros universitários e quatro residências estudantis. Além disso, a Universidade de Salamanca também tem dois campi secundários nas cidades de Ávila e Zamora.

O campus de Ávila é formado por três escolas: a Escola Politécnica Superior de Ávila, a Escola Universitária de Educação e Turismo e a Escola Universitária de Enfermagem de Ávila. Já o campus de Zamora conta com quatro escolas: a Escola de Enfermagem, a Escola de Magistério, a Escola Politécnica e a Escola de Relações Laborais.

A Universidade de Salamanca oferece 93 (noventa e três) programas de graduação (25 (vinte e cinco) deles de graduação dupla), 75 (setenta e cinco) programas de mestrado, 41 (quarenta e um) programas de doutorado e 113 (cento e treze) programas de títulos próprios (especializações, cursos de extensão, etc.).

CONCLUSÃO

O mais rico de Salamanca é a sua história secular, onde se verificaram acontecidos inusitados, Cristóvão Colombo mesmo chegou a passar pela cidade, nela tivemos a inquisição, judeus, portugueses, árabes e tantos outros mais compuseram seu quadro histórico, também devido sua localização geográfica foi em dados momentos e ocasiões local com influência de correntes celtas. Talvez daí venha sua significação, Salamanca, local onde se reúnem as bruxas. Hoje, local onde se encontram turistas, sonhos, belezas e histórias. Um verdadeiro museu a céu aberto. Suas lojas, galerias, manifestações artísticas e musicais que se distribuem pelas ruas são as atrações locais.

Na época contemporânea, Salamanca é uma cidade moderna e cosmopolita, com uma impressionante riqueza cultural, sendo uma cidade jovem e universitária. Conhecida como a "cidade dourada” parece de fato ser uma cidade feita de ouro devido aos efeitos que o sol causa na pedra cinza com a qual a cidade foi construída.    

Notas e Referências

ESPANHA. Universidad de Salamanca (USAL). Disponível em: . Acesso em 05 de dez. de 2022.

PLANS, Juan Belda. La Escuela de Salamanca: y la renovación de la teología em el siglo XVI. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2000.

VERMEHREN, Luis Valenzuela. Vitoria, Humanism, and the School of Salamanca in Early Sixteenth-Century Spain: a heuristic overview. In: Logos, 16, 2, Primavera, 2013, p. 99-125.

Benigno Núñez Novo - Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, mestre em ciências da educação pela Universidad Autónoma de Asunción, especialista em educação: área de concentração: ensino pela Faculdade Piauiense e bacharel em direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessor de gabinete de conselheiro no TCE/PI.


Publicado por: Benigno Núñez Novo

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.