Topo
pesquisar

Rolezinhos versus Preconceitos

Atualidades

Confira uma reflexão sobre os jovens da periferia que realizam os rolezinhos.

Os rolezinhos feitos por jovens da periferia em shoppings centers causam a discriminação social por parte dos empresários, funcionários e, principalmente, clientes que buscam, nesses lugares mais conforto e segurança do que encontrariam nas ruas.

Nós criamos um modelo de cidade excludente, onde o jovem pobre da periferia dificilmente tem condições de frequentar esse templos de consumo, os shoppings. E Provavelmente sua entrada é dificultada, pois esses lugares ficam distantes da periferia.

Há um preconceito explícito com a juventude que faz parte desses rolezinhos. Esses passeios são considerados uma ameaça, pois, além de se tornarem possíveis arrastões, colocam em xeque a questão social no Brasil: um país com diferentes etnias e culturas, mas cheio de desigualdades e preconceitos intrínsecos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses rolezinhos não podem ser extintos, tampouco cair no esquecimento. O Governo deve investir em mais acesso à cultura e lazer nos bairros do subúrbio, aplicar políticas públicas que diminuam as desigualdades socioeconômicas, como por exemplo, ampliar nosso sistema educacional e melhorar a distribuição de renda.


Publicado por: MARIANA GARCIA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola