Biografia de Jacques Derridá
Pensamentos e a vida de Jacques Derridá.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Derrida nasceu em uma família de judeus argelinos em El-Biar, Argélia, em 1930.Os anos de infância e de adolescência foram passados numa Argélia marcada pela colonização,pela guerra e pela repressão anti-semita. Apesar de ser judeu,Jacques não era religioso. A família mudou-se para a França em 1949,ingressou então no curso preparatório na Escola Normal Superior de Paris, em 1950 e foi expulso do colégio por causa da redução das cotas para judeus (de 14 para 7%). Essa discriminação o marcou profundamente e sua lembrança é recorrente em suas obras. Foi um dos pensadores franceses mais conhecidos internacionalmente, em particular nos Estados Unidos. Ali, a partir de 1956, lecionou nas universidades de Harvard, Yale e John Hopkins.Intensifica-se, nessa época, sua relação com os Estados Unidos, quando grande parte de sua obra começa a ser traduzida ali.
Na França, ensinou na Sorbonne e na Escola Normal Superior. Em junho de 1957, casa-se com Marguerite Aucouturier, com quem terá dois filhos: Pierre, em 1963, e Jean, em 1967. Em 1966, participa na Universidade Johns Hopkins,do simpósio internacional As Linguagens da Crítica e as Ciências do Homem, com a comunicação Estrutura, Signo e Jogo no Discurso das Ciências Humanas, que o tornou célebre e marcou uma relação de aproximação com a instituição universitária nos Estados Unidos. Jacques Derridá oferecia seminários de dezembro a março na França e em alguns periodos do ano no Estados Unidos. Esteve no Brasil em duas ocasiões,em 1995 em SP com a palestra História da mentira: prolegômenos e em 2001,no RJ com os Estados Gerais da Psicanálise. Derrida foi precursor de uma reflexão crítica sobre a filosofia e seu ensino. Isso o levou a criar, em 1983, o Colégio Internacional de Filosofia, presidido por ele até 1985.
Faleceu em 8 de outubro de 2004 em Paris.
Publicado por: Jenifer R. Felippe
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.