Topo
pesquisar

Televisão: lazer das massas

Atualidades

televisão, lazer da massa, avanços tecnológicos, ideal de beleza, educação, influência, dependência.

Desde a pré-história, o homem imprimia suas crenças e ideologias em forma de desenhos para que as gerações posteriores pudessem aprender e reverenciá-los. Hoje não é muito diferente. Com os avanços científicos o "mundo digital" pôde abranger-se ainda mais, criando novas maravilhas tecnológicas, menores, mais fáceis, mais rápidas e mais úteis. Uma delas é a televisão, um dos principais meios de comunicação capazes de informar sobre acontecimentos globais tornando-se hoje tão popular que não existe nenhum país, região ou vila que não saiba o que esta representa.

A sua habilidade em conseguir integrar todas as regiões do mundo independente de suas diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais é incontestável, até porque é comum ver deste as casas mais humildes às mais sofisticadas a presença de um televisor em algum cômodo com todos os móveis voltados em sua direção. Isso acontece já que ela não veio para substituir o rádio, o cinema, o teatro ou o jornal, mas sim para ser um novo recurso que formaria outras opiniões e posicionamentos perante à varios assuntos de nosso contidiano.

O grande dilema é que por ser acessível à grande maioria das pessoas, acabou constituindo uma forma de companhia, de diversão e de formação, influenciando especialmente na educação e, consequentemente em nossos padrões de comportamento. Dessa forma, aliada à mídia, criam idealizações do estilo de vida ideal, do corpo perfeito e de como devemos agir para alcançar a felicidade e a realização, atrelando (mesmo que indiretamente) dinheiro e status ao sucesso pessoal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao tornar-se um membro permanente na vida familiar, ela também acaba atingindo crianças e adolescentes com cenas de violência e sensuais a todo o momento e sem qualquer responsabilidade. Novelas, propagandas, filmes ... acabam de certa forma estimulando crianças a se vestir e agir como os adultos cooperando para sua precoce erotização e, inclusive contribuindo para problemas alimentares (obesidade) e para a perda do hábito de leitura.

Infelizmente, a midia em geral tem um forte poder de influencia sobre a população devido ao seu fácil acesso e dependência desta última para com esse meio de informação. Sabendo isso o importante a ser feito é apenas saber usá-la de forma conveniente para o cotidiano e, não ser usado por ela.


Publicado por: Jennifer Duarte

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola