Fundamentos e Conceitos Gerais do Marketing
Breve apresentação dos fundamentos e conceitos gerais do marketing.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Quais os Processos Envolvidos no Marketing? Por Que o Marketing Cria Uma Ligação Entre Produção e Consumo? Qual é o Principal Resultado do Marketing? Quais as Cinco Condições Básicas Para Que Haja Uma Troca?
Quando as pessoas são perguntadas sobre o que elas pensam ao ouvirem o termo “Marketing”, a maioria responde que se trata de “publicidade” ou “venda”. Embora a publicidade e a venda possam ser duas das atividades de Marketing mais visíveis, o Marketing envolve muito mais do que apenas esses dois métodos de comunicação de Marketing. Outros ainda acreditam que o Marketing tem algo a ver com a disponibilização de produtos nas lojas, a organização de displays e a manutenção de estoques de produtos para vendas futuras.
Na verdade, o Marketing inclui todas essas atividades e muito mais. Ele envolve mais do que apenas atividades realizadas por um grupo de pessoas – em uma área ou departamento definido. O Marketing envolve processos que se concentram na entrega de valor e benefícios aos clientes, não apenas na venda de bens, serviços e, ou ideias.
“O genuíno Marketing melhora a qualidade de vida ao oferecer soluções mais adequadas às pessoas como consumidoras. Mais importante, o Marketing é uma filosofia para a empresa, em que as necessidades dos consumidores definem seus produtos e serviços, seus preços, sua comunicação e sua distribuição. Nos primórdios da Revolução Industrial, a produção em massa se aproveitou da economia de escala na fabricação. Aí surgiu o desafio de compatibilizar a capacidade de produção com o perfil e a capacidade de consumo e vice-versa. Que mercados existem e para que produtos e serviços? Era preciso responder, e o Marketing passou a servir a esse desafio” ([1])
O Marketing apresenta duas (2) facetas: (1ª) Trata-se de uma filosofia, uma atitude, uma perspectiva ou uma orientação gerencial que enfatiza a satisfação do cliente; (2ª) São atividades e processos usados para implementar essa filosofia. Dessa forma, o Marketing usa estratégias de comunicação, distribuição e preços para fornecer aos clientes e outras partes interessadas os bens, serviços, ideias, valores e benefícios que eles desejam quando e onde querem.
Logo, ele envolve a construção de relacionamentos de longo prazo e recompensadores entre si, quando beneficiam todas as partes envolvidas. O Marketing também implica a compreensão de que as organizações têm muitos “parceiros” de partes interessadas, incluindo colaboradores, fornecedores, acionistas, distribuidores e sociedade em geral. Um resultado desejado do Marketing é uma troca, pessoas desistindo de algo para receber algo que preferem ter. Normalmente, pensamos no dinheiro como o meio de troca. Desistimos de dinheiro para obter os bens e serviços que desejamos e, no entanto, a troca não requer dinheiro. Uma troca pode ocorrer apenas se as cinco (5) condições a seguir existirem:
- Deve haver pelo menos duas partes;
- Cada parte tem algo que pode ser valioso para a outra parte;
- Cada parte é capaz de comunicação e entrega;
- Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta de troca;
- Cada parte acredita que é apropriado ou desejável lidar com a outra parte.
Mas, a troca não ocorrerá necessariamente, mesmo que todas essas condições existam, embora elas sejam necessárias para a troca ser possível. Por exemplo, você pode colocar um anúncio em um jornal informando que seu automóvel usado está à venda a um determinado preço. Várias pessoas podem ligar para você e perguntar sobre o carro, algumas podem testá-lo e uma ou mais podem até fazer uma oferta.
Todas as cinco condições são necessárias para a troca existir. A menos que você chegue a um acordo com um comprador e realmente venda o carro, uma troca não ocorrerá. Portanto, observe que o Marketing poderá ocorrer mesmo se uma troca não acontecer e, no exemplo apresentado acima, você teria estaria envolvido em Marketing, mesmo que ninguém comprasse seu automóvel usado.
Conceitos Gerais
O Marketing inclui um amplo espectro de decisões e atividades que se concentram em alcançar efetivamente seus clientes, possíveis clientes e público, e fornecê-los com informações sobre seus produtos ou serviços que atendem às suas necessidades e desejos. O processo completo de Marketing envolve a identificação das necessidades do cliente, o desenvolvimento de produtos e serviços para atender a essas necessidades, o estabelecimento de programas promocionais e políticas de preços e o design de um sistema para distribuição de produtos e serviços aos clientes ([2]).
Sendo assim, pode-se dizer que o Marketing cria uma “ligação” entre produção e consumo. Os tipos de produtos disponíveis nas lojas e a qualidade desses produtos são determinados pela preferência do consumidor. Pois, enquanto a área de vendas tentar se livrar do que está nas prateleiras, o Marketing trabalha para garantir que o que está nas prateleiras é o que o cliente quer.
Então, o Marketing pode ser definido como o processo de antecipar as necessidades dos clientes-alvo e encontrar maneiras de atender a essas necessidades de forma adequada. Existem várias ideias principais nesta definição. Marketing é sobre antecipação e bons profissionais de Marketing estão sempre trabalhando para prever quais serão as necessidades de seus clientes no futuro.
O conceito de Marketing guia as organizações a atender as necessidades e os desejos de seus clientes, com mais eficiência e eficácia do que a concorrência. Isso começa com um bem definido mercado-alvo, na compreensão de suas necessidades e na coordenação das atividades que o afetam, visando satisfazê-lo e obter a rentabilidade como recompensa.
“Hoje, o Marketing engloba diversos enfoques. No Marketing de Transação, o foco é a venda de bens e serviços, do produtor para o consumidor. Já o Marketing de Relacionamento foca ligações reforçadas com os indivíduos ou organizações clientes” ([3]). Uma segunda ideia-chave é a noção de mercado-alvo. Claramente, “um tamanho único não serve para todos” nos mercados.
Bons profissionais de Marketing entendem isso e concentram seus esforços nas necessidades exclusivas de mercados-alvo ou segmentos de mercado específicos. A ideia-chave final na definição de Marketing é a da lucratividade. Após um estudo cuidadoso de um mercado-alvo específico, o profissional de Marketing provavelmente gerará uma longa lista de produtos e serviços nos quais o cliente possa estar interessado.
Tradicionalmente o Marketing era visto como “vender o que você tem” e, por causa disso, algumas empresas ainda abordam o Marketing dessa maneira. Por outro lado, os profissionais de Marketing mais eficazes se concentram em “ter o que você pode vender” – antecipando as necessidades do cliente. O ponto de partida para qualquer programa de Marketing deve ser a identificação das necessidades do cliente – e satisfazer essas necessidades é o foco principal de qualquer organização orientada para o mercado. No entanto, o Marketing evoluiu e ao longo do tempo e a maioria dos profissionais de Marketing atuais não começa com o foco nos clientes.
As empresas orientadas para o mercado investem em pesquisas de mercado para entender melhor seus clientes e depois usam as informações geradas para orientar a tomada de decisão. Essas são empresas que estão focadas em construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes-alvo e que estão dispostas a fazer alguns sacrifícios a curto prazo para fazer isso. Assim, esse foco no relacionamento correto com os clientes se torna a meta abrangente para as organizações.
Então, o objetivo do Marketing é conhecer e entender tão bem o cliente a ponto de saber que determinado produto ou serviço é exatamente o que o ele deseja. Os produtos ou serviços serão vendidos sem a necessidade de pressionar o cliente. Portanto, a necessidade de estar familiarizado com os desejos dos clientes e estabelecer um relacionamento contínuo com eles é parte da definição de Marketing.
REFERÊNCIAS
COBRA, Marcos e URDAN, André T. “Marketing Básico”, São Paulo, Atlas, 5ª ed. 2017
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012
PEDRON, C. D.; SACCOL, A. Z. What Lies Behind the Concept of Customer Relationship Management? Discussing the Essence of CRM through a Phenomenological Approach. Braz Adm Rev, v. 6, n. 1, p. 34–49, 2009
([1]) COBRA, Marcos e URDAN, André T. “Marketing Básico”, São Paulo, Atlas, 5ª ed. 2017. P. 1
([2]) KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
([3]) COBRA, Marcos e URDAN, André T. “Marketing Básico”, São Paulo, Atlas, 5ª ed. 2017. p. 4]
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JULIO CESAR S. SANTOS
Professor, Jornalista e Escritor. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico.
Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS
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