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O QUE É CIÊNCIA?

Breve resumo sobre Ciência.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Quais São Seus Três Componentes? Como Aristóteles Definiu Ciência? Quais São os Três Níveis de Desenvolvimento da Inteligência dos Seres Humanos Desde o Surgimento dos Primeiros Hominídeos?

Aristóteles definiu a ciência como sendo o conhecimento das causas pelas causas; ou seja, para ele, a ciência seria “o conhecimento demonstrativo". Então, pode-se dizer que Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos, obedecendo às leis que foram verificadas por métodos experimentais.

A ciência é composta por três componentes: a observação, a experimentação e as leis. Visa a união entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica. Não se utiliza de suposições, mas da comprovação após a aplicação do método científico.

Foi o próprio Aristóteles quem definiu que as ciências (no plural) estão relacionadas à maneira de realização do ideal de cientificidade de acordo com os fatos investigados e os métodos empregados.

Origem da Palavra “Ciência”

Etimologicamente a palavra ciência vem do latim scientia, que quer dizer por definição ampla, conhecimento ou reconhecimento. Podemos inferir também que ela origina do verbo scire = saber.

Num sentido mais restrito a palavra ciência nos leva a um modo de adquirir conhecimento baseado no método científico, ou seja, é o esforço que o ser humano faz para descobrir e aumentar o seu conhecimento de como funciona a realidade.

Segundo Bello ([1]) a evolução humana corresponde ao desenvolvimento de sua inteligência. Sendo assim são definidos três níveis de desenvolvimento da inteligência dos seres humanos desde o surgimento dos primeiros hominídeos: o medo, o misticismo e a ciência.

a) O Medo: os seres humanos pré-históricos não conseguiam entender os fenômenos da natureza. Por este motivo, suas reações eram sempre de medo: tinham medo das tempestades e do desconhecido. Como não conseguiam compreender o que se passava diante deles, não lhes restava alternativa senão o medo e o espanto daquilo que presenciavam.

b) O Misticismo: num segundo momento, a inteligência humana evoluiu do medo para a tentativa de explicação dos fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições. Era, sem dúvida, uma evolução já que tentavam explicar o que viam. Assim, as tempestades podiam ser fruto de uma ira divina, a boa colheita da benevolência dos mitos, as desgraças ou as fortunas do casamento do humano com o mágico.

c) A Ciência: como as explicações mágicas não bastavam para compreender os fenômenos os seres humanos finalmente evoluíram para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a ciência metódica, que procura sempre uma aproximação com a lógica.

O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite que nós, os seres humanos, sejamos capazes de refletir sobre o significado de nossas próprias experiências. Assim sendo, somos capazes de novas descobertas e de transmiti-las aos nossos descendentes.

O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a ciência.

Definição de Ciência

Uma boa definição está no Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Ferreira (2004) define ciência como um conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e orientar a natureza e as atividades humanas. Popularmente é entendida como sabedoria ou habilidade intuitiva. Lakatos e Marconi ([2]) no clássico livro “Metodologia Científica” levantam várias definições para Ciência, mas no entendimento dessas autoras, todas incompletas. Abaixo estão algumas delas:

  • “Acumulação de conhecimentos sistemáticos”.
  • “Atividade que se propõe a demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas”.
  • “Conhecimento certo do real pelas suas causas”.
  • “Conjunto de enunciados lógica e dedutivamente justificados por outros enunciados”.

Para as autoras acima, a melhor definição é de Ander-Egg (1978) apresentada na obra Introducción a las técnicas de investigación social: “A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”. Fazendo uma decomposição ou análise da definição de Ander-Egg encontramos que:

a) Conhecimento Racional – é aquele que exige um método e está constituído por uma série de elementos básicos, tais como sistema conceitual, hipóteses, definições.

b) Certo ou Provável – já que não se pode atribuir à ciência a certeza indiscutível de todo o saber que a compõe. Ao lado dos conhecimentos certos, é grande a quantidade dos prováveis. Antes de tudo, toda lei indutiva, é meramente provável, por mais elevada que seja sua probabilidade.

c) Obtidos Metodicamente – pois não se adquire ao acaso ou na vida cotidiana, mas mediante regras lógicas e procedimentos técnicos.

d) Sistematizadores – isto é, não se trata de conhecimentos dispersos e desconexos, mas de um saber ordenado logicamente, constituindo um sistema de ideias (teoria).

e) Verificáveis – pelo fato de que as afirmações, que não podem ser comprovadas ou que não passam pelo exame da experiência, não fazem parte do âmbito da ciência, que necessita, para incorporá-las, de afirmações comprovadas pela observação.

f) Relativos a Objetos de Uma Mesma Natureza – ou seja, objetos pertencentes a determinada realidade, que guardam entre si certos caracteres de homogeneidade (LAKATOS; MARCONI, 2004).

Finalmente, Cervo, Bervian e Silva ([3]) ressaltam que a Ciência é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras etapas, e de pesquisas cada vez mais metódicas, nas etapas posteriores. “É uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando aspectos novos”.

Referências

([1]) BELLO, José Luiz de Paiva. Metodologia Científica (2004). Disponível em:

Acesso em: 05 jun. 2010.

([2]) LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1983.

([3]) CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

JULIO CESAR S. SANTOS

Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

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