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Unilever frente aos desafios Climáticos, mitigação e adaptação

Análise das informações contidas no site da Unilever sobre a fabricação de seus produtos a partir da perspectiva da preservação ambiental.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Unilever frente aos desafios Climáticos, mitigação e adaptação

Fundada em 1929, a Univeler é considerada uma das maiores empresas de bens de consumo no mundo. De acordo com o seu site oficial, todos os dias, 2.5 bilhões de pessoas usam produtos da Unilever, com mais de 400 marcas compradas em 190 países, sendo que sete entre cada dez casas no mundo, têm pelo menos um produto da empresa. Por consequência da sua abrangência e a demanda de suas mercadorias, o impacto ambiental é imenso.

Por conta da necessidade, em utilizar diferenciados tipos de matérias primas em grandes quantidades, de hoje para o futuro haverá uma busca continua por soluções sustentáveis, e investimentos em novas tecnologias.

Outro aspecto importante que crescerá ao passar do tempo, são as certificações dos produtos, que vem se tornado cada vez mais exigidas pelo mercado. Nos dias atuais o consumidor visa obter informações imparciais do produto que deseja adquirir, as certificações auxiliam nas tomadas de decisões e critérios na hora da compra. Ao governo as patentes e os certificados servem como mecanismos de regulação, na circulação de determinados produtos que podem afetar a saúde, segurança e meio ambiente.

A Unilever atende toda as certificações demandadas por lei que demonstram a qualidade dos produtos e matéria prima utilizada na confecção das mercadorias, alguns de seus exemplos são: FSC, PEFC, ISO 9001. A empresa inclusive tem um grande engajamento em programas que verificam o controle de qualidade: SEAC (Centro de Excelência em Segurança e Meio Ambiente) e CRQS (Padrões de Qualidade Relevantes para o Consumidor). Confesso que ao verificar suas certificações e relatórios fiquei um pouco impressionada pela qualidade e didática do material, no entanto os fatores de qualidade são de controle interno da corporação, deixando em aberto a seguinte questão, seria a Unilever uma empresa legalista?

A Unilever é proprietária de marcas muito conhecidas como Rexona e Dove que apresentam em alguns modelos, a opção do uso em latas de aerossol. De acordo com o artigo publicado pela Gazeta Digital, na utilização de Spray Aerossol é liberado o CFC que entra em contato com a radiação UV, esse processo acaba por destruir a proteção da camada de ozônio formando os conhecidos “buracos, ocasionando o aquecimento global e simultaneamente o derretimento das geleiras polares.

Com o conhecimento do impacto do Aerossol no meio ambiente, a Unilever inovou no seguimento de antitraspirantes para uma versão comprimida. De acordo com a publicação em seu site oficial, “através dessa revolucionária tecnologia, as novas embalagens trazem uma redução de 30% de alumínio nas embalagens; 50% de redução de gás propelente; 39% menos caminhões nas ruas; 65% mais produtos acondicionados por pallets e 39% de redução no número de pallets necessários para transportar os produtos, o que entrega uma redução de 30% de impacto no meio ambiente durante o ciclo de vida do produto”.

Essa inovação é fruto de 10 anos árduos de pesquisas, que de acordo com a Unilever, estará sendo aberta para as demais empresas que atuam no ramo de aerossóis, além do mais os técnicos do projeto estarão à disposição para dar instruções, um avanço tecnológico que demonstra não só o interesse econômico da empresa, mas inclusive a sua participação social. Todavia até o momento não houve nenhum relatório ou divulgação dos beneficiados desta tecnologia fora a Unilever, certamente outras empresas do ramo gostariam de aplicar essa inovação, no entanto quando vou ao supermercado não consigo observar tal expansão.

Como mencionado anteriormente, essa marca tem uma grande abrangência no mercado e seu consumo de recursos naturais é demasiadamente alto e extensivo, no entanto no site oficial pouco se fala sobre as embalagens dos produtos. O único momento em que a empresa informou sobre o impacto de um dentre milhares de tipos de embalagens da marca, foi quando conseguiu minimizar o impacto dos aerossóis, apenas neste momento que fica evidenciado o quanto a empresa já havia afetado o meio ambiente, e continuará até que essa inovação seja implementada totalmente.

O posicionamento da Unilever em relação a não utilização dos animais nos testes, também não é muito convencedor, já que em seu site a empresa não garante que seus fornecedores não efetuam tal prática “Em alguns mercados parte dos ingredientes que usamos no nosso portfólio, devem, ocasionalmente, ser testados por nossos fornecedores para atender às exigências legais e regulatórias; e alguns governos testam certos produtos em animais como parte de seus regulamentos”.

Não obstante, nada foi falado sobre os impactos ambientais, relacionados aos produtos de limpeza e higiene, deixando a desejar para uma empresa do porte e importância da Unilever, que deve se atentar a contornar esses fatores, deixando claro para o público os efeitos da produção e utilização dos seus produtos, assim poderá efetivamente se adequar a questões sustentáveis para sua futura permanência na competitividade de mercado.

REFERÊNCIAS

Gazeta digital, Lívia Pulchério Almeida. Desodorante aerossol prejudica a camada de ozônio? Disponível em <http://www.gazetadigital.com.br/suplementos/zine/desodorante-aerosol-prejudica-a-camada-de-ozonio/201309>

Site Unilever, Mariângela Lisboa. Unilever inova no segmento de antitranspirantes e lança versão comprimida para as marcas Dove e Rexona. Disponível em: <https://www.unilever.com.br/news/press-releases/2015/dove-and-rexona.html>

Site Unilever, Ausente. Sobre a Unilever. Disponível em: <https://www.unilever.com.br/about/who-we-are/introduction-to-unilever/>

Site Unilever, Ausente. A nossa estratégia de crescimento sustentável. Disponível em: <https://www.unilever.com.br/sustainable-living/our-strategy/>

Site Unilever, Ausente. Vida Sustentável. Disponível em: <https://www.unilever.com.br/sustainable-living/>

Site Unilever, Ausente. O posicionamento da Unilever sobre abordagens alternativas aos testes de animais. Disponível em: <https://www.unilever.com.br/about/innovation/declaracao-sobre-testes-em-animais/>


Publicado por: GABRIELA LIMA DE SOUZA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.