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O Poder do Marketing na Indústria Alimentícia

Análise a respeito da ausência de consciência do consumidor da indústria alimentícia, os tipos de marketing e como a população é influenciada por eles.

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Resumo: O presente artigo aborda a ausência de consciência do consumidor da indústria alimentícia, os tipos de marketing e como a população é influenciada por eles. Será apresentado funções do Marketing Alimentício, Marketing Nutricional e do Marketing Psicológico. O Marketing aplicado aos alimentos é um fator determinante na escolha dos produtos e atinge diretamente a vida dos consumidores. É apresentado no estudo a presença de alguns fatores disfarçados que agem diretamente nas decisões dos consumidores em potencial, e através de pesquisas, evidenciará assim, detalhes relevantes que passam despercebidos na visão dos consumidores. É pretendido conscientizar de forma saudável e com segurança para assim melhorar significativamente a vida do consumidor, e fazer com que o mesmo retorne ao consumo consciente dos produtos.

Palavras-Chave: Marketing. Nutricional. Psicológico. Influência. Alimentício.

Introdução

Atualmente houve mudanças no ambiente alimentar e consequentemente na vida nutricional da população, isso vem contribuindo para o marketing aplicativo no meio. A temática desenvolvida para o estudo é: “O Poder do Marketing na Indústria Alimentícia”, e mostrará os segmentos que ele possui. O principal problema envolvido é a ausência da consciência do consumidor. Será levado ao consumidor informações das práticas do Marketing Alimentício, que serão comprovados por meio de pesquisas e evidenciará a importância do marketing alimentício na vida dessas pessoas, fazendo assim, abordar detalhes relevantes que passam despercebidos na visão dos mesmos. O Marketing Alimentício consciente pode melhorar significativamente a vida do consumidor, e fazer com que o mesmo retorne ao consumo dos produtos. O resultado pretendido no artigo é conscientizar as pessoas sobre o consumo dos alimentos, de forma saudável e com segurança. O artigo também abordará os tipos de marketing e como a população é influenciada por eles. Será mostrado funções do Marketing Alimentício, Marketing Nutricional e do Marketing Psicológico.

Tipos de Marketing

Antes de falar sobre os tipos de marketing, precisa-se entender primeiro, o que é marketing. Segundo Philip Kotler (2002, P. 54), Marketing é aquilo que a empresa/pessoa, usa para promover e otimizar seus ganhos e sua marca. É uma ciência da administração, onde busca visar táticas e estratégias para identificar, desejos e necessidades da empresa, marca ou o seu marketing pessoal. Surgindo desse pressuposto, podemos entender que, todos os tipos de marketing, desde o direto ao digital, procuram entender e aplicar a melhor forma de promover a sua marca. Este artigo abordará exclusivamente o Marketing Alimentício e Marketing Psicológico, para com o consumidor.

Marketing Alimentício

O Marketing de Alimentos, é uma forma de induzir o consumidor a comprar um produto que talvez, não seja necessário e nem saudável para a sua saúde. É uma forma de estímulo, para saciar pequenos desejos que qualquer ser humano tenha. As redes de Fast Food, por exemplo (mesmo que os nutricionistas informem o que esse tipo de ambiente reserva e faz mal para a saúde), torna-se irresistível, se conter diante desses alimentos, satisfazendo os desejos de qualquer cliente que seja alvo desses restaurantes. Além do mais que esses produtos dos restaurantes de rede fast food, são feitos para serem consumidos instantaneamente. “Em um restaurante de Fast Food, uma pessoa engole um pedaço de comida depois de mastigá-lo em média doze vezes. Fora do restaurante, geralmente mastigamos cerca de quinze vezes, quanto menos mastigarmos, menos satisfeitos e assim compramos mais.” (INCRÍVEL, 2017)

Marketing Nutricional

Diferente do Marketing Alimentício, o Marketing Nutricional é a informação sobre como o consumidor deve se alimentar, de acordo com a necessidade nutritiva de cada indivíduo, utilizando as características nutricionais, além de orientações em forma de dicas de saúde nos rótulos. Dessa forma, o consumidor terá mais informações na escolha por alimentos. Algumas empresas buscaram inovar, e sair na frente com uma nova estratégia de marketing. Desde então, elas passaram a utilizar o selo “Minha Escolha”, que indica que o alimento apresenta níveis controlados de gorduras saturadas, gorduras trans e sódio, conforme Weskley-Cotrim (2011). Essas informações nutricionais são de extrema importância para o consumo, melhorando a qualidade de vida e a prevenção de doenças, tais como, diabetes e obesidade. Além da diversificação dos produtos, permitindo a escolha consciente de acordo com o estilo de vida de cada consumidor.

Marketing Psicológico

A psicologia atua no marketing como forma de persuadir o cliente, fazendo com que ele aja de acordo com as emoções e o inconsciente, ao invés da razão. As cores vermelha e amarela, frequentes nas cadeias de fast-food, combinam entre si e provocam um desejo subconsciente nas pessoas, de entrar e pedir algo para comer. Isso é chamado por algumas pessoas de “teoria do ketchup e da mostarda”, as cores que fazem com que as pessoas comam impulsivamente. (INCRÍVEL, 2017) Essas são as cores que mais estimulam o inconsciente do consumidor, fazendo-o associar as cores ao alimento. A opção de escolha do azul, por exemplo, não surgiria o mesmo efeito, afinal não existe nenhum alimento nessa cor.

Influência do Marketing

Em meio a inovações tecnológicas, e principalmente digitais, o marketing busca cada vez mais aproximar o consumidor das marcas. Com isso, o marketing influencer é uma das técnicas mais aplicadas pelas empresas para aumentar o número de vendas e o conhecimento das marcas. “A mídia nos instiga a se transformar em onipresentes no nosso cotidiano, contudo é preciso ampliar nosso raio de entendimento, precisamos compreender as transformações de ordem social e psíquica, que estão presentes na comunicação e na cultura” (SILVA, 2014). No entanto, os digitais influencer usam o número a seu favor aproveitando a sensação de proximidade e confiança dos seus seguidores, fazendo com que as informações que vinculam sobre as marcas pareçam ser confiáveis, assim influenciando na jornada de compra por meio das redes sociais, interagindo com o público, e com a própria experiência escolhendo que tipo de público atingir para favorecer a marca.

Como a População é Influenciada

Ao ser lançado um produto no mercado, a empresa responsável está comprometida diretamente com a saúde e segurança do consumidor. O alimento por ser um produto essencial e de necessidade primária tem um grande potencial no mercado de consumo. No entanto, as empresas necessitam lançar cada vez mais produtos inovadores, e fazendo assim, um investimento em propagandas e marketing do produto. O público desse segmento, tende a escolher por produtos cada vez mais industrializados e modernos, pois acreditam que a praticidade, além do preço e da qualidade que o produto oferece, faz parte do diferencial na escolha. O consumidor é influenciado por detalhes muitas vezes imperceptíveis e planejados pelo o marketing da empresa, onde disponibilizam de estudos e estratégias para atrair o interesse do consumidor. (ISHIMOTO, 2001)

Conclusão

O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como o marketing influencia nas nossas escolhas alimentares. Além disso, também permitiu conhecermos sobre as principais estratégias que nos levam a consumir determinados alimentos; como as cores do ketchup e mostarda que são cores quentes que influenciam nosso psicológico dando a sensação de fome. Assim, com a preocupação no processo de escolha dos alimentos, surge o marketing nutricional, uma estratégia de vendas inovadora, cuja meta é fornecer informações de caráter nutricional sobre os produtos alimentícios dependendo do estilo de vida que o consumidor pretende adotar, diminuindo os índices de doenças crônicas, como a diabetes. Verificou-se ainda que os consumidores são bastantes influenciados pelo marketing influencer, que com a interação do público na internet, ganha espaço e confiança para convencerem a consumir produtos e marcas, transmitindo-os confiança e proximidade.

Referências

Incrível. 12 coisas que as redes de Fast Food jamais nos dirão. (5min 23seg). Disponível em: Acesso em: 20/10/18 ISHIMOTO,Y. Propaganda e Marketing na Informação Nutricional. Brasil Alimentos. 28 nov.2001 KOTLER, P. Administração do Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2002 (2002, P. 54) REDAÇÃO. El marketing psicológico o marketing de persuasión. “Marketing em red” 26 out.2016. Disponível em: . Acesso em: 14/09/18 SLVA,E. Você Pode Ser Influenciado Pela Mídia! Veja Como a Semótica Explica Este Processo “Ideia de Marketing”, 2 abr.2014. Disponível em: < http://www.ideiademarketing.com.br/2014/04/02/voce-pode-ser-influenciado-pela-midiaveja-como-a-semiotica-explica-este-processo/> Acesso em: 02/11/2018 SMITH, L. D. 10 Things You Didn't Know About Fast Food. "Time", 14 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em:10/11/18


Publicado por: Vitoria Cardoso

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