Geek, nem os Nerd’s escaparam...
O que é geek, comparação de geek's com nerd's, produtos destinados aos geek's,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Geek é a palavra da vez. A expressão tem sido comumente utilizada para definição de pessoas (na maioria) jovens viciadas em tecnologia eletrônica. Há quem diga que os Geek’s são a nova geração dos Nerd’s, aqueles seres bizarros, tímidos e de inteligência acima da média que usavam grandes óculos e roupas cafonas. O Geek é uma releitura do Nerd e possui um estereótipo bem mais descolado e extrovertido além de ser admirado em seu grupo social por dominar certas áreas da tecnologia que pode ser enigmáticas para leigos. A popularização da tecnologia, além de facilitar a formação dos grupos, ainda os torna cada vez mais divulgados. Na verdade, o Geek, enquanto Nerd gozava de certa originalidade, ou seja, possuía independência em relação à massa homogeneizada e descompromisso em relação a qualquer coisa que não tivesse relevância social. Ao se inserir em grupos, ganha rótulo, identidade, status de modernidade e ilusão de diferenciação. E é a partir daí que os Geek’s começam a ser alvo da indústria cultural.
Um simples passeio ao shopping é suficiente para se detectar a “febre” de produtos destinados aos consumidores que passaram a se orgulhar desse rótulo: Geek. Nada mais natural que esses fenômenos sejam observados pelo mercado enquanto nicho, pois é justamente o mercado que movimenta a ecomonia da qual todos dependem para sobreviver. Porém, o que incomoda é a imposição da Indústria cultural e a crescente adesão incondicional ao sistema . Os Geek´s de hoje alimentam empresas que antes os excluíam e a exemplo desses surgirão muitos outros grupos repaginados ou não, mas cujo objetivo é transformar os cidadãos em consumidores. Essa obrigatoriedade de inserção do particular no universal, imposta pelas grandes indústrias, disseminadas pela mídia e absorvida pela massa é o que torna o indivíduo cada vez menos interessante do ponto de vista da originalidade.
O imperativo industrial torna as pessoas incapazes de conviverem em harmonia com elas mesmas, com o que realmente são fazendo-as pensar que é preciso participar ao mundo o que muitas vezes não são. faz as pessoas pensarem que é só na medida em que consomem mercadorias, cujas demandas já forma antecipadas por pesquisas mercadológicas, é que adquirem uma identidade reconhecida.
O mais preocupante de tudo isso é saber que ninguém está livre de se tornar vítima dessa massificação desenfreada pois, nem os Nerd’s, seres que antes eram reconhecidos “apenas” por serem extremamente inteligentes, escaparam.
Publicado por: sandra paiva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.