ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL: Empresa CÃONOAS no faro das mídias sociais
Ações de marketing digital na programação do plano de marketing da empresa “CÃONOAS - passeadores de cães” e ilustração do papel das redes sociais dentro de um plano de marketing.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
O presente artigo é um estudo complementar ao que foi realizado para a produção de um Plano de Marketing, cujo objetivo é a implementação de uma possível empresa de passeios com cães na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, para isso revisitou-se os mais modernos conceitos do marketing e suas aplicações na era das informações digitais. Após uma análise atualizada de dados bibliográficos, discorreu-se sobre o papel das redes sociais no mundo dos negócios. Considerando os cenários, dados, projeções e estratégias elencados no material base desta pesquisa, culminou-se na apresentação de ações de marketing digital na programação das estratégias de promoção da empresa objeto deste estudo
Palavras-chave: Marketing Digital. Passeadores de cães. Estratégias de Promoção. No faro. Cãonoas.
ABSTRACT
The present article is a complementary study realized to the production of a Marketing Plan, whose objective is the implementation of a potential dog walking company in the city of Canoas, Rio Grande do Sul, for this, the most modern marketing concepts were revisited and it's applications in the age of digital information. After an updated analysis of bibliographical, data the paper of social networks in the business world was discussed. Considering the scenarios, data, projection and strategies listed in the groundwork of this research, culminating in the presentation of digital marketing actions, programming the promotion strategies of the company object of this study.
Keywords: Digital Marketing. Dog walking. Promotion Strategies. In the smell. Cãonoas
INTRODUÇÃO
Na atualidade, a metodologia de busca de informações para a tomada de decisão, e assim adquirir novos produtos e serviços mudou. A internet e os canais digitais, disponíveis em um smartphone na mão dos possíveis clientes, são os responsáveis pela condução desta inovadora transformação. Com os mercados altamente competitivos, estar atento às novidades digitais não é apenas necessário, é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Uma marca, seja ela de produto ou serviço, conseguirá chamar a atenção de seu consumidor, se no momento certo, estiver destacada no elevado número de possibilidades de resultados de pesquisa, independente do canal escolhido por esse consumidor. Mais do que estar disponível à procura, as marcas precisam de horizontalidade, ou seja dialogar continuamente com estes consumidores, a fim de atender suas expectativas e desejos.
Mesmo diante as crises de ordem política e financeira, que envolvem nossa economia atual, o mercado pet cresce e mantém excelente expectativa de retorno monetário. De acordo com dados estatísticos atuais da ABINPET (2019), existem 54,2 milhões de cães de estimação no Brasil. Da mesma forma, os dados apontam que o mercado brasileiro de pets faturou um montante de 20,3 bilhões no ano de 2018, um crescimento médio de 8,1% comparado ao ano 2017.
O presente artigo apresenta a detalhada programação de como aplicar o marketing digital nas estratégias de promoção de um plano de marketing. Tais ações tem como objetivo a possível implantação de uma empresa do ramo de pets, que será denominada “CÃONOAS - passeadores de cães”.
Tendo como base as informações, dados e projeções elaborados por Cardozo (2018), este estudo tem como finalidade principal listar ações de marketing digital na programação do plano de marketing da empresa “CÃONOAS - passeadores de cães”, bem como, através de análise bibliográfica, revisar a evolução dos conceitos do marketing tradicional ao digital e por consequente ilustrar o papel das redes sociais dentro de um plano de marketing.
EMPRESA CÃONOAS
Caracterização da empresa
De acordo com Cardozo (2018), a empresa objeto deste estudo terá como possível nome fantasia de “CÃONOAS - passeadores de cães”. O negócio refere-se ao serviço de passeador de cães. Com a atuação de dois sócios, sem espaço físico de ponto de referência, a empresa visa atender aos passeios previamente agendados via contato telefônico. Atenderá um público alvo de moradores da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, das classes sociais compreendidas como A, B e C e terá como posicionamento a diferenciação, pois o princípio norteador de sua missão é a qualidade oferecida em sua prestação de serviços.
Objetivo, meta e estratégias de promoção
Segundo aborda Cardozo (2018), o objetivo relacionado ao “p” de promoção do mix de marketing da empresa é a promoção de campanhas eficazes de mídias sociais. Este objetivo tem como meta a conquista de uma rede orgânica de engajamento de 10 mil seguidores, até o 18º mês de atuação, tanto na rede social Facebook como na rede social Instagram. As estratégias de promoção elencadas por Cardozo (2018) são: operação de marketing cooperado com as principais empresas do ramo pet de Canoas, divulgando mutuamente as marcas em impressos e redes sociais e a criação de campanhas no Instagram, Facebook e WhatsApp explorando a antropomorfização dos cães, ou seja, dar-lhes vida, emoções e sentimentos. O quadro completo dos objetivos, metas e estratégias, contemplando todo o mix de marketing, encontra-se na figura 1, do Anexo A.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
As etapas iniciais do plano de marketing, conforme orienta Ambrósio (2007), foram apresentadas por Cardozo (2018) no artigo sobre estudo de um plano de marketing para implantação da empresa CÃONOAS - passeadores de cães. Abaixo sugere-se algumas informações operacionais necessárias, definidas como programação, conforme orienta Ambrósio (2007, p.81).
Programação de marketing digital
O cronograma apresentado define com precisão as datas-limite e os responsáveis pela implementação das principais atividades que visam atender as estratégias de promoção da empresa “CÃONOAS - passeadores de cães”.
Para a construção da programação observou-se o conjunto das estratégias sugeridas para o mix de marketing da empresa “CÃONOAS - passeadores de cães”, os dados e as projeções das análises de cenários, ambientes, concorrência, matriz estratégica, público-alvo e posicionamento, de acordo com o material base de Cardozo (2018), bem como o conteúdo programático do curso de pós graduação em marketing digital da UNIASSELVI. O sócio denominado “A” é o responsável pelas ações de marketing on-line da empresa, assim como sócio denominado “B” é responsável pelas atividades off-line.
Como primeira atividade programada para o mês 1, elencou-se o planejamento de e-branding e construção de personas. Conforme Borba (2018, p.60), e-branding são estratégias complementares da marca, direcionadas exclusivamente para a comunicação on-line. Demonstrar uma marca consistente, cordial e autêntica no uso das redes sociais. Tais estratégias devem prever rapidez, interação e participação dos consumidores somando-se a geração de leads. Também como ponto de arrancada para um bom aproveitamento das redes sociais, estabelece-se a criação de personas, pois de acordo com Borba (2018, p.93), há uma diferença entre público-alvo e personas, uma vez que persona é uma representação mais rica de detalhes que favorece na criação de estratégias de marketing mais direcionadas.
Na atividade programada para o mês 2, prevê-se um detalhado planejamento com estratégias de conteúdo e mídia para Facebook, Instagram e WhatsApp. Conforme aborda Schmitz (2018, p.30), com a publicidade digital é possível alcançar com precisão a pessoa alvo com a mensagem correta e na hora mais exata. Tendo como base as estratégias de promoção do plano de marketing da empresa, sugere-se que seja adotado efetivamente um cão de rua, morador de uma das principais praças utilizadas para os passeios da empresa. Dar a este cão, alimentação, água e uma casinha, assim como adotar os cuidados necessários com a sua saúde. Batizar esse cão com o nome de “Cãonoas”, alusão ao nome da empresa. Criar a partir da rotina do cão uma narrativa que dará conteúdo às redes sociais da empresa, chamando essa história de “#NoFaro de Cãonoas”. As redes sociais estão recheadas de empresas vendendo produtos, ao mudar essa lógica, a empresa em questão, dará leveza ao seu conteúdo, gerando engajamento natural ao contar o dia a dia do “Cãonoas”, tendo em vista o planejamento de sua marca e de suas personas. No que tange aos parceiros, promover postagens alusivas as benfeitorias que estes podem estar contribuindo para a rotina do cão, ao exemplo das petshops que doarão alimentação e acessórios e os profissionais veterinários que cuidarão de sua saúde. Planejar uma postagem diária voltada ao público do Facebook e Instagram e um disparo semanal aos grupos de transmissão de clientes no WhatsApp Business. Com base em Schmitz (2018, p.116), o WhatsApp aproxima marcas de seus consumidores, além de ser uma poderosa ferramenta de fidelização, os seus atributos podem torná-la um importante canal de atendimento direto, por consequente, deverão ser verificadas semanalmente as métricas de performance disponibilizas em cada ferramenta social. De acordo com Schmitz (2018, p.44), o acesso a métricas com confiabilidade se torna essencial para que marcas cresçam e gestores de redes sociais possam tomar decisões conscientes sobre o tipo de conteúdo com melhor repercussão.
No 6º mês é previsto o lançamento do blog “#NoFaro de Cãonoas”, voltado a geração de content marketing, ou seja, o marketing de conteúdo. A narrativa do blog é contada pelo protagonista da empresa, o cão “Cãonoas”, com matérias voltadas aos temas de saúde, curiosidades das raças, faixa etária, porte dos cães, entre outras. Para Vicenzi (2018, p.68), o blog é uma ótima alternativa para aumentar a visibilidade da marca atraindo patrocinadores, ao mesmo tempo que se comunica constantemente com os consumidores, podendo até influenciá-los em tendências. Como ponto motriz deve-se organizar as postagens com conteúdo informativo, emocional e social, garantindo assim um melhor ranqueamento pelas plataformas de busca. Aprimorar o marketing de busca SEO com o uso de palavras-chave estratégicas e editorial diversificado, contendo áudios, vídeos, e-books e infográficos. De acordo com Cardoso (2018, p.17), as técnicas de SEO, Search Engine Optimization, consistem na obtenção de melhores posições nos buscadores através de estratégias de otimização e compreensão das motivações dos usuários.
A quarta ação prevista na programação visa o uso das ferramentas Google Analytics e Google Adwords. No 8º mês de atuação, prevê-se que o sócio “A” realize a certificação gratuita do curso para iniciantes do Google Analytics. De acordo com Volles (2018), o curso inicial ensina recursos básicos do Google Analytics, como criar conta, implementar código de acompanhamento, analisar relatórios básicos, configurar metas e acompanhar campanhas. Essa certificação é imprescindível para a melhor compreensão do público do blog já criado, assim como a mensuração dos resultados das estratégias de marketing digital da empresa. Após o empreendimento de tantas estratégias orgânicas de ranqueamento, chegou a vez da compra de palavras-chave na plataforma Adwords, da Google. Com essa ação a empresa visa ser a primeira opção da busca de usuários do serviço na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. Conforme Vicenzi (2018, p.40), o Google Adwords é a tática que busca favorecer o ranqueamento de sites na plataforma de busca do Google, pois as empresas que promoverem as palavras-chaves corretas poderão ter preferência de visualização na busca determinada.
No 11º mês de atuação está prevista a criação e lançamento do aplicativo “#NoFaro”. Conforme Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017, p.184), no ano de 2020, mais de 70% da população global possuirá um smartphone, além claro, destes aparelhos representarem 80% do tráfego de dados móveis. Portanto, além de unificar o acesso à todas as redes sociais e ao blog “#NoFaro de Cãonoas”, o aplicativo visa a possibilidade de agendamento dos passeios, bem como emitirá lembretes para o seu início e término. Como função primordial a todas as estratégias até aqui elaboradas o aplicativo contará com um mural de diálogo entre seus usuários e a empresa, permitindo assim a transparência necessária no relacionamento com os clientes.
Após 1 ano de atuação, no 13º mês está prevista a revisão de todas as estratégias das redes sociais. Após esse profundo diagnóstico de métricas se estabelecerá a permanência ou reposicionamento, se acaso for necessário, dos editoriais estabelecidos até este ponto. Com o passar de 12 meses da atuação desta empresa, muitas coisas podem ter se modificado e o protagonista, o cão “Cãonoas”, pode ter agora uma linda família no faro desta história. É preciso reavaliar o mercado, os investimentos e a expectativa de crescimento. É neste momento que a empresa avaliará a quantidade de seguidores em suas redes sociais, de acordo com a expectativa de suas metas em alcançar 10 mil seguidores, em cada rede, no prazo total de 18 meses. Fazendo um cálculo médio de quantos seguidores atingiu até este ponto e quanto tempo ainda resta, a empresa deve decidir se usa os recursos de gerenciamento de anúncios pagos para aumentar o envolvimento de usuários, e assim garantir o cumprimento da meta no prazo estabelecido. Conforme Schmitz (2018, p.30), o planejamento e produção de conteúdo é uma excelente maneira para geração de interação orgânica de 1% dos fãs de uma rede social, contudo para que haja um aceleramento das estratégias, diante um mercado tão competitivo, a saída pela mídia paga pode ser uma boa alternativa.
Como última ação da programação, no 15º mês, além das estratégias de inbound marketing elencadas até este momento, está a produção de mídia off-line com a divulgação mútua de parceiros. Como relata Vicenzi (2018, p.158), o marketing inbound é marketing de atração, também conhecido como novo marketing, pois as ferramentas digitais estão no centro de suas estratégias, em contraponto ao outbound marketing, que é justamente o marketing tradicional realizado através de estratégias off-line, ou seja, anúncios em jornais, rádios, revistas, outdoors, entre outros. O desafio do marketing moderno é a união de ambas as estratégias. No que diz respeito à ação elencada neste trecho, trata-se da construção de um material impresso, para ampla distribuição na cidade, que contenha o portfólio de tudo que a empresa adquiriu de acúmulo até este ponto e todos os parceiros adquiridos. Mas estamos falando em marketing digital, não é mesmo? Portanto o material impresso conterá um QR Code que remeterá o cidadão ao aplicativo “#NoFaro”. Ao instalar o aplicativo de forma rápida e simples, no seu smartphone, o usuário poderá acessar a uma nova funcionalidade, especial a este momento, que serão vários filtros de foto, com o tema “#NoFaro com @ melhor amig@”. Os divertidos registros, entre usuários e seus cães, poderão ser compartilhados nas redes sociais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para a elaboração deste estudo, evidenciou-se a importância da investigação científica, e da análise de informações, pois todos os autores aqui citados, contribuíram de forma significativa para a apresentação das ideias expostas. As ações propostas, mesmo que fictícias, contemplariam uma empresa real, uma vez que foram fundamentadas nos mais modernos referenciais mercadológicos.
Observa-se que o mercado de produtos e serviços para animais de estimação encontra-se em plena expansão no Brasil, o que sugere que empresa objeto deste estudo terá, se seguir todos os dados de suas projeções, a viabilidade necessária para implementação das ações aqui propostas. As famílias continuam ocupadas, entre trabalho e demais afazeres pessoais, portanto é muito recorrente, nos dias atuais, que cães sejam a opção de companhia para casais que não desejam filhos, tornando-os os queridos filhos de quatro patas, e isto é uma grande oportunidade a este negócio.
Há clareza de que este artigo não supre todas as lacunas que a possível empresa em questão encontraria. Outros estudos devem ser aprofundados no que tange aos desafios de prestar um excelente serviço específico, pois é imprescindível se atualizar aos canais de procura e interação de seus consumidores. Não há, no mundo acadêmico, uma grande variedade de artigos publicados sobre ações de marketing digital para empresas prestadores de serviços. Para tanto serão necessários estudos complementares sobre as demais variáveis do mix de marketing, igualmente uma ampla análise estratégica e financeira que contemple e avalie todas as situações de um negócio formalizado como empresa.
REFERÊNCIAS
AMBRÓSIO, Vicente. Plano de marketing: um roteiro para a ação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 201 p.
BORBA, Paola Cristiane Kenschikowski de. Estratégias de marketing digital. Indaial: UNIASSELVI, 2018. 141 p.
CARDOSO, Moisés. Marketing em máquinas de busca (SEO). Indaial: UNIASSELVI, 2018. 159 p.
CARDOZO, Daniel Silveira. Estudo de um plano de marketing para implantação da empresa CÃONOAS - passeadores de cães. 2018. 23f. TCC (Graduação em Marketing), Universidade La Salle, Canoas, 2018.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. 208 p.
SCHMITZ, Thaíse. Gestão de campanhas em redes sociais. Indaial: UNIASSELVI, 2018. 142 p.
VICENZI, Tulio Kléber. Fundamentos em marketing digital. Indaial: UNIASSELVI, 2018. 216 p.
VOLLES, Barbara Kobuszewski. Análises Web e Google Analytics. Indaial: UNIASSELVI, 2018. 143 p.
ANEXO A – Quadro objetivo, meta e estratégias dentro de cada variável do marketing
Figura 1 – Quadro objetivo, meta e estratégias dentro de cada variável do marketing
Fonte: CARDOZO (2018)
Daniel Silveira Cardozo - Graduado em Tecnologia em Marketing pela Universidade La Salle, Canoas/RS. Pós-graduando em Marketing Digital pela UNIASSELVI.
Elizabeth Schmitz - Graduada em Letras, pela PUC, Porto Alegre/RS; Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo/RS; Personal & Profissional Coach pela Associação Brasileira de Coaching, São Paulo/SP.
Publicado por: Daniel Silveira Cardozo
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