Televisão: lazer das massas
televisão, lazer da massa, avanços tecnológicos, ideal de beleza, educação, influência, dependência.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Desde a pré-história, o homem imprimia suas crenças e ideologias em forma de desenhos para que as gerações posteriores pudessem aprender e reverenciá-los. Hoje não é muito diferente. Com os avanços científicos o "mundo digital" pôde abranger-se ainda mais, criando novas maravilhas tecnológicas, menores, mais fáceis, mais rápidas e mais úteis. Uma delas é a televisão, um dos principais meios de comunicação capazes de informar sobre acontecimentos globais tornando-se hoje tão popular que não existe nenhum país, região ou vila que não saiba o que esta representa.
A sua habilidade em conseguir integrar todas as regiões do mundo independente de suas diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais é incontestável, até porque é comum ver deste as casas mais humildes às mais sofisticadas a presença de um televisor em algum cômodo com todos os móveis voltados em sua direção. Isso acontece já que ela não veio para substituir o rádio, o cinema, o teatro ou o jornal, mas sim para ser um novo recurso que formaria outras opiniões e posicionamentos perante à varios assuntos de nosso contidiano.
O grande dilema é que por ser acessível à grande maioria das pessoas, acabou constituindo uma forma de companhia, de diversão e de formação, influenciando especialmente na educação e, consequentemente em nossos padrões de comportamento. Dessa forma, aliada à mídia, criam idealizações do estilo de vida ideal, do corpo perfeito e de como devemos agir para alcançar a felicidade e a realização, atrelando (mesmo que indiretamente) dinheiro e status ao sucesso pessoal.
Ao tornar-se um membro permanente na vida familiar, ela também acaba atingindo crianças e adolescentes com cenas de violência e sensuais a todo o momento e sem qualquer responsabilidade. Novelas, propagandas, filmes ... acabam de certa forma estimulando crianças a se vestir e agir como os adultos cooperando para sua precoce erotização e, inclusive contribuindo para problemas alimentares (obesidade) e para a perda do hábito de leitura.
Infelizmente, a midia em geral tem um forte poder de influencia sobre a população devido ao seu fácil acesso e dependência desta última para com esse meio de informação. Sabendo isso o importante a ser feito é apenas saber usá-la de forma conveniente para o cotidiano e, não ser usado por ela.
Publicado por: Jennifer Duarte
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.