Como é o Curso de Telemarketing?
Para se tornar um bom atendente de call center, o profissional deve atender a alguns requisitos básicos e simples.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Se você quer entender como funciona o curso de telemarketing, como é o mercado de trabalho e demais informações sobre esse assunto, é só continuar lendo. Pois elaboramos um guia completo, com as principais informações que você precisa saber.
Curso de Telemarketing
No curso, os alunos aprendem a desenvolver as habilidades essenciais que o cargo exige.
Assim como a realizar um atendimento de qualidade, onde ele terá que entender a solicitação do cliente, e encontrar a melhor forma de solucionar, caso seja sua atribuição.
Além disso, o curso de operador de telemarketing também ensina a manusear os equipamentos e softwares usados durante o trabalho.
Operador de Telemarketing
Em primeiro lugar, vamos entender melhor o que é um Atendente de Telemarketing, ou Operador de Telemarketing. Esse profissional tem a função de atender, via telefone, diversos clientes diariamente, de empresas dos mais diferentes ramos, como serviços, indústria, comércio, entre outros.
Além disso, ele também pode ser chamado de:
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Operador de televendas;
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Atendente de call center;
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Atendente de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente),
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E etc.
Os Atendentes de Telemarketing são divididos em dois grupos, que variam de acordo com a empresa para qual trabalham: os ativos e os receptivos.
Ativos
Nessa área, é o operador de telemarketing quem liga para o cliente, seja para realizar alguma cobrança, para fazer o acompanhamento de uma venda, realizar uma pesquisa para a empresa, ou ainda para vender e promover serviços e produtos.
Receptivos
Já nessa área, é o atendente de call center que atende o chamado do cliente para resolver algum tipo de problema, tirar dúvidas, receber e registrar reclamações ou elogios a respeito da empresa ou ainda fornecer informações sobre serviços e produtos disponíveis.
Os atendentes receptivos precisam ser muito bem treinados, pois eles estarão representando a empresa. E devem ser capazes de manter o controle e a paciência para com os clientes.
Em ambas as áreas, tanto nos receptivos, quanto nos ativos, o operador de telemarketing precisa seguir um script, que é um roteiro de atendimento do que ele deve dizer para o cliente. E esse script pode servir para:
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Melhorar o atendimento;
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Aumentar o número de pessoas satisfeitas com o serviço;
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Cumprir as metas que foram impostas,
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E possivelmente conseguir vender mais algum produto ou serviço.
Em algumas empresas, ao final do contato, é possível até mesmo avaliar dando uma nota para o atendimento resolveu, indicando se o seu problema foi resolvido, o nível de satisfação com o atendente, e o serviço que foi prestado. Porém, isso não é uma regra, e varia de empresa para empresa.
Além disso, para conseguir realizar todo o atendimento de maneira correta, o operador precisa utilizar um software específico no computador da empresa. Ele serve para:
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Registrar a ligação;
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Solicitar alguma mudança do cliente (que pode ser de endereço, cancelamento do serviço entre outros);
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Consultar informações,
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Ou para concluir uma operação de venda.
Enfim, cada companhia utiliza um sistema diferente, que é apresentado ao operador já depois da contratação.
Curso de Telemarketing - Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para atendentes de telemarketing é bastante amplo, oferecendo muitas oportunidades de emprego. Por isso, vem seguindo cada vez mais em expansão por todo o Brasil. Principalmente na região Sudeste, que é onde fica a maioria das empresas.
Porém, nos últimos anos, houve um aumento do número de companhias que abriram seus escritórios no Nordeste, Pois os custos operacionais são mais baixos por lá.
Praticamente todo tipo de empresa tem um número específico para atender seus clientes: operadoras de telefonia, TV a cabo e internet, bancos, planos de saúde, indústria de equipamentos e computadores, comércio de diversos tipos, incluindo os e-commerces, e até mesmo órgãos públicos, precisam de atendentes de telemarketing.
Além disso, eles podem atuar tanto dentro dos call centers especializados em SAC, quanto em empresas terceirizadas, que oferecem esse tipo de serviço.
O Que é Preciso Para Trabalhar Como Operador de Telemarketing
Essa é uma área de serviço que muitas vezes não exige uma idade específica, podendo ser feita por pessoas de todas as faixas etárias, jovens, adultos ou idosos.
Aliás, também não é necessário ter experiência prévia, e nem ter um curso superior para ingressar. Por isso, acaba sendo uma boa porta de entrada para pessoas que buscam iniciar uma carreira profissional nessa área, ter uma primeira oportunidade ou um recomeço, para voltarem para o mercado de trabalho novamente.
Como se não bastasse, também é uma área muito inclusiva, pois há oportunidades também para portadores de necessidades especiais e deficientes físicos.
Enfim, para atuar nesse mercado, é necessário ter apenas o ensino médio completo. Porém, existem alguns cursos específicos que são oferecidos em escolas técnicas, como o Senac e a Microlins (que são presenciais).
Ou até mesmo à distância, em aulas online, para quem deseja crescer na carreira, e ter um conhecimento maior e mais amplo da área.
Sendo assim, se você busca uma vaga de emprego como atendente de call center, existem diferentes sites que podem te auxiliar a encontrar, que são:
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Catho;
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Vagas.com;
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Infojobs;
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Linkedin,
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Indeed.
Quanto Ganha um Operador de Telemarketing?
O salário de um operador de telemarketing varia de acordo com o estado, carga horária trabalhada, empresa e grau de profissionalização. Mas, normalmente, gira em torno de um salário mínimo que, atualmente, é de R$1045,00.
Mas pode atingir até R$1250,00 em alguns casos, com uma jornada semanal de 36 horas ao todo.
Em contrapartida, um supervisor de telemarketing ganha em média R$1790,00.
Existem ainda alguns adicionais que o trabalhador pode receber, como o adicional noturno, a insalubridade e a periculosidade. O adicional noturno representa um aumento de cerca de R$ 235,00 por mês.
A periculosidade pode chegar a uma média de R$ 355,00 mensais. E a insalubridade se divide por níveis: a de grau 1, tem um aumento de cerca de R$115,00; a de grau 2 é de R$235,00; e a de nível 3 pode chegar a R$ 470,00, todos os valores mensais.
Curso de Telemarketing - Habilidades de Um Operador
Para se tornar um bom atendente de call center, o profissional deve atender a alguns requisitos básicos e simples, que são:
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Ter boa comunicação oral com os clientes;
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Gostar de atendimento ao público;
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Ter conhecimento e familiaridade com um computador para mexer no sistema;
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Voz clara, boa audição e dicção para o melhor atendimento possível;
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Ter boas maneiras, simpatia e paciência para tratar com todo tipo de cliente;
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Maturidade e controle emocional para manter a calma em momentos de pressão e impaciência do cliente;
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Ter foco em resultados para conseguir bater as metas;
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Saber trabalhar em equipe;
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Ter flexibilidade para contornar problemas e conseguir encontrar a melhor solução;
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Saber os produtos e serviços oferecidos pela empresa,
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Seguir o script, mas saber improvisar para a conversa não ficar muito robotizada, e conseguir uma aproximação mais humana dos clientes.
Como já dito anteriormente, o atendente de telemarketing não precisa de um diploma de curso superior para atuar na área, somente do ensino médio completo.
Na maior parte das empresas do ramo, o profissional recebe um treinamento específico depois de contratado, para aprender mais sobre o ofício. Além disso, o iniciante, em geral, é acompanhado por um colega mais experiente, ou supervisor, para auxiliar.
Enfim, agora que você já sabe como funciona o curso de telemarketing, o que esse profissional faz, e aprender mais sobre o mercado de trabalho, é só se preparar, e correr atrás de uma oportunidade nesse mercado que só cresce a cada ano.
Publicado por: Yon Macedo Matos
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.