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REDES SOCIAIS: USOS E ASPECTOS NAS EMPRESAS

Apresentar dados sobre a utilização das redes sociais nas corporações, analisar os aspectos do emprego das redes sociais no âmbito empresarial e exemplificar os usos das redes sociais como ferramenta empreendedora.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Resumo

As redes sociais têm grande relevância no mundo moderno e mostram-se uma ferramenta essencial para as empresas e corporações. O presente artigo tem como objetivo explicitar essa importância, apresentando dados e exemplificando a utilização dessas aplicações. Compreende-se que os principais usos estão relacionados ao marketing e atendimento ao consumidor, e esses serviços apresentam como vantagens o alcance ampliado e a proximidade com o público alvo, apesar de haver riscos como o uso indevido, acarretando prejuízos à marca.

Palavras-chave: Redes sociais. Empresas. Ferramentas. Utilização.

Introdução

Nos últimos anos as mídias e redes sociais tornaram-se uma ferramenta essencial para a comunicação, devido à facilidade de uso, à velocidade em que as informações são transmitidas e ao alcance que outros meios, como o rádio e a televisão, não possuem. Esses recursos vêm influenciando diretamente na maneira com que as empresas se relacionam com seus clientes, seja nas estratégias de marketing ou nos serviços de atendimento.

Desse modo, o presente tema a ser tratado será Redes sociais: usos e aspectos nas empresas. Tem-se como problema de pesquisa as formas com que as empresas utilizam os mecanismos sociais que a internet oferece e quais os impactos que elas podem gerar.

O objetivo geral do presente trabalho é descrever como e por que as empresas utilizam as redes sociais como ferramenta. Para alcançar esse propósito, tem-se os seguintes objetivos específicos:

  • Apresentar dados sobre a utilização das redes sociais nas corporações;
  • Analisar os aspectos do emprego das redes sociais no âmbito empresarial;
  • Exemplificar os usos das redes sociais como ferramenta empreendedora.

A internet e suas ferramentas evoluíram rapidamente e ganharam espaços importantes na sociedade e suas relações. Por ser um fenômeno recente, mostra-se necessário conhecer e entender como as redes e mídias sociais influem nas relações entre empresas e consumidores. Com isso em vista, pretende-se esclarecer como se dão as relações entre as mídias sociais e empresas, exemplificar como são utilizadas e mostrar por que são relevantes atualmente.

Para tanto, o presente trabalho está estruturado da seguinte forma: no capítulo 1 tem-se a contextualização do tema proposto e a apresentação de dados estatísticos relacionados; no capítulo 2 apresenta-se a análise dos aspectos positivos e negativos do uso das redes e mídias sociais nas empresas; e, no capítulo 3 dispõe-se a exemplificação das formas de utilização dessas ferramentas e possíveis tendências.

Redes sociais nas empresas

Segundo Jue e Marr (2017), redes sociais são páginas da internet que permitem que pessoas compartilhem informações sobre si mesmas, podendo encontrar outras com características e interesses semelhantes, permitindo a criação de relações entre si.

Desde sua criação as redes sociais conquistaram um importante espaço dentro das relações humanas, motivadas principalmente pela diversidade de dispositivos que permitem seu acesso atualmente, além de serem de simples uso, interativas e possibilitarem a aproximação de pessoas e comunidades, independentemente de sua localização geográfica.

Apesar da definição, não são apenas pessoas que compõem o leque de usuários das redes sociais ao redor do mundo. As empresas encontraram nessas aplicações uma oportunidade de ampliar seu mercado, aproximar-se com seu cliente e disponibilizar serviços diversos.

Dados

De acordo com dados de pesquisas realizadas pelo Comitê de Gestão da Internet (CGI), a adesão das empresas às redes sociais no Brasil só cresce. Em 2012, 32% das empresas nacionais possuíam perfil ou conta próprios em alguma rede social online. Em 2017 esse número aumentou para 70%. Esses dados demonstram que o uso das redes sociais pelas empresas no Brasil é um fenômeno recente, mas que vem conquistando cada vez mais adeptos ao longo dos anos.

Além disso, vale ressaltar que apenas 55% das empresas pesquisadas em 2017 possuem website, o que indica a relevância das redes sociais atualmente em relação aos mesmos. Dentre as pequenas empresas (10 a 49 funcionários), 52% possuem website, enquanto 70% possuem perfil em rede social. Esses dados demonstram que as redes sociais são uma alternativa aos sites corporativos, uma vez que a maioria é gratuita e de fácil utilização.

Aspectos

As redes sociais, como já visto, ainda são consideradas um fenômeno recente, e se mostra de grande importância analisar seus lados positivos e negativos, para que se possa entender de fato quais os possíveis efeitos do uso das mesmas no ambiente corporativo. Boa parte das empresas as veem como uma oportunidade de ampliar seu mercado, conquistando e se aproximando de clientes e usuários de seus produtos. Porém, apesar de mais da metade delas já estarem inseridas em alguma rede social, algumas ainda possuem certo receio em aderir a essas novas ferramentas pelos riscos que podem surgir.

Vantagens

Dentre as principais vantagens de se utilizar das redes sociais como ferramenta corporativa está o alcance ampliado que elas proporcionam, seja para aproximar-se de seus clientes ou para conquistar novos consumidores. O Instagram, em junho de 2018, segundo a Exame (2018), por exemplo, dispõe de mais de 1 bilhão de usuários ativos atualmente.

Além disso, as redes sociais possuem em sua definição a propriedade de agrupar pessoas de acordo com gostos e interesses em comum. As empresas utilizam essas comunidades para encontrar clientes em potencial, atingindo diretamente possíveis consumidores em campanhas de marketing, por exemplo, e conseguindo resultados mais efetivos e satisfatórios. Ainda, serviços e informações podem ser disponibilizados nessas plataformas, facilitando muitas vezes a demanda de colaboradores na própria empresa, o que reduz gastos.

Há ainda a possibilidade de as empresas utilizarem essas ferramentas para pesquisar e desenvolver produtos e atividades que estejam diretamente relacionados aos interesses de seus consumidores, contribuindo com a fidelidade de seus clientes à sua marca ou serviços.

Riscos

Apesar dos benefícios de estar em um ambiente com milhares de usuários e possíveis clientes, esse fator age como uma faca de dois-gumes. Se utilizadas de qualquer forma, sem uma análise planejada, as ações podem prejudicar a empresa e colocar a marca em risco. Como exemplo, Cornachione (2010) utiliza o caso da empresa Dafra Motos, que em 2009 lançou uma propaganda, mas o vídeo foi parodiado por internautas e utilizado para fazer críticas debochadas à marca. Ações como essa tem efeitos negativos que podem ser irreversíveis, prejudicando a imagem da corporação.

Aplicações

As redes sociais podem ser aplicadas de diversas formas dentro das corporações. Serra et al. (2013, p.240) cita seus principais usos: “[...] uma ferramenta de relacionamento, um meio para divulgação promocional, um canal de atendimento, um acesso ao público alvo e um canal de venda”. Ainda que sejam muito diversificadas, nota-se que as funções mais utilizadas pelas empresas têm relação com marketing e atendimento ao cliente. Dados divulgados pela CGI em 2017 demonstram a utilização das redes sociais para esses fins:

Gráfico 1 – Empresas que possuem perfil em alguma rede social on-line, por atividades realizadas nos últimos 12 meses (2017):

Fonte: CGI, 2017.

Usos

Um dos principais usos se dá pelo marketing e a promoção da marca, produto ou serviço dentro da rede social. Cornachione (2010) cita o caso da empresa Intel, que criou um jogo de conhecimentos tecnológicos no Facebook para conversar e interagir com o público alvo da empresa, pessoas que formam opinião sobre seus produtos. A Natura, por exemplo, criou um efeito de câmera em um serviço do Facebook em que seus consumidores podem experimentar uma nova linha de maquiagem antes de comprar.

Outra prática comum é o atendimento ao cliente, utilizando-se de ferramentas das redes sociais como serviços de mensagem instantânea e caixas de comentário em postagens. É uma forma de responder os usuários mais rapidamente, pois pode ser feita em qualquer lugar e horário, tendo em vista a diversidade de dispositivos que permitem o acesso a esses serviços.

Tendências

O Facebook anunciou em outubro de 2018 em seu blog, por exemplo, a criação da ferramenta “Atribuição do Facebook”. Ela apresenta os impactos e resultados dos anúncios publicitários publicados na plataforma, mostrando quais partes do anúncio foram mais efetivos, permitindo o aperfeiçoamento das estratégias de marketing. Já o Instagram, em setembro de 2018, apresentou ferramentas que facilitam a publicidade e a compra de produtos dentro do próprio aplicativo. Essas novas funções permitem que as empresas façam marcações em fotos e vídeos com o preço do produto ou serviço. Ao clicar, o usuário é direcionado para uma página, onde pode finalizar a compra. Há também a possibilidade de encontrar novas lojas de acordo com o perfil do usuário em questão, utilizando recursos de pesquisa.

Conclusão

Nota-se, portanto, a grande relevância das redes sociais no meio corporativo atualmente. As empresas estão buscando a tecnologia como uma forma de criar relações com seus clientes e aprimorar seus serviços, e a tendência é que essas práticas se tornem cada vez mais comuns. Apesar dos riscos, as redes sociais já são vistas como ferramenta essencial aos negócios. É possível propor pesquisas com o intuito de analisar a visão dos criadores e empresas que gerenciam as redes sociais em relação a esse tema e como estão trabalhando para aprimorar as ferramentas mais utilizadas pelas empresas.

Referências

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - CGI. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras: TIC empresas 2017. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.

CORNACHIONE, Daniella. As empresas querem entrar. Época, São Paulo, n. 628, p. 92-94, 31 mai. 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.

Instagram superou 1 bilhão de usuários ativos. Tecnologia. Exame, 20 jun. 2018. Disponível em: < https://exame.abril.com.br/tecnologia/instagram-superou-1-bilhao-de-usuarios-ativos/>. Acesso em: 29 out. 2018.

JUE, L. A.; MARR, J. A. Mídias sociais nas empresas: Colaboração, inovação, competitividade e resultados, Évora, nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.

SERRA, B. et al. Mídias Sociais E Negócios: Um Estudo Delphi. Revista Ibero-Americana de Estratégia, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 236-253, jan./mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.

Danilo Alves Moreira – Acadêmico do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Faculdade Paraíso do Ceará (FAPCE) - Rua da Conceição, 1.228 – São Miguel – CEP: 63.010-465 – Juazeiro do Norte – CE


Publicado por: Danilo Alves Moreira

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