Whatsapp

Biografia de Jacques Derridá

Biografia

Pensamentos e a vida de Jacques Derridá.

Derrida nasceu em uma família de judeus argelinos em El-Biar, Argélia, em 1930.Os anos de infância e de adolescência foram passados numa Argélia marcada pela colonização,pela guerra e pela repressão anti-semita. Apesar de ser judeu,Jacques não era religioso. A família mudou-se para a França em 1949,ingressou então no curso preparatório na Escola Normal Superior de Paris, em 1950 e foi expulso do colégio por causa da redução das cotas para judeus (de 14 para 7%). Essa discriminação o marcou profundamente e sua lembrança é recorrente em suas obras. Foi um dos pensadores franceses mais conhecidos internacionalmente, em particular nos Estados Unidos. Ali, a partir de 1956, lecionou nas universidades de Harvard, Yale e John Hopkins.Intensifica-se, nessa época, sua relação com os Estados Unidos, quando grande parte de sua obra começa a ser traduzida ali.

Na França, ensinou na Sorbonne e na Escola Normal Superior. Em junho de 1957, casa-se com Marguerite Aucouturier, com quem terá dois filhos: Pierre, em 1963, e Jean, em 1967. Em 1966, participa na Universidade Johns Hopkins,do simpósio internacional As Linguagens da Crítica e as Ciências do Homem, com a comunicação Estrutura, Signo e Jogo no Discurso das Ciências Humanas, que o tornou célebre e marcou uma relação de aproximação com a instituição universitária nos Estados Unidos. Jacques Derridá oferecia seminários de dezembro a março na França e em alguns periodos do ano no Estados Unidos. Esteve no Brasil em duas ocasiões,em 1995 em SP com a palestra História da mentira: prolegômenos e em 2001,no RJ com os Estados Gerais da Psicanálise. Derrida foi precursor de uma reflexão crítica sobre a filosofia e seu ensino. Isso o levou a criar, em 1983, o Colégio Internacional de Filosofia, presidido por ele até 1985.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faleceu em 8 de outubro de 2004 em Paris.


Publicado por: Jenifer R. Felippe

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.