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Análise do mercado de moda feminina na região de Assaré e sua influência na empresa AM Vestuário

Análise do mercado de moda feminina na região de Assaré e sua influência na empresa AM Vestuário.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

RESUMO

AM Vestuário é uma loja de roupas femininas virtual que, inicialmente trabalhava com diversos estilos. No entanto, a dona da loja percebeu que as peças de festa eram vendidas com menor frequência e ficavam paradas por muito tempo. Foi então que ela passou a trabalhar apenas com moda básica (camisetas e jeans).

Esse trabalho teve como objetivo analisar o perfil de moda predominante na cidade de Assaré, a fim de identificar oportunidades para a loja crescer e se tornar referência em moda básica. A presente pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa, através de um formulário virtual, onde 111 mulheres participaram. Concluiu-se que a maioria das mulheres preferem roupas mais básicas na rotina. Nesse caso, isso irá impactar de forma positiva no crescimento da loja, alcançando assim um dos seus objetivos.

1 INTRODUÇÃO

AM Vestuário é uma loja virtual feminina, exclusivamente com roupas da moda básica (camisetas e jeans). Uma moda que se mantém independentemente das tendências e mudanças de estação, atendendo a mulheres de diferentes idades e estilos. A loja faz a maioria de suas vendas na cidade de Assaré, interior do Ceará, localizada na microrregião da chapada do Araripe. Com sua população estimada de 23.537 habitantes (IBGE 2021). 

O salário mensal dos trabalhadores formais (2020) é de 1,6 salários-mínimos. 

O clima do município é tropical quente e semiárido, e suas temperaturas estão geralmente entre 27ºC e 30ºC. Tais dados levam em consideração a moda predominante do local, a moda básica, com roupas leves e de fácil acesso, visto PIB da região (11.597,22 R$ IBGE [2020].

Diante disso, o presente trabalho analisou o perfil da moda na cidade de Assaré a partir da percepção da empreendedora Mariana, dona da empresa em análise. Inicialmente em sua loja trabalhava com diversos estilos de roupas, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Com o passar do tempo, percebeu que as roupas casuais e com valor mais acessível eram vendidas com maior facilidade. Foi então que passou a ter na loja apenas roupas básicas.

A importância deste trabalho reside no fato de investigar como funciona o mercado de moda no local, sendo seu objetivo geral analisar o perfil de moda predominante na cidade de Assaré. Por sua vez, os objetivos específicos podem ser destacados como: identificar oportunidades para a loja crescer na área e se tornar referência em moda básica na sua cidade.

O mercado de vestuário no Brasil está entre os que mais se expandem em vendas online, ou seja, no mercado digital, ocupando o segundo lugar em volume de pedidos com 14,5% no e-commerce brasileiro (EBIT, 2018), trazendo assim uma altíssima concorrência para toda empresa do segmento. Efeito simultâneo da expansão digital é a rápida obsolescência de produtos e também o alto fluxo de informações, sendo este último um possível fator diferenciador para maior eficiência da cadeia produtiva e de comercialização. Entender essas evoluções e seus impactos trás várias oportunidades e ameaças às empresas de vestuário atuantes no Brasil. Sendo essencial para o planejamento, execução e controle de estratégias assertivas para o mercado atual.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Moda

A moda é considerada como um hábito que está num estado de elevada popularidade numa determinada região, durante um certo período de tempo. Trata-se de uma tendência adotada por uma grande parte da sociedade, usualmente associada ao vestuário. É também considerada como um mecanismo que controla as escolhas e as preferências das pessoas, já que, vivemos numa sociedade que influencia aquilo que devemos consumir e usar, ou mesmo as nossas atitudes. A moda torna-se um hábito repetitivo que identifica um sujeito ou um grupo de indivíduos que usam o mesmo estilo. “A moda é uma palavra que pode significar muitas coisas diferentes. Para alguns significa as roupas que as modelos vestem nos desfiles de moda. Para outros, a moda significa os estilos de roupa que as pessoas usam diariamente. (...) significa uma maneira de se comportar ou fazer algo que é aceito e utilizado pela maioria de um grupo de pessoas num determinado espaço de tempo, independentemente do tamanho do grupo. " (Yurchisin e Johnson, 2010, p.1).

A moda também é visível através de comportamentos, como ouvir um determinado género de música, frequentar determinados sítios, viajar para determinados destinos, entre outros casos. Segundo a visão da sociedade, quem impõe uma moda são as figuras públicas.1 A moda costuma estar sempre associada à criação de roupas e acessórios. É bastante frequente a sociedade referir-se a esse setor como sendo a indústria da moda, mesmo que sejam poucos os estilistas e os criadores verdadeiramente capazes de lançar um estilo próprio. Assim, “A moda não existe apenas nos vestidos; a moda está no ar, é o vento que a traz, nós respiramos, pressentimo-la, ela está no céu e no chão, está ligada às ideias, aos costumes, aos acontecimentos.” – Coco Chanel (Charlesroux, 2007, p.11).

2.2 Varejo de moda

O varejo, pode ser entendido como o intermediário final entre produtores e consumidores, tornando mais eficiente a troca entre estes, além de ter a possibilidade de adicionar valores a essas trocas.” (CHURCHILL, Gilberto J)

Solomon (1996) ilustra bem a complexidade do mercado da moda, considerando que a “moda é um processo muito complexo que opera em vários níveis. Num extremo, está o macro, fenômeno social que afeta muitas pessoas simultaneamente. Do outro, ela exerce um efeito muito pessoal no comportamento individual. As decisões de compra do consumidor são frequentemente motivadas pelo desejo dele ou dela de estar na moda” (Solomon, 1996, p.563).

“A divisão do mercado em grupos de indivíduos pode ser feita levando-se em conta aspectos demográficos, geográficos ou psicográficos. Assim, no mercado da moda envolve três principais segmentos:

Mercado jovem – esse grupo abrange desde adolescentes a partir dos 9 anos até universitários e movimenta R$ 13 bilhões por ano;

Mercado de baixa renda – ao abranger as classes C, D e E, envolve cerca de 50% da população brasileira, movimentando R$ 500 bilhões por ano; 

O mercado de luxo – mesmo que 15% dos domicílios pertençam às classes A e B, possuem uma renda que corresponde a 53% do total de potencial de consumo do Brasil.” (COBRA, Marcos. Marketing e Moda. Editora, Ed. Senac São Paulo, 2008.)

METODOLOGIA

Na produção deste trabalho foi utilizado um formulário virtual, para coletar dados importantes para os resultados da pesquisa. Aconteceu durante o mês de abril, tendo 111 pessoas respondentes. Foi feito também um estudo em alguns artigos sobre moda.

 Para Treinta (2001), o estudo literário prévio busca identificar o que foi produzido de conhecimento pela comunidade científica sobre esse tema e, ao mesmo tempo, avaliar as principais tendências da pesquisa sobre ele. 

Já para Marconi & Lakatos (1996), a finalidade deste estudo é deixar o pesquisador em contato direto com o que foi escrito sobre determinado tema, com a intenção de permitir ao cientista o suporte na análise de suas pesquisas ou contextualização de suas informações.

 Feitos a seleção do estudo, partiu-se para a definição do método de pesquisa. Utilizou-se aqui o método quantitativo. Segundo Godoy (1995), num estudo quantitativo o pesquisador conduz sua pesquisa a partir de um plano previamente estabelecido, com variáveis operacionalmente definidas. Há clara preocupação com a medição objetiva e a quantificação dos resultados. Busca-se a precisão, evitando distorções na etapa de análise e interpretação dos dados. Garante-se, assim, segurança em relação às inferências obtidas.

Ainda em acordo com Godoy (1995), na defesa do método quantitativo, enquanto suficiente para explicar a realidade, está a questão da objetividade, que somente é possível se for realizada por instrumentos padronizados, pretensamente neutros, assegurando, assim, generalizações com precisão e objetividade. Nesta pesquisa foram utilizados dados primários, coletados pela própria loja com as clientes e possíveis clientes, durante todo o mês de abril.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com base nos dados obtidos, podemos observar que o gráfico número 1 representa a distribuição da faixa etária dos entrevistados da seguinte forma: 54,5% têm entre 21 e 30 anos, 25,5% têm entre 31 e 40 anos, 7,3% estão na faixa de 41 a 50 anos, 0,9% têm 51 anos ou mais e 11,8% estão na faixa de 15 a 20 anos.
 

Neste gráfico, podemos analisar que a maioria das pessoas, representando 73%, são provenientes de Assaré. Em seguida, temos 9% de Tarrafas, 4,5% de Antonina do Norte, 9,9% de Juazeiro do Norte e 3,6% de outras cidades. Esses dados refletem a distribuição geográfica dos entrevistados.

Analisando o gráfico 3, podemos observar que uma parcela significativa dos clientes, correspondendo a 60,6%, possui uma renda mensal de até 1 salário mínimo. Além disso, 32,1% dos clientes têm uma faixa salarial entre 2 a menos de 4 salários mínimos, enquanto 6,4% têm uma faixa entre 4 a menos de 6 salários mínimos. Por fim, apenas 0,9% dos clientes têm uma renda de 6 a menos de 8 salários mínimos. Esses dados evidenciam a distribuição dos clientes com base em sua renda mensal.

Com base no gráfico 4, podemos observar que a maioria dos entrevistados, correspondendo a 60,4%, expressaram preferência pelos dois tipos de modalidade de loja, ou seja, tanto a loja virtual quanto a loja física. Além disso, 19,8% dos entrevistados indicaram preferência exclusiva pela loja virtual, enquanto outros 19,8% têm preferência exclusiva pela loja física. Esses dados destacam as diferentes preferências dos entrevistados em relação às modalidades de compra.

Ao analisar os dados do gráfico, podemos constatar que a moda básica é amplamente preferida pelos entrevistados. Cerca de 80,2% deles expressaram gostar de blusas e jeans. Além disso, 13,5% têm maior afinidade por peças em alfaiataria, enquanto 4,5% demonstraram preferência por vestidos. Por fim, 1,8% dos entrevistados são adeptos de roupas sociais. Esses números refletem as preferências dos entrevistados em relação aos diferentes estilos de moda.

 

Com base nas informações apresentadas no gráfico 6, podemos observar que a maioria dos entrevistados, representando 58,6%, tende a comprar mais blusas em um período de tempo menor. Além disso, 19,8% dos entrevistados têm uma preferência por shorts, enquanto 8,1% têm uma preferência por vestidos. Outros 9% optam por comprar saias e 4,5% têm preferência por calças. Esses dados indicam as escolhas de compra dos entrevistados em relação a diferentes tipos de vestuário em relação ao tempo.

Analisando os dados, fica evidente que a maioria dos entrevistados, correspondendo a 61,3%, são clientes veteranos da AM. Além disso, 24,3% são clientes recentes, enquanto 13,5% manifestaram o desejo de se tornarem clientes no futuro e têm interesse em fazer compras. Apenas 0,9% dos entrevistados não são clientes. Essas informações mostram a composição dos entrevistados em relação ao seu status de cliente da AM.

Com base na análise, conclui-se que a grande maioria dos entrevistados, representando 85,6%, considera as peças como tendo uma ótima qualidade. Além disso, 14,4% dos entrevistados acham a qualidade das peças como boa. Nenhum entrevistado considerou as peças como ruins ou péssimas. Esses resultados indicam que a percepção da qualidade das peças pelos entrevistados é predominantemente positiva.
 

Nesta observação, fica claro que a maioria dos entrevistados, equivalente a 85,6%, considera o atendimento como ótimo. Além disso, 12,6% dos entrevistados classificaram o atendimento como bom. Apenas 1,8% dos entrevistados acham que o atendimento precisa melhorar, enquanto nenhuma opção de atendimento ruim ou péssimo foi selecionada pelos entrevistados. Esses resultados refletem a percepção geral positiva em relação ao atendimento.

Ao analisar as respostas dos entrevistados em relação aos preços das roupas, observamos que a grande maioria, correspondendo a 96,4%, considerou os preços acessíveis/justos. Além disso, 1,8% dos entrevistados acharam os preços baratos, enquanto outros 1,8% acharam os preços caros. Esses resultados refletem a opinião dos entrevistados em relação à percepção de preço das roupas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Da análise feita concluiu-se que, na cidade de Assaré as pessoas costumam usar com maior frequência roupas leves e básicas, de acordo com a pesquisa realizada, fala-se sobre uma moda que se mantém independentemente das tendências e mudanças de estação, atendendo a mulheres de diferentes idades e estilos. Diante disso, o presente trabalho analisou o perfil da moda na cidade a partir da percepção da empreendedora Mariana, dona da empresa em análise que com o passar do tempo, percebeu que as roupas casuais e com valor mais acessível eram vendidas com maior facilidade.

A importância deste trabalho reside no fato de investigar como funciona o mercado de moda no local, sendo seu objetivo geral analisar o perfil de moda predominante na cidade de Assaré. Por sua vez, os objetivos específicos podem ser destacados como: identificar oportunidades para a loja crescer na área e se tornar referência em moda básica na sua cidade.

Diante dos resultados das pesquisas pudemos contemplar os objetivos de interesse da empresa e proprietária.

REFERÊNCIAS

https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c54c0917799f81690ec2aa94b4f8080f/$File/5800.pdf

(CHURCHILL, Gilberto J.; PETER, Paul J. Marketing: Criando valor para o cliente. SÃO PAULO: SARAIVA, 2000)

(https://www.cnnbrasil.com.br/ disponível em 31/05/2023)

(COBRA, Marcos. Marketing e Moda. Editora, Ed. Senac São Paulo, 2008.)

(COBRA, Marcos. Marketing e Moda. Editora, Ed. Senac São Paulo, 2008.)

https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/10685/E_book_Gest_o_de_Compras_no_varejo_de_vestu_rio_16130811762931_10685.pdf

https://audaces.com/pt-br/blog/varejo-de-moda-as-diferentes-modalidades-de-comercio-2#:~:text=Caracteriza%2Dse%20por%20ser%20uma,de%20forma%20permanente%20em%20liquida%C3%A7%C3%A3o.

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO – UNIFAP

ADMINISTRAÇÃO/MARKETING

EMANUEL ULISSES, LUCAS RIBEIRO, MARIANA COSTA, NATALIA GALDINO, JOÃO FELIPE ALBUQUERQUE SOUZA.


Publicado por: Emanuel Ulisses Alves De Oliveira

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