UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE O DEBATE QUE OPÕE A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA AO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Breve análise sobre o debate que opõe a norma culta da língua portuguesa ao português brasileiro.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE O DEBATE QUE OPÕE A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA AO PORTUGUÊS BRASILEIRO
INTRODUÇÃO
Inicialmente, devemos compreender que as línguas, para existirem, devem ser nomeadas, e isso não deve ser visto como uma manifestação arbitrária. A partir do momento que ela atribui aos seus falantes uma identidade, deve ser sim nomeada.
Em relação ao Brasil, o português brasileiro é a língua predominante em todo território, haja vista que não aprendemos a pronúncia e a fala dos lusitanos, ou seja, temos o nosso próprio modo de falar. Antes de apresentarmos a visão crítica dos especialistas abaixo sobre a norma culta e o português brasileiro, compreenderemos o significado de norma culta:
A NORMA CULTA SOB A ÓTICA DE BECHARA E MARCOS BAGNO
A norma culta (norma padrão) é um padrão lingüístico dominado exclusivamente por pessoas que tiveram acesso a educação. Logo, indivíduos de elevado nível escolar e que vivem em meios urbanos, rodeados de situações formais de comunicação escrita ou falada.
Vale ressaltar que o domínio dessa norma é refletido na escrita, mediante uso correto da acentuação, pontuação, concordância, dentre outros. Veremos a seguir as observações dos especialistas abaixo sobre essa temática:
De acordo com Evanildo Bechara, a norma culta deve ser reconhecida devido aos valores e qualidades que ela possui, uma vez que é um item do qual determina a ascensão social do sujeito. Dessa forma, para se alcançar melhores oportunidades, a pessoa deve aprendê-la para progredir na vida. A prática da norma culta permite a evolução da nossa gramática, como também da nossa língua.
Já Marcos Bagno reforça que se tenha no Brasil instrumentos descritivos e normativos que apresentem a nossa língua, isto é, o português brasileiro, de forma real e verdadeira. Haja vista que norma urbana de prestígio é diferente da norma padrão transmitida pela tradição da gramática do nosso português.
Segundo o especialista, a língua falada pela maioria dos brasileiros contemporâneos é o português brasileiro, por isso, deve ser o padrão da língua no nosso país. E se caso queiram determinar um uso mais letrado e urbano, que façam, mas tem de ser o português brasileiro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em síntese, todos nós somos falantes de língua portuguesa, sim, temos a capacidade e habilidade de empregar cada uma dessas variantes. Haverá situações que o emprego da norma culta será o mais adequado, e em outras ocasiões, o português padrão, cercado por suas variantes, cumprirão a missão dos interlocutores se comunicarem.
Dessa forma, entende-se que não existe nenhum problema em relação à alternância do português brasileiro e a norma culta. Haja vista que cada uma dessas variantes será mais adequada, segundo a necessidade de comunicação em determinado contexto. Assim, para estabelecer a comunicação entre as pessoas que a língua foi criada. Portanto, devemos nos comunicar cada vez mais, ou seja, sem medo de cometer erros.
REFERÊNCIAS
“O português brasileiro precisa ser reconhecido como uma nova língua. E isso é uma decisão política”. Jornal Opção, 2015. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/o-portugues-brasileiro-precisa-ser-reconhecido-como-uma-nova-lingua-e-isso-e-uma-decisao-politica-37991/. Acesso em: 04 set. 2023.
Entrevista Evanildo Bechara: em defesa da gramática. Direito pra quem é direito: conteúdo livre, 2012. Disponível em: http://direitopraquemfazdireito.blogspot.com/2012/02/conteudo-livre-entrevista-evanildo.html. Acesso em: 04 set. 2023.
NEVES, F. Norma Culta. Norma Culta: língua Portuguesa em bom português, 2022. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/norma-culta/. Acesso em: 03 set. 2023.
OLIVEIRA JUNIOR, R. Português ou brasileiro: qual é o nome da nossa língua? Uma reflexão sobre sua história, política e ciência. Revista Roseta, 2022. Disponível em: http://www.roseta.org.br/2022/05/11/portugues-ou-brasileiro-qual-e-o-nome-da-nossa-lingua/. Acesso em: 04 set. 2023.
Publicado por
Marcos Aurelio Coura de Araujo[1]
Leice Daiane de Araujo Costa[2]
[1] Aluno do Curso de Letras - Língua Portuguesa/Literatura da Universidade Veiga de Almeida
[2] Professora Tutora do Curso de Letras – Língua Portuguesa/Literatura da Universidade Veiga de Almeida
Publicado por: MARCOS AURELIO COURA DE ARAUJO
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.