Whatsapp

Oswaldo Goeldi

Biografia

Artista plástico brasileiro, vida acadêmica e obras...

Oswaldo Goeldi
(Artista Plástico Brasileiro)
1895-1961

Nasce em 1895, no Rio de Janeiro. Filho do naturalista suíço Emílio Augusto Goeldi, fez seus estudos primários na Suíça. É muito discutida a sua primeira infância, passada na Amazônia, e a identificação com a natureza que faz com que os seus cenários urbanos sejam sombrios e melancólicos. Seus primeiros estudos de desenho foram realizados em 1915, expondo em Berna em 1917. Em 1921, de volta ao Brasil, realizou exposição individual. A partir de 1924 dedicou-se à xilogravura, à qual foi iniciado pelo artista Ricardo Bampi. A técnica da gravura ampliou os seus recursos gráficos, tornando o seu desenho mais simples e mais plástico ao mesmo tempo, sem perder densidade. Retornou à Europa em 1930, expondo em Berna e Berlim. Participou da Bienal de São Paulo a partir de 1951, e a partir de 1950, da Bienal de Veneza. Realizou inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Em 1995 o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, inaugurou retrospectiva de sua obra. Entre 1998 e 1999, também no Rio, a Casa França-Brasil realizou uma mostra de suas gravuras.

A maior exposição de Oswaldo Goeldi,já realizada no Brasil,aconteceu em São Paulo,na Bolsa de Mercadorias e Futuros, em 2007."Arte em Branco e Preto - Goeldi na BM&F",com a curadoria de Ricardo Barradas,e da sobrinha neta do artista .O marchand,curador,produtor cultural e advogado carioca Ricardo Barradas,esteve desde 2006 desenvolvendo ações conjuntas com a família do artista que residem em Taubaté,São Paulo,em prol da organização e estrutura do PROJETO GOELDI,orgão oficial do artista,com o objetivo de catalogar,divulgar,acompanhar os direitos autorais,e por conseguinte de imagens,da mesma forma que foi Jurado Convidado das primeiras edições das Mostras de Arte Taubateana,(Taubaté-São Paulo),organizadas pela Associação Artistica e Cultural Oswaldo Goeldi,a convite de sua Diretora.. 


.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Publicado por: Ricardo Barradas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.