Porque os pilotos evitam as nuvens de chuva?
Saiba porque os pilotos evitam as nuvens de chuva.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Nesse Artigo vamos comentar sobre a principal formação meteorológica, que influencia diretamente no planejamento de voo, a famosa nuvem CUMULONIMBUS (CB) e suas características que influenciam na decisão de evitá-las.
Antes um resumo sobre a nuvem:
A nuvem Cumulonimbus é uma nuvem de desenvolvimento vertical (possui formação de baixo para cima na atmosfera), pode atingir eté 23.000 metros da superfície, sendo mais comum ter seu topo a 10.000 metros e é de fácil identificação por ter características inconfundíveis, como raios e trovões, forma de cogumelo e ser bastante escura.
Possui estágios de CUMULUS, onde predominam correntes ascendentes que ajudam no desenvolvimento vertical da nuvem, MATURAÇÃO, onde as correntes de ar surgem de diversas direções e DISSIPAÇÃO, onde predominam as correntes descendentes.
Curiosidades sobre a nuvem:
1 - Seu topo, geralmente a 10.000 metros, é caracterizado pela chamada "bigorna" pelo seu formato parecido com uma chaminé, devido a força dos ventos superiores que movimentam seu topo no sentido horizontal.
2 - No seu topo, devido às baixíssimas temperaturas, que podem estar a -40ºC, podem conter neve, cristais de gelo e até granizo, o que pode ser um grande risco a aviação já que as aeronaves comerciais voam nestas altitudes.
3 - Os raios que saem desta nuvem produzem descargas elétricas de até 1 bilhão de Volts. Mesmo os aviões sendo protegidos contra estas descargas e difícil encontrar alguém que se arrisque.
4 - Dependendo de sua temperatura interna, esta nuvem podem conter grandes bolas de gelo (granizo) em baixa altitude, formadas pelo congelamento das gotículas de água dentro da nuvem.
5 - Suas gotículas de água super resfriadas, podem formar cristais de gelo que grudam nas superfícies do avião modificando seu perfil aerodinâmico, podendo ocasionar graves acidentes.
6 - No estágio de Cumulus a nuvem puxa a aeronave para dentro dela. No estágio de Maturação, existem fortes turbulências por rajadas de vento em todas as direções. No estágio de Dissipação a aeronave e jogada para baixo por correntes descendentes.
Bom pessoal, pelo que falamos sempre que possível o melhor é desbordar estas nuvens, mantendo um voo seguro e confortável.
Um grande abraço.
Publicado por: Ramon Fernandes Silva Bezerra
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