Whatsapp

NORDESTE DO BRASIL: TERRAS DE MUITO AMOR E ESPERANÇAS

Curiosidades

Breve análise sobre o Nordeste do Brasil.

De tudo que se pode falar do Brasil, muito mais é possível falar, nada sendo a palavra final. Este chão é uma terra encantadora, com riquezas, belezas, culturas, muitas. Um ponto apenas não define esta nação. É uma ilha de possibilidades este Brasil de amor e esperanças. Nesta mesma direção, destacar o Nordeste é bater palmas para tantas destas possibilidades. É um povo bom que luta tanto para trazer mais alegrias para a vida. Os governos, tantos, desprezam este chão mágico e apenas lembram em tempos de Eleições. Não, o Brasil é um todo que merece respeitos. E como já dito por tantos, é a partir do Nordeste que nasceu o Brasil das origens. A música cantada no Nordeste, pelos nordestinos, é uma bênção. As comidas do Nordeste, um presente de Deus. A natureza do Nordeste, uma vitória da vida. A paz do Nordeste, um exemplo para ser seguido. O povo nordestino, gente guerreira. De tantos apontamentos de suas raízes, de sua história, de suas culturas, é possível abrilhantar os leitores com figuras muito queridas no Nordeste, como:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Urtiga
Urtiga

 

Furquilha
Furquilha
Caburé
Caburé
Tetéu
Tetéu
Maxixe
Maxixe
Pamonha
Cacimba / Barreiro
Cacimba / Barreiro
Balieira
Balieira
João-de-barro

Autor:  Pedro Paulo Sampaio de Farias

Professor; Pedagogo; Especialista em Educação; Especialista em Gestão Pública; Mestrando em Educação; Pós-graduando em Teologia; Pós-graduando em Antropologia; Graduando em Direito; Líder Comunitário; Líder de Associação de Professores; Sindicalizado da Educação; Servidor Público Estadual e Municipal; Atuante em Movimentos Populares e Movimentos Sociais; Cristão Romano.

 


Publicado por: PEDRO PAULO SAMPAIO DE FARIAS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.