Marketing eleitoral e a força das redes sociais
O marketing eleitoral e as estratégia de uso das redes sociais em época da eleição, para que a mensagem dos candidatos alcance o maior número de pessoas por meio das mídias sociais.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
Nunca se viu tantos políticos utilizando a internet como meio de divulgação de propostas e rotina de trabalho quanto nos dias atuais. Nas campanhas políticas essa interação com os internautas cresce ainda mais e isso tem refletido nos resultados de eleições importantes nos últimos anos. A internet tem acertado previsões se sobrepondo a mídia tradicional, vide a eleição do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No Brasil já existem candidatos que também conseguiram eleger-se utilizando principalmente esse meio para fazer campanha, onde o candidato aproxima-se do seu eleitor, podendo coletar opiniões e sugestões de maneira mais econômica e eficaz. Dessa forma o presente trabalho tem o propósito de analisar relevância das redes sociais para o marketing eleitoral e sua importância conquista de votos.
Palavras-chave: Marketing. Marketing Eleitoral. Marketing Político. Campanhas Eleitorais. Política.
INTRODUÇÃO
A internet atualmente já faz parte da nossa vida. Nós gastamos um tempo considerável do nosso dia utilizando as redes sociais e nos deixando influenciar pelo conteúdo delas. Por esse motivo a forma de se comunicar está mudando e assim como empresários, artistas e afins, os políticos também já perceberam isso e passaram a utilizá- la para dialogar com seus eleitores, o que possibilitou o aumento da credibilidade destes para com os internautas, além de despertar interesse e um engajamento maior na política pincipalmente dos jovens.
Além disso, a redução do tempo de propaganda eleitoral na televisão fez com que quem ainda não se valia dessa ferramenta, passasse a utilizá-la. Dessa forma o marketing eleitoral começou a traçar estratégias para que a mensagem dos candidatos em época da eleição atingisse o maior número de pessoas através das mídias sociais, pois agora o tempo era ilimitado, o numero de espectadores também e o custo muito menor.
Esse trabalho vem dando resultados positivos, na última eleição dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump nunca aparecia como favorito nas mídias tradicionais, já na internet a resposta era diferente, e isso se concretizou nas urnas, o que prova que o marketing eleitoral aplicado nas redes sociais, tem efeitos reais.
Nesse estudo vamos explorar as estratégias utilizadas nesse tipo de mídia e como ela pode tornar um candidato, vencedor.
MARKETING ELEITORAL
Marketing é a ciência que identifica e interpreta os anseios do mercado (pessoas) para atendê-los, satisfazendo as necessidades detectadas. No contexto político, se resume a estratégias e ações para criar identidade de um partido, candidato ou governo. O marketing político inclui marketing eleitoral, marketing partidário e marketing da administração pública.
O marketing político está relacionado com a formação da imagem em longo prazo. Tem como meta adequar o candidato ao seu potencial eleitorado, saber o que pensam e o que querem. E partir dessas informações ajustar o discurso do candidato com os anseios do eleitorado, fazendo com que se posicione de acordo com as preocupações da sociedade. Já o marketing eleitoral consiste na formação da imagem em curto prazo. Assim, para aproximar e aumentar seu poder de influência sobre o eleitor na hora de decidir seu voto, os candidatos precisam desenvolver um trabalho contínuo de formação de imagem.
O marketing eleitoral começa com um trabalho de pesquisa e análise, que direcionará a construção da comunicação eleitoral. Sabemos que nunca se tem 100% de aprovação, por isso é importante atingir e converter o máximo de pessoas que se interessem e por seu discurso. Na internet isso é ainda mais possível quando pois as plataformas digitais permitem ao candidato mais espaço e tempo para diálogo com seu público que nos meios tradicionais.
MARKETING ELEITORAL NAS REDES SOCIAIS
A idéia da mídia social é criar um canal de comunicação rápido, fácil e barato para que o candidato possa dialogar com os seus eleitores. É uma das partes mais importantes neste processo da campanha. E esse trabalho só faz sentido se o candidato e sua equipe estiverem preparados para responderem os questionamentos desse canal.
No Brasil, o interesse da classe política pelo assunto já está sendo considerada a nova estratégia de marketing político para as campanhas eleitorais. O levantamento realizado pela Medialogue em outubro de 2016, analisou o site oficial dos congressistas e o perfil de cada um deles nas redes sociais.
Na lista de mais influentes da Câmara dos Deputados, quatro parlamentares ficaram empatados no primeiro lugar do pódio das redes sociais: Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e seu pai, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP). Todos somaram a nota 8.
Já no recorte pelo Senado Federal, o posto de mais influente é dividido entre os senadores Magno Malta (PR-ES), Romero Jucá (PMDB-RR) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), também com média final 8.
Entre os 10 mais influentes do Congresso, apenas Aécio Neves (PSDB-MG), Alberto Fraga (DEM-RJ) e Alessandro Molon (REDE-RJ) pontuaram 7 pontos – os demais tiveram 8 pontos .
Os políticos citados na pesquisa mostram que apenas criar um perfil nas redes sociais não significa ter uma participação nessa rede, pois a participação em mídias sociais se dá através da interação. Por isso, ao pensar em marketing eleitoral nas redes sociais esteja certo de ter o compromisso e condições de interagir com os eleitores e cultivar o engajamento.
REFERÊNCIAS
SILVA, Luciano Timoteo da; FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. Marketing político e sua importância através das mídias sociais. 2013. Disponível em <http://www.insite.pro.br/2013/Agosto/marketing_politico_midiasdigitais.pdf>. Acesso em 14 de mar. 2017
PINTO, Djalma. Marketing: política e sociedade. São Paulo: CIA. Dos livros, 2010.
VAZ, Gil Nuno. Marketing Institucional: o mercado de ideias e imagens. 2. Ed. Ver. São Paulo. Pioneira Thomson Learning, 2003.
<http://www.medialogue.com.br/ebooks/pesquisa-medialogue-politico-digital-2016/>. Acesso em 28 de mar. 2017
Publicado por: Larissa Madder de Sousa Silva
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